26.7.17

Resenha #0014: Personagens Esquecidos da Bíblia - Josivaldo e Marcelo Oliveira

Com certeza você já ouviu falar de Uzá e seu toque da morte, certo?

Não?

Oh, e quanto a Barzilai, o gileadita? Dele sim, né?

Não?

Ah, vamos, quem nunca ouviu falar de Benaia?

Be, o quê?!

Tudo bem. Vamos devagar. Malco e Rufo te lembram alguma coisa?

Xiiii...agora dificultou. Esses nomes estão mesmo na Bíblia?

Pode apostar que sim! E que ensinamentos eles têm para nos passar! 

Vamos conferir? ;)





Meio que por acaso, meio que sem querer, eu descobri esse livro através de um amigo que classificou-o como "desejado" no Skoob. Pelo título posso dizer que ele não me atraiu muito, mas ao dar uma boa olhada no sumário, não consegui resistir. O que se tem, afinal, a falar sobre Malco, Rufo, Gaio, Febe, Uzá e outros personagens da Bíblia tão pouco mencionados nos púlpitos de hoje? Em tempos de Davi, Moisés, Sansão e Paulo, será que ainda há espaço para pessoas menos conhecidas? Você vai descobrir já já.

Em "Personagens Esquecidos da Bíblia", dois autores se juntaram e fizeram uma coletânea de minibiografias de algumas das pessoas menos marcantes do antigo e novo testamento, porém não menos importantes. Através de uma escrita limpa, clara, objetiva e convincente, podemos aprender muito mais dessas histórias bíblicas do que o texto bíblico nos relata, sem fugir do texto e sem fazer uso extremo da criatividade e imaginação. Vamos dar uma olhada rápida no sumário?

Antigo Testamento

1. Uzá e o toque da morte
2. Barzilai, o gileadita
3. Raabe, a ex-meretriz
4. Urias, o heteu
5. Rispa e as dimensões do amor materno
6. Eliabe, o homem que Deus rejeitou
7. As filhas de Zelofeade e a nova lei hebraica
8. Joabe, ascensão e queda de um comandante
9. Benaia, o caçador de leão
10. Jeorão, o rei que não deixou saudades

Novo Testamento

11. Malco, do lado contrário
12. Andrônico e Júnias, os notáveis
13. Apeles, aprovado em Cristo
14. Epafras, o ministro fiel
15. Lídia, dedicação à obra de Deus
16. Rufo, o eleito do Senhor
17. Os filhos de Ceva e o confronto de poderes
18. Febe, do brilho da lua para a luz de Cristo
19. Epafrodito - um "parabolani"
20. Gaio, Diótrefes, Demétrio

Pronto! Deu para ter um gostinho, agora? Já imaginou tirar proveitos e lições espirituais de todos esses personagens de quem você quase nunca ouve falar? O que será que tem para você aprender com Malco - o soldado de quem Pedro cortou a orelha? E sobre Lídia - a primeira convertida de Filipos? Eliabe - o irmão mais velho de Davi - aquele arrogante que debochou dele ao vê-lo se aproximando do vale onde Golias zombava do Deus vivo? E Jeorão? Aposto que você nem lembrava de que ele existia! Bem, talvez se lembrava sim. (vou dar uma colher de chá para você rsrs)

Para finalizar, vou deixar aqui alguns curtos trechos do livro que me edificaram bastante. Afinal, a leitura de livros cristãos deve sempre nos edificar e não servir de um mero passa-tempo. E lá vamos nós!

Eliabe - o primeiro filho de Jessé que Samuel achou que fosse o escolhido de Deus.
O que sabemos com certeza é que Deus não queria Eliabe como rei do Seu povo. O Senhor vê o coração. Eliabe não era um homem segundo o coração de Deus, como era Davi. O coração de Eliabe não era tão bom quanto a sua aparência (similar a de Saul - alto e forte). Ele não era um candidato apropriado. Sua aparência era tão enganosa como foi a de Saul. 

A lição aprendida nesta história é: 

As aparências enganam, mas Deus conhece os corações. E mais importante do que conhecer a Deus é ser conhecido por ele. Página: 45


Joabe - o general do exército de Davi que matou seu filho Absalão e se uniu com Adonias
Joabe é uma daquelas pessoas na história da humanidade que começam bem, mas que se perdem pelo caminho. Depois de tudo o que fez, Salomão deu ordem a Benaia - o caçador de leão - para que cumprisse a sentença de Davi contra Joabe. Desesperado, o ex-comandante buscou refúgio no tabernáculo do Senhor, agarrando-se às pontas do altar. Mas agora era tarde. E Joabe morreu como o pior dos pecadores no mais santo lugar.


A lição aprendida nessa história é:

Quem vive levando vantagem em tudo um dia descobre que não foi tão esperto como pensava ser. Um dia, a casa cai, não é mesmo? O apóstolo Paulo disse uma verdade que se aplica perfeitamente aqui: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Página: 58

Então, será que você conhece algum Joabe do séc. XXI? Alguém que acha que está levando vantagem, se dando bem, mas no final certamente sofrerá o juízo do Deus Altíssimo? Ou talvez você esteja enxergando as pessoas como Samuel enxergou Eliabe, assim que o avistou, achou logo que ele fosse o escolhido de Deus julgando pelo seu porte físico. Entretanto, Samuel não conseguia enxergar além do que estava à sua frente. Esse poder somente Deus tinha. 

O que está esperando? Corre lá na Central Gospel para comprar o livro. :) Ah, depois deixa aqui um comentário e compartilha a sua opinião.

Deus te abençoe rica e abundantemente, dando-te graça para enfrentar as lutas e provações deste mundo.


Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          






2 comentários:

  1. Olá Bruno! Gostei do novo layout do blog, ficou bonito e mais dinâmico. Uma dica que dou é quanto a estabelecer um padrão na diagramação dos textos e o tamanho da fonte, achei pequena, pelo menos pra mim que tenho miopia rs.

    Gostei dessa resenha, vou colocar esse livro na lista dos livros para ler. Não tem como ler esse sumário e não ficar curiosa :)

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly. Que bom que você gostou da resenha! Fico muito feliz mesmo! Bom, eu confesso que as minhas primeiras resenhas foram feitas com pouca experiência. Eu escrevia diretamente pelo corpo de texto do blogger, pois não sabia que era possível escrever no word e só depois copiar e colar no blog. Bom, agora nas resenhas atuais eu estou fazendo isso. Bem, vivendo e aprendendo. Com a experiência eu tenho melhorado um pouquinho o nosso espaço de literatura aqui. :) Mas eu fico mesmo muito feliz pelo seu comentário! É sempre bom receber feedback dos leitores. Prometo que vou melhorar essa questão do tamanho da letra. Pode deixar. :) À propósito, parabéns pelo seu blog! Hoje mesmo eu li uma resenha sobre "O Mestre Gil de Ham". Fiquei doido querendo comprar esse livro. rsrs

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo