3.5.18

Biografia#001: Quem foi Dwight Lyman Moody?

Olá, pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje começamos um novo quadro aqui no blog chamado "Quem foi?"

Nesse quadro vamos trazer biografias curtas sobre grandes escritores cristãos já falecidos.

Hoje vamos iniciar com um dos meus favoritos. 

Então, vamos conferir? ;)


Dwight Lyman Moody passou de um começou humilde e sem educação para um vida poderosamente usada por Deus. Ele prova que Deus pode realmente usar qualquer um de qualquer lugar. Você não precisa ser um perito para Bíblia para ser bem-sucedido no Senhor.

 Moody pregando

D. L. Moody - Um homem usado por Deus
D.L. Moody, cujo nome completo é Dwight Lyman Moody, é um famoso evangelista do século XIX. Moody veio de origens humildes na fortuna e na fé. Quando ele veio ao Senhor pela primeira vez, não tinha nenhum conhecimento sobre a Bíblia, nem sobre Deus. Moody passou de pouco ou nenhum conhecimento sobre Deus para evangelizar para centenas de milhares de vidas.

Vida Anterior
Moody nasceu em Massachusetts em 1837. Com a tenra idade de 5 anos, seu pai faleceu. Moody foi deixado para ser criado junto com seus oito irmãos, por sua mãe sozinha. Sobrecarregado por ser uma mãe solteira, a mão de Moody não o encorajou em sua educação, nem o incentivou a ler a Bíblia. Consequentemente, a educação de Moody sofreu e ele nunca passou na quinta série. A espiritualidade de Moody e o conhecimento da Bíblia também sofreram devido à dificuldade de sua infância. Deus usaria mais tarde Moody para ministrar a pessoas com vidas semelhantes, menos afortunadas.

Moody pregando

O Chamado de Deus na vida de Moody
Aos 18 anos, D.L. Moody sentiu o chamado do Senhor. Um professor da escola dominical persuadiu Moody a responder ao chamado e arrepender-se de seus pecados. D.L. Moody foi convertido! Apensar de não conhecer a Bíblia, ele reconheceu a mão do Senhor e procurou se tornar um membro da igreja. Infelizmente, devido à sua falta de educação e conhecimento bíblico, Moody não passou em um teste administrado para aqueles que querem se tornar membros oficiais. Ele nunca receberia nenhum treinamento formal, mas ainda assim realizaria muito para Deus.

Um Homem sobre o Negócio dos seus Pais
 Após seu encontro com Deus e sua conversão ao Cristianismo, D.L. Moody mudou-se para Chicago para seguir uma carreira vendendo sapatos na esperança de ganhar dinheiro. A fé de Moody em Deus logo ficou mais forte do que seu desejo por riquezas. Embora ele não parasse de trabalhar em seus negócios, ele decidiu buscar uma obra para o Senhor. Em 1958, Moody decidiu começar uma escola dominical missionária no gueto de Chicago. Esta escola virou uma igreja, a Igreja Independente de Illinois, e apenas seis anos depois que Moody fundou a escola. A Igreja Independente de Illinoias mais tarde se tornou a tual Moody Memorial Church. Moody acabou deixando seu negócio de sapatos para se concentrar completamente em seu trabalho social e evangelístico para o Senhor. D.L.Moody amou genuinamente sua comunidade e trabalhou duro para alcançar seus membros. Ele realizou atividades especiais para crianças, como passeis de pônei. Moody também ofereceu e conduziu aulas de inglês para imigrantes alemães e escandinavos. Moody realizou reuniões de oração à noite, além de aulas de inglês. Ele mostrou a esses membros da comunidade o amor de Senhor por meio de seu próprio amor, gentileza e assistência.


Família de Moody 

O Fogo
Moody casou-me com Emma C. Revell, professora de escola dominical. Ele e Ema tiveram 3 filhos. Durante esse tempo em sua vida, D.L. Moodu tornou-se o presidente da YMCA em Chicago. A vida de Moody foi grandemente impactada por um fogo natural que provocou um fogo espiritual dentro de sua alma. O Grande Incêndio em Chicago em outubro de 1871 destruiu não apenas sua ACM, mas sua igreja e seu lar. Enquanto em Nova York arrecadavam-se fundos para o YMCA e sua igreja, ele sentiu a presença de Deus como se nunca o tivesse sentido antes, e uma chama se acendeu em sua alma. Este momento na presença de Deus mudou D.L. Moody para sempre. Ele retornou para Chicago determinado a pregar o Reino de Deus em ver de continuar seu próprio trabalho social.

Moody e o Evangelismo
D.L. Moody foi convidado para evangelizar nas Ilhas Britânicas em 1873. As cruzadas nas quais Moody estava envolvido resultaram em muitos convertidos. Após sua viagem de dois anos na Inglaterra, Escócia e Irlanda, Moody retornou aos Estados Unidos como um famoso revivalista. Ele pregou para mais de 100 milhões de pessoas durante sua vida trabalhando para Deus. Moody trabalhou duro para o Senhor pregando até seis sermões por dia.

Faculdade Bíblica Moody e o seu Legado
Em 1889, D.L. Moody fundou e estabeleceu o Instituto de Trabalho Bíblico da Sociedade de Evangelização de Chicago, que acabou sendo renomeado pelo nome de Moody Bible Institute e permanece aberto e disponível até hoje. A vida de Moody prova que não é a maneira como se começa que importa, mas como se termina. D.L.Moody não tinha educação sofisticada nem treinamento formal da Bíblia. Contudo, Deus usou-o e sua vida poderosamente. O legado de Moody continua vivo até hoje através de sua igreja e da faculdade bíblica, bem como das mutias vidas tocadas em todo o seu ministério.

 Moody ensinando

Citações de Moody

"Deus nunca faz uma promessa que fosse boa demais para ser verdade"

"Deixe Deus usar sua vida; Ele pode fazer mais com ela do que você."

"O cristão de joelhos vê mais do que um filósofo nas pontas dos pés."

"De 100 homens, um lerá a Bíblia. Os outros 99 lerão o cristão."

"Os homens que movem o mundo são os que não se deixam serem movidos pelo mundo"

"Se eu pudesse reviver minha vida, escolheria gastar todo o meu ministério alcançando crianças para Deus."

Biografia extraída de: Inspirational Christians
Traduzido por: Bruno Felipe - Resenhas Cristãs


Conheça algumas obras do autor ou sobre ele:

















Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          


Um comentário:

  1. Excelente conteúdo, gostaria de receber se possível estudos grato Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo