10.11.18

Resenha #126: Louco Amor - Francis Chan - Editora Mundo Cristão

Pára tudo que agora a coisa ficou feia!

Comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa, confesso. Mas o que li nesse livro, mudou minha forma de ver meu cristianismo.

Então, vamos conferir? ;)


Título: Louco Amor
Autor: Francis Chan
Editora: Mundo Cristão
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 169
SkoobClique aqui 
Compre: Site Amazon

5 Estrelas
Favorito
Sinopse

Faz parte de qualquer relacionamento. A intensidade e a vibração dos primeiros momentos aos poucos são tomadas pela rotina e o que antes era uma feliz dependência torna-se um fardo, quando não, a cínica indiferença para com o outro.

Infelizmente, o mesmo ocorre em nosso relacionamento com Deus. Acabamos nos acostumando a viver longe dele... só demoramos a nos dar conta disso.

Nossa suposta auto-suficiência torna difícil encaixar Deus num mundo cujas principais respostas já foram dadas. Se essa é a conclusão a que chegamos, vale a pena ler e ouvir alguém que não se conforma com desculpas fatalistas. Francis Chan dedica sua vida a ser um tipo diferente de cupido. Tendo experimentado com grande intensidade o amor de Deus, empenha-se em contagiar outras pessoas a (re)viverem a mesma paixão.

Segundo Chan, apenas experimentando e nutrindo um honesto relacionamento com Deus podemos dar a necessária chacoalhada em nossa vida e espantar a terrível mornidão que caracteriza nossa atitude diante do Pai.


Recebi esse livro de presente e uma amiga. Comecei a lê-lo despretensiosamente (existe mesmo essa palavra?) e foi então que, meu mundo desabou.

Jamais havia lido um livro do Francis Chan antes. E não nunca o teria feito, não tivesse recebido esse exemplar de presente. Sem sombra de dúvida essa foi a primeira de muitas leituras desse autor que com certeza vai entrar para a lista dos preferidos.

Ler um livro é mais do que absorver informações. Cada livro nos passa uma experiência nova. Tudo bem, nem todos conseguem fazer isso. Mas esse livro é diferente. Ele toca em cada nervo do seu ser e te força a indagar-se da seguinte maneira:

Eu sou mesmo um cristão verdadeiro ou uma cópia barata?

Para início de conversa, leia o sumário do livro:

1. Pare de orar
2. Talvez você não segue ao fim deste capítulo
3. Louco amor
4. Perfil do cristão morno
5. Servindo restos a um Deus santo
6. Quando você ama
7. O melhor da vida... mais tarde
8. Perfil do obsessivo
9. Quem consegue viver desse jeito?
10. O xis da questão

Decidi destacar apenas dois capítulos do livro que mais me edificaram. Bem, edificar não seria o melhor termo utilizado para esses capítulos. Eles meio que "me colocaram no meu lugar". São os capítulos 4 e 5.

Capítulo 4: Perfil do cristão morno.
Nesse capítulo o autor descreve a diferença entre ser um cristão verdadeiro e um cristão falso, uma cópia barata que tenta se vestir de cristão para enganar a si mesmo e aos outros, mas não a Deus.

Francis Chan começa destacando algumas das parábolas de Jesus. Ele diz que Jesus falava em parábolas para que aqueles que não estavam ouvindo com sinceridade de coração não conseguissem entender o que ele dizia. Isso deixa claro que Jesus não estava interessado em quem estivesse apenas fingindo

A seguir ele descreve o perfil do cristão morno:

1. O cristão morno frequenta a igreja com regularidade e segue todas as regras que a igreja impõe, mas o coração não está interessado em agradar a Deus. A advertência contra essa prática está no livro de Isaías 29:13

2. O cristão morno entrega o dinheiro para instituições de caridade e para a igreja...desde que isso não altere em nada seu padrão de vida. Quando dispõem de algum dinheiro a mais, é fácil e seguro doar. Mas quando estão em escassez, não dão mais nada. A advertência contra essa prática está em 1 Crônicas 21:24 quando Davi se nega a oferecer algo para Deus que não lhe tenha custado nada.

3. o cristão morno não deseja, de fato, ser salvo do seu pecado; ele só deseja ser salvo do castigo que ele pecado gera. Ele não detesta o pecado de maneira sincera e se lamenta quando o comete. Só lamenta o fato de saber que Deus vai puni-lo.

4. O cristão morno é movido por histórias de pessoas que fazem coisas radicais para Cristo, mas ele mesmo não tem a intenção de agir da mesma forma. Presume que tais iniciativas é coisa de "cristãos radicais".

5. O cristão morno raramente compartilha a fé com o vizinho ou com o colega de trabalho, pois tem medo de sofrer rejeição e te constranger os amigos ímpios. A advertência contra essa prática está em Mateus 10:32-33

6. O cristão morno mede seu grau de moralidade ou bondade comparando-se com o mundo. Ele se sente satisfeito porque, mesmo não sendo tão dedicado a Jesus quanto deveria, ele também não é tão horrível quanto aquele sujeito que ele vê no jornal. Mas e quando comparado a Jesus, somos tão bons assim?

7. O cristão morno diz amar a Jesus, mas não dedica seu tempo, dinheiro ou sua vida a Ele. Apenas lhe oferecem o que sobra, o que não faz falta. Jesus não é o centro de suas vidas, apenas um parte.

8. O cristão morno ama a Deus, mas não de todo o seu coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Ele garantem que tentam, mas dizem que esse tipo de devoção é restrito apenas a pastores, missionários ou a fanáticos.

9. O cristão morno ama os outros, mas apenas quando o outro lhe faz algo de bom. O amor é focado naquele que pode retribuir algo como família, parente, amigos ou pessoas com algum tipo de ligação íntima. Sobra pouco ou nenhum amor para aqueles que não são capazes de amá-lo também. O amor do cristão morno funciona na base  da conveniência e é extremamente seletivo.

10. Pessoas mornas pensam muito mais na vida terrena do que na vida celestial. A vida está mais focada nas férias do final do ano, no próximo feriado, na conta bancária do que dos tesouros do céu. Isso não tem a mínima importância para ele.

11. O cristão morno é grato quando Deus lhe dá bênçãos e luxos como um carro melhor, um casa maior ou mais dinheiro na conta, mas não tem a mínima intenção de dividir isso com o próximo ou com outro cristão menos favorecido do que ele. Muitos pessoas se sentem chamados para pregar o ministério da prosperidade material, mas ninguém se sente vocacionado para pregar e ajudar aos pobres.

E assim segue o capítulo. Uma série de advertências contra o perfil do cristão morno em contraste com o que a Bíblia ensina sobre o cristão verdadeiro. É necessário deixar claro que essa análise do perfil do cristão morno não foi feita para que você veja e diga: Oh, então aquele irmão lá da igreja deve ser um cristão morno porque ele tem muito dinheiro e não faz nada disso! - a ideia é fazer com que você olhe para SI MESMO e diga se VOCÊ É um cristão morno.

O autor também deixa claro que sua intenção não é assustar o leitor e criar um ambiente de legalismo onde começaremos a fazer obras e mais obras para merecer a salvação ou ter um perfil de cristão verdadeiro. Não, esse não é o objetivo. Sua meta é fazer com que o leitor faça uma reflexão e diga: 

Onde eu preciso melhorar?

Paulo fala na carta aos Coríntios 13:5 "Eximem-se para ver se vocês estão na fé, provem-se a si mesmo"

Se você se provasse, você passaria no teste de um cristão verdadeiro ou seria considerado um cristão morno?

Capítulo 5: Servindo restos a um Deus santo
O chamado de Deus ao cristão não tem muito mistério. Basicamente ele pede apenas uma coisa:

Tudo ou nada.

Ou você entra no jogo e entrega toda a sua vida a Deus, ou pode dar meia volta e ir embora. Ele não está interessado em metade da sua vida ou metade da sua devoção. Meio servo não presta para o Reino de Deus.

Outra questão importante que o verdadeiro cristão faz é quanto ele toma decisões importantes em sua vida quando pode afetar a sua salvação. Perguntas como:

1. Posso me divorciar e ainda sim ser salvo?
2. Preciso ser batizado para ser salvo?
3. Sou obrigado a frequentar uma igreja para ir para o céu?
4. Posso transar com minha namorada antes de casar e ainda sim ir para o céu?

Para Francis Chan essas perguntas constituem uma tragédia, pois revelam a situação pode do coração do homem. Ele só pára de cometer pecados se isso o levar paro inferno, independente de isso afetar seu relacionamento com Deus ou não. 

Jesus disse em João 14:15 que "se vocês me amam, obedecerão os meus mandamentos", isso significa que você obedece a Cristo porque o ama e não porque pode ser lançado no inferno. A partir desse discernimento, fazemos a seguinte pergunta:

Podemos ir para o céu sem crer e amar a Jesus de verdade?

Quanto à salvação dos ricos, Jesus não disse que nenhum rico poderia entrar no Reino dos Céu. Ele disse que é impossível um rico entrar, mas no capítulo seguinte Jesus salva um rico "Zaqueu" e ele se arrepende todos os seus pecados e restitui todos a quem ele havia roubado. Por si só, o rico não consegue se salvar, mas para Jesus, qualquer rico pode ser salvo através do Seu poder restaurador.

Chan também explica que Caim não ofereceu o seu melhor para Deus, mas somente Abel o fez. Ele disse que esse foi o motivo pelo qual Deus não aceitou a sua oferta. Deus não aceita restos ou sobras. Ou você dá o melhor para Ele, ou não dá nada. Pega as suas sobras e joga no lixo. Deus não está interessado nem precisa daquilo que não lhe faz falta. Deus fica sempre com um ou dois pedaços daquilo que nos sobra, uma oração resmungada no final do dia de 3 minutos quando já estamos quase dormindo, duas notinhas de 2 reais na salva da oferta que você acabou de achar sem querer na sua carteira meio amassadas ou um pouquinho do seu tempo no domingo quando você já fez todos os seus afazeres. Pouco é melhor do que nada...isso não funciona com Deus.

Já deu para perceber o nível do livro. Os capítulos são simplesmente confrontadores e fica impossível terminar de ler o livro sem fazer uma revisão geral na sua vida e verificar se você tem se comportado como um cristã verdadeiro ou como uma cópia barata.

Certamente o livro mereceu 5 estrelas e virou favorito.



4 comentários:

  1. Oi Bruno!

    Parece que você tem lido bastante hein!? Então, já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca me interessei por ele (talvez seja essa capa vermelha rsrs). Mas esse seu texto me fez desejar começar a leitura dele agora mesmo.

    Parabéns! Amo leituras confrontadoras.

    Dica anotada.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho lido bastante, até demais, aliás. rs Preciso parar de ler um pouco para me dedicar a outras coisas. rs Obrigado pelo carinho e pelo comentário! Estou esperando as novidades no blog. Sempre leio e acomanho, ainda que não deixo comentários com frequência devido ao fato de estar usando mais o celular para acompanhar os textos. Também conhecia o livro, mas nunca me interessei por lê-lo. Talvez tenha sido a capa ou o nome com a palavra "amor" que geralmente não me chama muito a atenção.rs Grande abraço. ::)

      Excluir
  2. Choque de verdade. Com certeza já entrou pra minha lista de prioridades! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo