9.11.18

Resenha #117: O amor que desperta a vida - Tito Oscar - Editora A Palavra

O verdadeiro discípulo de Cristo será caracterizado pelo amor que ele demonstra ao próximo. 

Mas o que é amar? Isso em a ver com algum sentimento?

Então, vamos conferir? ;)



TítuloO amor que desperta a vida
Autor: Tito Oscar
Editora: A Palavra
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 159
Skoob: Clique aqui
Compre: Amazom


4 Estrelas

Sinopse

Este livro é para você que busca conhecer melhor a Deus e aos preceitos bíblicos sobre o que é amar. É para você que deseja um mundo mais humano, mais amigo, mais compreensível e aberto, mais disposto a trocar e não apenas a receber. Um mundo de ouvidos atentos ao que os outros anseiam dizer, um mundo mais amoroso, altruísta e menos efêmero.


Esse foi meu primeiro contato com o autor Tito Oscar. Embora ela seja brasileiro, ainda não havia lido nada do autor. E que bom que o conheci! Sem sombra de dúvida foi um dos livros mais inspiradores com relação ao amor que já li na vida.


O objetivo do livro é fazer uma revolução na vida do leitor. É mostrar exemplos altruístas de amor ao próximo na Bíblia e como podemos nos inspirar nesses exemplos para praticarmos o amor que Jesus espera de nós.

Sumário:

1. Faltava alguma coisa
2. As boas notícias
3. O conhecimento de Deus
4. Jesus parou
5. O amor doação
6. A descoberta do amor
7. Amor, medicina viva
8. Amor sem ressentimentos
9. O amor não desampara
10. O canto do galo
11. Pedras do tropeço ao amor
12. O amor intercede
13. O amor, rio que flui
14. A verdade no amor
15. O amor que insiste e persiste

Os capítulos não são muito longos e foram escritos de maneira que se pode ser como um devocional diário. Ao longo de 15 dias teremos um curso bíblico completo de como demonstrar amor ao próximo da maneira que Deus espera de nós.

1. Faltava alguma coisa (O exemplo de Jean Valjean)
Esse capítulo, que é a cena de abertura do livro, já começa nos mostrando o poder que a demonstração de amor tem na vida das pessoas. Tito Oscar usou como exemplo o famoso romance de Victor Hugo chamado "Os Miseráveis". O romance conta a história de Jean Valjean que, após preso durante 20 anos por ter roubado um pedaço de pão, finalmente é posto em liberdade. A fama de ex-presidiário o impede de conseguir um novo emprego e o único que o acolhe é o bispo de uma determinada igreja. Contudo, impelido pelos anos anos de reclusão, Jean Valjean resolve esvaziar os armários onde o bispo guardava os objetos de prata da igreja e os leva embora. Na manhã seguinte Valjean é detido pela polícia, no entanto, o bispo conta aos policiais que foi ele quem lhe entregou os objetos e que não havia ocorrido nenhum furto. Tamanho ato de bondade faz o ladrão Jean Valjean repensar sua postura e começa a mudar seu modo de viver. Esse é um dos resultados que o amor faz com o ser humano.

3. O conhecimento de Deus (o rosto de Jesus)
Esse foi outro capítulo inspirador. O texto utilizado pelo autor está em Mateus 25:31-45 onde Jesus nos informa de que "O que vocês fizerem com algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram". Tito Oscar nos encoraja a tomar uma atitude drástica na nossa vida. Ele diz que devemos enxergar o nosso próximo como se ele fosse o próprio Jesus! Se um irmão lhe pede alguma ajuda financeira ou qualquer outro tipo de ajuda, você deve enxergar essa situação como se fosse o próprio Jesus lhe pedindo ajuda. Jesus tem um rosto. O rosto de Jesus está estampado no pobre, no aflito, no infeliz, no forasteiro, no nu e na face daqueles que cruzam nossas vidas todos os dias precisando da nossa ajuda. Quando negamos ajuda ao próximo, negamos ajuda a Jesus. Essa foi uma pílula particularmente difícil de engolir.

4. Jesus parou (o verdadeiro amor)
Esse foi um dos capítulos mais difíceis. Tito nos mostra que o verdadeiro amor está longe daquele pregado nos filmes de cinema. Dizemos que amamos os nossos pais, o nossos parentes, a nossa esposa e os nossos amigos. Mas esse não é o verdadeiro amor. O verdadeiro amor consiste em fazer o bem àqueles que não o merecem. A Bíblia diz que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. Ele pagou pelos nossos pecados mesmo que nós não o tenhamos merecido. A graça é dada não a quem merece ou retribui, mas a todos quantos creem nEle. O verdadeiro exemplo de amor é demonstrado quando fazemos o bem a alguém que nos fez mal. Quando engolimos o orgulho e usamos o exemplo de Jesus na cruz que orou ao Pai pedindo que Ele perdoasse aqueles que o transpassaram, pois não sabiam o que estava fazendo. Será que nós teríamos a mesma disposição? Quando alguém nos humilha por nossas convicções cristãs, teríamos coragem de orar por eles para que seus olhos fossem abertos, pois não sabem o que estão fazendo? Esse capítulo talvez tenha sido o mais difícil de se colocar em prática.

Então é isso pessoal! Essa foi a resenha de hoje. Esse será um daqueles livros que merecem ser lidos todos os anos para nos dar aquele choque de realidade. Um solavanco nos ombros e um despertar na consciência sobre a importância do verdadeiro exemplo de amor que a Bíblia exige de nós.

Leitura mais que recomendada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo