9.11.18

Resenha #121: Estudos sobre o livro de Josué - Henri Rossier - Editora DLC - Boa Semente

O livro de Josué faz um paralelo com a carta aos Efésios. Essa eu tenho certeza que você não sabia. Nem eu.

Mas onde podemos encontrar esse paralelos? Onde os dois livros - quero dizer - onde o livro de Josué se interpola com a carta aos Efésios?

Então, vamos conferir? ;)




Título: Estudos sobre o livro de Josué
Autor: Henri Rossier
Editora: DLC - Depósito de Literatura Cristã (Boa Semente)
Gênero: Comentário Bíblico
Páginas: 125
Skoob: Clique aqui

4 Estrelas

Sinopse
O livro de Josué traça um paralelo com o livro de Efésios no Novo Testamento. A peregrinação pelo deserto chega ao fim e os filhos de Israel devem cruzar o Jordão para entrarem na terra prometida - uma figura dos "lugares celestiais" de Efésios.

Ali encontramos um Cristo ressuscitado e glorificado, a Quem estamos unidos pelo poder do Espírito Santo. Também encontramos ali os diversos inimigos que lutam contra nós - há ali uma batalha espiritual. As bênçãos celestiais em Cristo e a terra de Canaã devem ser conquistadas passo a passo.

Contudo, ali dispomos de tudo o que é necessário à batalha - Cristo, o alimento espiritual como o Glorificado no céu!


Eu sou um grande fã dos livros da editora DLC. Diferente de muitas editoras que publicam livros de autores famosos - mas nem sempre bíblicos - a DLC publica autores que sempre escrevem com o total cuidado de se utilizar a Palavra de Deus como base, tais como: H. L. Heijkoop, William Kelly, John Nelson Darby, Henri Rossier, Charles Henry Mackintosh, Jean Koechlin e muitos outros.

Eis o sumário:

1. Capítulo 1
2. Raabe
3. O Jordão
4. As 12 pedras de Gilgal
5. A Circuncisão
6. Jericó
7. Ai e o Anátema
8. Meios e procedimentos para a restauração
9. A Cilada de Gibeom
10. A Vitória em Gibeom
11. A Vitória em Hazor
12. Enumeração dos reis vencidos
13. A Divisão da Terra
14. A Persistência de Cabele
15. As Cidades de Refúgio
16. O Altar de Ede (Testemunho)
17. Últimas Instruções
18. A Contraposição da Graça e da Lei


Raabe
Um dos primeiros pontos que me surpreendeu nesse comentário foi a atenção que o autor deu para a personagem Raabe. Todo mundo sabe que a salvação no antigo testamento era restrita ao povo de Israel. Os gentios não tinham esperança alguma. Isso está claro na carta aos Efésios:

"Vós... gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens... estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos à aliança da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo" (Efésios 2:11-12)

Mas a verdade sobre Deus também havia chegado a ela. Ela ouviu as histórias do povo de Israel e, temendo, creu. Aqui vemos como a salvação não estava totalmente restrita aos judeus. Qualquer um que ouvisse as histórias impressionantes dos milagres que Deus fazia entre os israelitas, podia voltar-se para Deus e abandonar a sua pátria, embora isso fosse raro. Aqui vemos com Deus também teve misericórdia e aceitou os estrangeiros no meio dos israelitas e concedeu-lhe a salvação. Que lindo exemplo! Mais tarde vemos o nome de Raabe aparecer no Novo Testamento na carta aos Hebreus. Algo raro!

O Jordão
No capítulo do livro de Josué vemos outras figuras interessantes. O povo havia saído do Egito há muitos anos. A libertação do povo, até o momento, foi caracterizado por dois grandes acontecimentos. A Páscoa (que representa a propiciação dos pecados - a Cruz) e a travessia do mar vermelho representa a "Redenção". Antes o povo havia sido salvo da ira e do juízo de Deus, ou seja, da condenação da morte através do sangue. Agora Deus o redime e luta por eles através das lutas da vida. Mas agora há também mais um passo a ser tomado: A Travessia do Jordão. Para entrar em Canaã, o povo teria se encontrar em determinado estado espiritual. Não era permitido que qualquer um entrasse em Canaã de qualquer maneira. Muitos israelitas não entraram em Canaã. Mas por quê? Por que nem todos tinham um coração inteiramente voltado para o Senhor. Deuteronômio 8:2 diz que "para ser provado e ver o que havia no seu coração". A prova foi feita e a maior parte do povo foi achado em falta.

As Cidades de Refúgio
O Antigo Testamento é repleto de figuras que se consumam no Novo. As Cidades de Refúgio são um exemplo claro disso. O homicídio involuntário prefigura Israel, que assassinou a Cristo por ignorância. Por isso mesmo Cristo disse "Perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem" (Lc 23:34). O mesmo disse Paulo "Alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade" (1Tm 1:13). Mas havia também alguns que eram assassinos intencionais, rejeitando deliberadamente o conhecimento de Cristo. Os assassinos involuntários ficam de lado até que determinado tempo se passo nas cidades de refúgio. Essa é uma figura de Israel que foi posto de lado até que o tempo dos gentios se passe e Deus trate com eles diretamente no período da tribulação.

A Persistência de Cabele
Aqui o autor discorre sobre a doutrina da perseverança dos santos. A impossibilidade da perda da salvação e de como os que são realmente fieis a Deus irão perseverar até o fim. Calebe, Josué, Acsa e outros personagens são estudados de forma maravilhosa.

Bom, é isso, pessoal. Essa foi mais uma resenha de um livro da nossa querida editora Depósito de Literatura Cristã. Espero que tenham gostado e sido edificados. Deus abençoe vocês. Se quiserem comprar esse livro, o link está no topo dessa resenha. :)



















Acompanhe o Resenhas Cristãs









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo