Mas esse livro se superou!
Então, vamos conferir?
Título: Como ser cristão
Autor: John Stott
Editora: Esperança
Gênero: Teologia
Gênero: Teologia
Páginas: 200
Compre: Site Amazon
5 Estrelas
Sinopse
O que é a fé cristã e como desenvolvê-la em meio a tantas possibilidades religiosas e igrejas diferentes?
Como ser cristão - um guia prático para a fé cristã não poderia ser escrito por ninguém a não ser John Stott.
É um livro na medida certa para:
- Aqueles que aceitaram a Jesus e querem saber como viver a fé cristã;
- Aqueles que estão se preparando para ser membros de uma igreja;
- Aqueles que são cristãos e querem resgatar as bases da fé cristã;
Como ser cristão é uma espécie de mapa de navegação para os cristão. Um mapa em que encontramos "o começo", "em que creem", e "como vivem" os cristãos. E, melhor: todos os capítulos são acompanhados de um guia de estudo para uso individual ou em grupo.
Quem não é fã do John Stott?
Pode parecer estranho, mas muitas pessoas ainda não sabem o que é ser um cristão. Elas pensam que ser cristão é aderir a um credo ou a um sistema religioso e frequentar uma igreja com relativa frequência. Nada mais. Mas o cristianismo vai muito além disso. Apenas pelo sumário já podemos ter uma ideia de como o autor apresenta o assunto:
[O Começo da vida cristã]
1. Como se tornar um cristão
2. Como ter certeza de que se é um cristão
3. Como crescer na vida cristã
[Em que creem os cristãos]
4. Creio em Deus Pai
5. Creio em Jesus Cristo
6. Creio no Espírito Santo
[A conduta do cristão]
7. Os valores morais
8. A leitura da Bíblia e a oração
9. A vida em comunhão e a ceia do Senhor
10. Servindo a Cristo
Conclusão.
Notas.
Orações.
O livro é divido nesses três seções simples. Vou explicar brevemente cada um.
1. Como se tornar um cristão
O capítulo de abertura já começa nos deixando constrangidos. O autor demonstra de forma bíblica qual é a base do cristianismo. Muitos pessoas pensam que são cristãos por praticarem atividades cristãs. Ir à igreja, tomar santa ceia, cantar louvores e dar o dízimo. Mas praticar atividades cristãs não tem relação com "ser cristão". Pode parecer contraditório, mas não é. Para exemplificar isso, Stott usa o caso de John Wesley. Antes de Wesley se tornar conhecido por suas convicções teológicas e atividades missionárias, Wesley vivia uma combinação extraordinário de ortodoxia. Cultuava todos os dias, tomavam santa ceia toda semana, guardavam o sábado, jejuava nas quartas e sextas. Porém mais tarde Wesley chegou à conclusão de que ele não era um cristão. Ele não tinha uma fé de filho, mas uma fé de servo. Ao invés de viver uma vida de liberdade em Cristo, ele vivia uma vida de escravidão ortodoxa com base em normas, costumes e regras impostas para que ele fosse uma pessoa santa e diferente das demais. Ele não tinha prazer naquilo. Era pura obrigação. Nada mais. Pois então, o que é ser um cristão?
A) Reconhecer que você é um pecador e merece o inferno
B) Confiar em Cristo como nosso Salvador para a vida eterna
C) Crer que Jesus Cristo é o único Salvador de que precisamos
2. Como ter certeza de que se é um cristão
Aqui Stott cita 3 características que identificam você como um cristão:
A) A obra do Deus Filho
B) A Palavra do Deus Pai
C) O testemunho do Deus Espírito Santo
(manifestado pela mudança de caráter e conduta)
3. Como crescer na vida cristã
Aqui Stott toca num ponto crucial. OK, você descobriu que é um cristão. Você crê e se comporta com um cristão. Mas e agora? Como podemos "crescer" na vida cristã?
A) Segundo Nascimento
B) Crescer na Fé (homens de pequena fé precisam aumentá-la ao longo da vida)
C) Crescer no amor
D) Crescer no conhecimento das Escrituras
E) Crescer na santidade
Essas são as áreas nas quais todos nós temos que crescer ao longo da vida. Uma pessoa que já está 50 anos vivendo como um cristão não pode ser a mesma pessoa que ela era quando entregou a vida a Cristo. Isso não é compatível com a fé cristã. A ideia é que Cristo nos aperfeiçoa ao longo da vida. Um cristão estagnado no mesmo nível espiritual ao longo de toda a vida muito provavelmente ainda não se tornou um cristão verdadeiro.
As próximas duas seções vão falar sobre a doutrina da Trindade e explicar como cada uma delas está perfeitamente baseada na Bíblia. Stott cita trechos claros e irrefutáveis de que a Trindade pode ser encontrada tanto no Novo Testamento quanto no antigo. Stott diz ainda que não é possível ser um cristão sem cer na doutrina da Trindade.
A parte 3 nos ensina sobre a conduta do verdadeiro cristão. Ele cita os 10 mandamentos e explica como cada um deles contribui para uma vida piedosa e temente a Deus! Ele também cita os principais sacramentos do cristianismo que é o Batismo e a Santa Ceia, dois sacramentos que são indispensáveis na vida do cristão. O Batismo representa a entrada do cristão no corpo de Cristo e a Ceia representa sua continuidade e memorial da morte e obra expiatório de Cristo na cruz.
Então, é isso, galera. Essa foi mais uma dica de um livro muito bom da editora Esperança. John Stot está super recomendado!
Gostei bastante, mas gostaria da continuidade. Se possível mande pro meu eimail: enipr@hotmail.com
ResponderExcluir