1.11.18

Resenha #113: A Família segundo o propósito de Deus - Harm Wilts - Editora DLC

O que podemos aprender com as famílias da Bíblia? 

A Bíblia é cheia de histórias sobre famílias. Famílias boas. Famílias ruins. Famílias prósperas. Famílias necessitadas. Famílias felizes. Famílias cheia de problemas. 

A Bíblia é um livro sobre a salvação, mas também sobre família. Não acredita?

Então, vamos conferir? ;)


Título: A Família segundo o propósito de Deus
Autor: Harm Wilts
Editora: DLC - Depósito de Literatura Cristã (Boa Semente)
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 190
Skoob: Clique aqui


5 Estrelas

Sinopse

As sedutoras influências dos corrompidos padrões de moralidade que dominam o mundo hoje exigem, mais do que nunca, uma orientação saudável, segundo os princípios divinos, para a família cristã.


É o que você encontra neste livro.

Tomando o exemplo de 18 casais e famílias da Bíblia, o autor, que por décadas se dedicou ao serviço pastoral entre os crentes e a própria família, com numerosos filhos, netos e bisnetos, demonstra que ainda é possível conduzir o namoro, o noivado, o casamento e a vida familiar sob a bênção de Deus.

Com o tato necessário e com argumentos convincentes, ele aborda até mesmo alguns temas complicados, apontando nos exemplos bíblicos as conseqüências da indiferença e da transgressão aos parâmetros divinos, os quais ainda mantêm a sua atualidade.

Ao final de cada capítulo, o leitor encontrará um questionário, que o motivará a se aprofundar no estudo



Todas as igrejas possuem os famosos "cultos de família", mas o que se ensina lá passa longe de ser algo voltado para o ambiente familiar. Nesse livro, o autor Harm Wilts organizou um estudo resumido de algumas das famílias da Bíblia mais marcantes e nos apresentou seus erros e acertos de forma que possamos aprender com eles e desenvolvermos melhor o nosso ambiente familiar. As famílias estudadas são as seguintes:

1. Adão e Eva e seus filhos
2. Lameque e sua família
3. Noé e sua família
4. Abraão e sua família
5. Ló e sua família
6. Isaque e sua família
7. Jacó e sua família
8. Jó e sua família
9. Anrão e sua família
10. Manoá e sua família
11. Sansão e seu casamento
12. Eli e sua família
13. Coré e sua família
12. Zacarias e Isabel
13. José e Maria
14. A família de Betânia
15. Ananias e Safira
16. Áquila e Priscila

Cada estudo visa destacar o que há de melhor - ou pior - em cada família e nos encorajar a corrigirmos os erros que cometemos dentro da nossa própria casa. Nesse resenha vou destacar apenas 3 famílias: Adão e Eva, Laqueme e Isaque.

1. Adão e Eva: Uma família quase perfeita
O autor já começa destacando que a união entre Adão e Eva foi feita para representar, em figura, o relacionamento de Cristo com a Igreja. O nascimento de Adão foi feito diretamente do barro, já o de Eva foi feito "a partir" do corpo de Adão. Mas por que Deus não fez Eva também diretamente do barro? A resposta é simples: Eva representa a Igreja que nasceu diretamente do corpo de Cristo. Literalmente. Ele morreu, deu Seu sangue e Seu corpo para que a partir dEle, a Igreja pudesse ser formada. Não haveria Igreja sem que o corpo de Cristo fosse separado por um tempo e, dEle, esse grande mistério oculto no Antigo Testamento, fosse formado. Assim, o autor revela que o casal deve ser uma representação da relação entre Cristo e a Igreja. O autor também destaca o fato de Paulo ter escrito na carta aos Efésios que o marido deve amar a sua esposa como Cristo amou a Igreja. E como Cristo amou a Igreja? Entregando-se por lado ao ponto de dar sua própria vida. Nós, maridos, temos feito isso? Oh, quantos divórcios temos visto hoje nas igrejas! Imagine por um minuto sequer se Cristo também se divorciasse de nós a ver as nossas falhas? São comentários como esses que o autor faz acerca de Adão e Eva. Simplesmente profundos e edificantes.

2. Lameque e sua família
Quanto a Lameque creio que a maioria dos leitores não deve se lembrar dessa personagem. Lameque foi descendente de Caim. Sendo descendente do primeiro assassino da Bíblia, não podemos esperar muita coisa. O primeiro relato que vemos de Lameque era que ele foi o primeiro homem a praticar a poligamia casando com Ada e Zilá. Ao lermos a Bíblia vemos claramente que Deus "tolerou" a poligamia, mas jamais a aprovou. O autor já visitou várias vezes alguns países africanos onde a poligamia é permitida. Seus estudos comprovam que famílias polígamas não possuem um histórico de sucesso e felicidade. Não se pode esperar casais e lares felizes se não estiverem fundamentos nos princípios bíblicos. Hoje em dia muito se pergunta por que razão o homem não pode ter mais de uma mulher. Somente um coração podre pelo adultério por ter esse desejo! Olhe para a vida de Lameque, o primeiro polígamo, e você verá toda a podridão que sua família representou na história.

3. Isaque e sua família
Isaque é outra família importante. O destaque na família de Isaque foi como ele conseguiu uma esposa. A Escritura nos diz que foi Abraão quem mandou seu servo procurar uma esposa para Isaque dentre aqueles da sua própria família. Abrãao sabia que as moças que habitavam perto dele não tinham valores morais adequados. Portanto, preocupou-se em escolher uma esposa para seu filho dentro dos padrões que ele julgava corretos. O autor fez aqui uma ressalva muito interessante. Ele disse que na Bíblia e no oriente médio é costume que os pais escolham os cônjuges para os seus filhos. Essa prática pode parecer estranha para os ocidentes, mas na realidade, o índice de divórcio entre famílias com "casamentos arranjados" é infinitamente inferior ao número de divórcios entre casais que escolheram seus próprios parceiros. Harm Wilts deixa claro que não recomenda que essa prática seja repetida hoje em dia, mas que é importante solicitar a ajuda dos pais na escolha de um namorado ou noiva para que, pela experiência dos pais, os filhos possam escolher com mais sabedoria a pessoa com quem eles passarão o resto de suas vidas. Hoje vemos pessoas imaturas casando-se cada vez mais cedo. Isso tem gerado um número de divórcios cada vez maior no ocidente.

Não vou me estender mais nessa resenha. Creio que já pudemos ver o quão profundo é esse livro e o quanto podemos aprender com ele. Eu recomendo demais esse livro para todos que precisam e desejam aprender mais sobre famílias da Bíblia e querem desenvolver e fortalecer mais o próprio ambiente familiar.

A editora DLC está de parabéns pelas suas obras. Todas são altamente edificantes e totalmente embasadas na Bíblia. Compre todos os livros da DLC. Valem todos super a pena. o Site da DLC está aqui: Boa Semente







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo