9.11.18

Resenha #124: O Caminho do Coração - O Sentido da Espiritualidade Cristã - Ricardo Barbosa de Souza - Editora Esperança

O que é a verdadeira espiritualidade cristã?  Como podemos ter um encontro pessoal com Deus?

É isso o que esse livro tenta revelar. Então, vamos conferir? ;)





Título: O Caminho do Coração
Autor: Ricardo Barbosa
Editora: Esperança / Ultimato
Gênero: Espiritualidade
Páginas: 196
Skoob: Clique aqui
Compre: Amazon 


Sinopse

A redescoberta da espiritualidade é um dos sinais do nosso tempo. Sinal de protesto, de cansaço e esperança. Protesto contra a própria declaração de "autonomia" do ser humano. Cansaço de um materialismo que tornou a vida com Deus, consigo mesmo e com o outro.

Esta espiritualidade dos nossos dias caminha em várias direções, da pirâmide, ao guru oriental. Cabe a igreja, como encarnação e atalaia do evangelho, apontar para um caminho confiável nessa busca por sentido, e significado na vida. Esse caminho, como veremos neste impressionante livro, intitulado o Caminho do Coração, nos leva em direção a trindade Pai, Filho e Espírito Santo e ao nosso próprio coração.

Bem-Aventurados são os que se colocam no caminho desta espiritualidade da trindade, que acaba sendo a espiritualidade do coração.


O Caminho para o Coração é um clássico. Todo mundo que já leu essa obra testifica
disso. O livro é dividido em 5 capítulos.

1. Jó: o paradigma da espiritualidade cristã
2. A Trindade e a espiritualidade
3. O lugar do deserto na conversão do coração
4. Redescobrindo o Pai
5. Comunhão pela confissão

Cada capítulo é melhor que o outro. A obra é uma coletânea de ensaios e sermões que o autor escreveu ao longo da sua vida e, após algum tempo, compilou e editou no formato de livro. O meu capítulo preferido - embora todos tenham sido ótimos - foi o capitulo sobre Jó. talvez pelo fato de eu estar passando por um momento complicado em minha vida, essa parte do livro foi a que mais falou ao meu coração.

1. Jó: o paradigma da espiritualidade cristão
O livro do patriarca Jó tem sido explorado quase sempre no contexto do sofrimento humano. No entanto, não é apenas isso que vemos no livro. A obra é muito mais abrangente. Ela trata de questões como:

A) O problema do sofrimento
B) O problema do mal
C) A relação do homem com Deus em meios às complexidades da vida

É sobre o tópico "C" que o autor decidiu refletir nesse capítulo.

Os comentários do autor são fenomenais. Veja por exemplo esse trecho:

"Satanás, em tom irônico, lança uma dúvida quanto à afirmação de Deus sobre a integridade de Jó. A dúvida é: Por ventura debalde teme Jó a Deus? (Jó 1.9). Será que as motivações que o levam a ser o que Deus afirma ser são puras? Será que o temor, a integridade e pureza não seriam apenas um bom negócio para ele? Afinal, Deus o tem abençoado, protegido, cercado sua casa com prosperidade, saúde e tudo quanto um homem precisa para ser feliz e, naturalmente, responder com fidelidade e lealdade a Deus. Enfim, para o diabo, a integridade de Jó era apenas um bom negócio."
Página: 23

Ricardo ensina que para Satanás - e isso fica claro no capítulo um de Jó - o homem só serve a Deus com sinceridade com há algum interesse, um desejo de recompensa oculto nas suas motivações. O ponto em que Satanás queria chegar era: Ponto o homem servir a Deus por nada? Desinteressadamente? Sem nenhuma recompensa? Simplesmente porque Deus é Deus?

O que você responderia?

Sabemos pelo livro de Jó que Satanás faz uma aposta indecente a Deus. Ele a aceita e todo o plano maquiavélico começa a entrar em ação. Filhos, casas, animais, plantação, tudo se esvai como areia na mão. E então, Jó não abandona a Deus. E conserva sua integridade. Sua esposa, entretanto, demonstra o pensamento exato que Satanás esperava de Jó:

"Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa o teu Deus e morra! (Jó 2.9) Para ela já não valia mais a pena ser íntegro. Qual era a finalidade de integridade?

Mas não seria essa exatamente a suspeita do diabo? Aqui, Satanás ganha um ponto. O homem realmente blasfema e abandona a Deus quando Ele permite que tudo lhe seja tirado.

Satanás ganhou um ponto, mas não a partida. Jó era diferente.

Mais tarde entram em cena seus amigos. Os 4 amigos - que mais serviram como inimigos - vieram ao patriarca mais para afundar o moribundo do que para ajudá-lo. Basicamente eles ofereceram ao patriarca algumas receitas simples para que Deus o salve dessa situação:

A) Confessar seu pecado a Deus
B) Buscar a Deus e se arrepender

Mas confessar que pecado? Se arrepender de quê? Não havia nada para ser consertado. A logica dos amigos de Jó eram bastante simples:

Deus castiga os ímpios e abençoe os ímpios. Para todo o sofrimento existe uma causa que o justifique. Quando o homem peca, Deus o pune. Quando ela não peca, Deus o enche de riquezas e bênçãos. Mas o que os amigos de Jó não sabiam era que nem sempre o sofrimento obedece a essa regras simples. E o livro de Jó revela isso com muita maestria.

O resto do capítulo consiste em desenvolver um argumento contra a famosa "teologia da retribuição" que é aquela que afirma que Deus sempre retribui os homens bons com bênçãos e os maus com maldições e sobre como que o sofrimento pode ser usado de forma misteriosa por Deus para alcançar fins que somente Ele tem discernimento e permissão para saber.

Sem dúvida ,esse foi o melhor capítulo de todos.

O capítulo 2 (a trindade e a espiritualidade) consiste em afirmar a importância da trindade para a vida cristã. Que tipo de contribuição a trindade fornece para a vida cristã? Qual a diferença entre crer na Trindade ou não? O que é, de fato, a trindade? Todo o capítulo visa discutir esses assuntos de forma muito profunda e bem explicada. Foi o meu segundo melhor capítulo. Aliás, como eu disse, é um capítulo melhor que o outro que chega ser difícil escolher o melhor.

O capítulo 3 (O lugar do deserto na conversão do coração) também discorre um pouco sobre o sofrimento e o papel dos períodos de sequidão na vida do cristão ao longo da caminha ao lado de Deus. O autor afirma - e com muita razão - que é no deserto onde podemos ter um contato mais íntimo com Deus. Não há nada ali que desvie a nossa atenção, nada que ponto para outro lugar. Nele, estamos sós. Apenas nós e o Senhor. É lá onde tudo o que nos ilude ou engana é desmascarado e coloca-nos face a face com Deus. Sem dúvida, um capítulo ímpar que me edificou muito.

Então, é isso galera. Essa foi a resenha do livro "O Caminho do Coração" do Ricardo Barbosa, publicado pela Editora Esperança. Sem dúvida será um livro que merece ser lido novamente. Os capítulos realmente cumprem o que prometem: Desenvolver a nossa espiritualidade à luz da Palavra de Deus.

Recomendo a todos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo