20.1.18

Resenha #0055: Incendiados por Cristo - Dave e Neta Jackson - LMS do Brasil

Olá, pessoal, tudo bem com vocês?

Sábado é dia de resenha no blog e hoje vim compartilhar com vocês uma resenha beeeeem "polêmica". 

Então, vamos conferir? ;) 


Autor: Dave e Neta Jackson 
Editora: Literatura Monte Sião do Brasil 
Gênero: Biografia Ficcional 
Páginas: 214 
Skoob: Clique aqui 
Compre: Site LMS do Brasil 

4 Estrelas

Então, galera, o livro "Incendiados por Cristo" conta a história de 15 mártires anabatistas que foram mortos durante do século XVI por não negarem sua fé. Esses cristãos corajosos combateram severamente a igreja católica no período mais sangrento da história.

Por isso foram torturados e mortos.




Os cristãos anabatistas foram chamados assim porque criam que o batismo nas águas não deveria ser realizado em crianças, mas sim em pessoas com idade suficiente para acreditar que Jesus era seu único e eterno salvador. Assim, eles "rebatizavam" cristãos que já haviam sido batizados quando crianças pelos católicos e pelos cristãos que aderiram à teologia reformada.

Por acreditarem que o primeiro batismo, chamado de "batismo infantil" não tinha validade para Deus, eles rebatizavam as pessoas no momento em que eles aceitavam a Jesus conscientemente. Esse "rebatismo" foi chamado ao longo dos anos de "anabatismo", que significa "novo batismo".




Ao ler as histórias contidas nesse livro, pude notar que os  anabatistas não possuíam uma teologia muito bem desenvolvida. Basicamente eles se norteavam pelos seguintes princípios:

1. Somente os convertidos deveriam ser batizados;
2. As igrejas deveriam exercer disciplina;
3. A ceia do Senhor deveria ser em memória de Jesus;
4. Os membros da igreja não deveriam ter amizades com não cristãos;
5. É dever dos pastores ensinar e exortar;
6. Cristãos não deveriam portar armas nem processar alguém;
7. Cristãos não deveriam jurar sob hipótese alguma.

Basicamente, é nisso em que eles criam. Não digo que concordo com eles em tudo. Estou apenas passando o que li no livro.


A imagem acima mostra uma das cenas mais chocantes narradas no livro. O homem em pé chama-se "Dirk Willems". Conta a história que Willems estava fugindo de um caçador de cristãos contratado para encontrá-lo e acorrentá-lo na cadeia. Ao fugir do caçador, Willems passou por cima de um rio congelado pelo inverno rigoroso. Após a passagem de Willems, o caçador veio atrás e, para a sua surpresa, afundou em uma fenda aberta na água.

Willems, ao invés de aproveitar a oportunidade e fugir, decidiu voltar e ajudar o seu inimigo, impedindo sua morte, uma vez que considerava o único capaz de ajudar o caçador. Como não havia ninguém mais por perto, considerou que deixá-lo à própria sorte seria o mesmo que cometer um homicídio. 

Dirk Willems voltou para ajudar o caçador de ladrões. Como consequência, foi preso, acorrentado e queimado vivo em Asperem, em 1569.

O livro também mostra alguns dos instrumentos utilizados para torturar os cristãos durante a execução. Um deles é o travador de línguas.


Esse foi um dos livros mais pesados que já li sobre martírio de cristãos do século XVI. São todas histórias reais, porém contadas em forma de ficção para dar vida às histórias dos mártires.

O livro é repleto de gravuras dos momentos mais torturantes que os anabatistas tiveram que suportar.

Aqui vão alguma fotos que achei interessante compartilhar:

Joris Wippe afogado num barril em Dortrecht, em 1558.


Maria e Úrsula queimadas na fogueira em Deventer, 1664.



Hans van Overdam capturado na floresta 
e mais tarde morto em  Ghent, em 1550.


Minha opinião:
As histórias são desafiadoras e incríveis. A maneira como os autores narram a morte dos cristãos é simplesmente arrebatadora. Você chega a ficar com pena dos personagens do livro. Afinal, não são apenas personagens. São pessoas reais. Todas as histórias foram retiradas do livro "Martys Mirros" o famoso "Espelho dos Mártires".

Sim, recomendo a leitura. Embora eu não concorde 100% com as crenças dos anabatistas, precisamos honrá-los pela atitude heroica de lutar pelo que acreditavam em uma época em que a governo era tão cruel com os cristãos. Sobretudo por darem início à era do "batismo adulto" que é tão comum na maioria das igrejas hoje.

O livro também deixa claro que alguns reformados também aderiram à prática de torturas contra cristãos que pensavam diferente deles. Não sei se é verdade. Precisaria pesquisar depois sobre isso. 

Ah, os autores também fizeram questão de demonstrar o lado negativos dos anabatistas. Mostrando suas falhas e a maneira debochada com que falavam contra os católicos. Foi legal ler um livro que não mostra apenas os pontos positivos à favor.

É isso. Fiquem com Deus e se quiserem comprar o livro, basta acessar o link no começo da resenha.

Adeus!

Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          




4 comentários:

  1. Amei esse livro! O que mais gostei foram as histórias e como elas me foram encorajadoras!

    As fotos ficaram espetacular, Bruno! Seu blog está melhorando exponencialmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Estamos sempre tentando melhorar :) esse livro foi realmente desafiador! Minha história preferida foi a do Dirk Willems :)

      Excluir
  2. Um livro excelente e dasafiador. Já li e, inclusive, também fiz um resenha em 2015: http://diamanteseternos.blogspot.com.br/2015/10/livro-incendiados-por-cristo-o.html
    Em relação as crenças, é preciso compreender o período e a situação em que viviam, entretanto, o exemplo de fé, amor e submissão a Cristo que estes irmãos tiveram, faz com que me envergonhe do evangelho que vivemos hoje. Que possamos imitar a fé dos mártires do passado! Boa resenha irmão, Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, irmão, esse livro é mesmo desafiador. Gostei muito de tê-lo lido. Pena que misture com muita ficção e deixe algumas partes pouco verossímeis. :(

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo