16.1.18

Mudanças no blog para 2018

Oi, pessoal, tudo bem?

Hoje eu vim apenas compartilhar com vocês algumas mudanças que faremos no blog a partir de hoje. 


Confesso que serão poucas mudanças, mas creio que fará toda a diferença no conteúdo que estaremos oferecendo para o nosso público.

Ficaria muito feliz com um comentário seu no final da página dizendo se gostou das mudanças ou se gostaria de nos sugerir algo novo.

Então, vamos conferir? ;) 







Tenho percebido que muitos dos meus amigos - inclusive eu - têm tido dificuldades para ler meus textos ao acessarem meu blog pelo smartphone. Por essa razão, pensei em aumentar o tamanho da fonte e o estilo da mesma para que os textos fiquem mais claros e facilitem a leitura. Ainda estou em fase de teste para saber se essa será a fonte final. 

Caso você prefiram a fonte anterior, me digam que eu volto para ela. 



Outro ponto importante é o horário de funcionamento do blog. No momento eu tenho tido bastante tempo livre para me dedicar a esse trabalho. Contudo, tenho certeza que ao longo do ano de 2018 isso não continuará assim. Confesso a vocês que tenho uma predileção por escrever. Embora eu também trabalhe com os vídeos no youtube, minha maior paixão é escrever. Pensando nisso, resolvi criar um "planejamento de postagem semanal". O planejamento ainda está em aberto, mas creio que logo se confirmará. A princípio, minha programação será a seguinte:

- 1° Postagem no Domingo (Vídeo no Youtbe + Blog)

- 2 ° Postagem na quarta (Resenha em texto)

- 3° Postagens extras aos sábado (quando possível)


Talvez eu modifique um pouco esse cronograma. Nunca se sabe o que o novo ano trará, não é mesmo? :) Mas por enquanto essa é a ideia.


Um dos motivos pelos quais eu criei esse blog foi fazer não somente resenhas de livros cristãos, mas também tornar mais conhecidos alguns ótimos filmes cristãos que tenho assistido ao longo da minha vida. Minha mãe tem uma coleção de mais de 200 DVD's cristãos em sua casa. Ao longo de toda a minha infância acredito que eu tenha assistido a quase todos. Dentre esses filmes, muitos deles me ajudaram a moldar o meu caráter e a enxergar questões cruciais do cristianismo sobre os quais eu jamais havia ponderado antes. Até o momento eu não fiz nenhuma resenha de filmes cristãos. E tenho ficado triste com isso. Com o aumento de parcerias recebidas nesse primeiro semestre no blog, não tenho tido tempo para me dedicar aos filmes. Contudo, isso é algo que eu quero mudar a partir de hoje. Pretendo fazer uma resenha de um filme cristão todo dia 1° de cada mês. Eis aqui o cronograma:

- 1° de fevereiro: A Chamada (Graça Filmes)
- 1° março: A Jornada (Comev)
- 1° Abril:  O Encontro Perfeito (Graça Filmes)

Ao longo do ano irei atualizar a lista e decidir quais filmes entrarão na fila de resenha. Espero que tenham gostado da ideia. :) 

Se tiverem alguma sugestão de filme, sintam-se à vontade para indicar. 



Esse é um dos pontos mais importantes do meu trabalho. Quando criei esse blog eu não esperava que receberia um número tão grande de parcerias logo no primeiro ano. Realmente confesso que fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, bastante grato a Deus. As parceria vieram no momento em que eu mais estava precisando. E foram tantas que eu até hoje não estou dando conta de ler e resenhar todos os livros. Embora isso pareça ser algo bom, como diz o bom e velho ditado, nem tudo são flores. Existem também os "contras de se fazer muitas parcerias. Vou citar abaixo os pós e os contras:

Pós:

1. Receber um número maior de livros do que você geralmente poderia comprar;

2. Receber livros que normalmente você não compraria por não conhecer a editora ou o autor; (e acabar gostando muito!)

3. Divulgar a resenha nas redes sociais dos autores e das editoras, trazendo mais visualizações para o blog e aumentando a nossa credibilidade;

4.Ampliar o nosso leque de conhecimento teológico, visto que recebemos livros de editoras das mais variadas linhas teológicas.

Contras:

1. Pouca liberdade para ler e resenhar no meu próprio tempo;

2. Compromisso em ter de ler todos os livros recebidos em parceria primeiro, deixando para o futuro aqueles que eu "realmente" gostaria de ler;

3. As editoras não fazem pressão alguma, mas o bom-senso diz que deveríamos fazer a resenha o mais rápido possível. Isso gera um pouco de "frustração" na leitura. Um senso de "obrigação". 

4. A leitura passa a ser uma "obrigação" e não um "prazer". Mesmo tendo recebido ótimos livros, eu preciso lê-los e ao mesmo tempo me preocupar em marcar tudo o que é importante que irá entrar na resenha futuramente. Isso, às vezes, é maçante.

5. Escrever um resenha de um livro recebido em parceria com um autor nacional é uma tarefa realmente complicada. Embora nós não tenhamos a mínima obrigação de fazer uma resenha positiva, quando fazemos uma resenha negativa ou mediana, sentimos a decepção do escritor quando eles no dá o seu feedback sobre a resenha. Isso tem me decepcionado muito. Ler e resenhar tem sido um prazer para mim. Saber que minha resenha entristece a pessoa que escreveu o livro e me enviou ao seu próprio custo... bem, tem tirado o meu prazer.

Esses são os pós e os contras. Acredito que os pontos positivos se sobressaiam sobre os negativos. Afinal, o número de livros recebidos "excelentes" tem sido imensamente maior que os "razoáveis". Contudo, para 2018 não tenho como objetivo procurar novas parcerias nem me oferecer para editoras e autores. Tão pouco participar de "seleções de parceria". Caso alguém apareça para oferecer seu livro, direi sob quais condições farei a resenha. Sendo totalmente sincero. Se ele aceitar, amém; se não, tchau.

As editoras que já são parceiras nossa continuarão sendo parceiras. Com destaque para a "Chamada da meia-noite" que nos enviou livros fenomenais. Dentre os quais 3 estão nos top 10 de 2017. Essa foi a melhor parceria com editora do ano de 2017. Em 2018 pretendo comprar livros deles com meus próprios recursos. 


Esse é um assunto sobre o qual venho pensando há meses. Se você é um leitor voraz como eu, tenho certeza que você ama aquele cheirinho de livro novo. O farfalhar das folhas nas mãos enquanto passeamos de página em página por cada capítulo de um livro físico. Mas tenho percebido um aumento significativo no número de leitores que têm aderido aos livros digitais. Creio que a grande vantagem deles seja o preço ser incrivelmente inferior aos exemplares físicos e o fato de você realizar o pagamento pelo site e, quase que instantaneamente, receber o material no seu aplicativo. Além disso, também tenho lido vários livros excelentes em português cuja continuação ainda não foi publicada no Brasil. E não creio que será traduzida tão cedo. Também percebi que quase todos os livros que compro aqui no Brasil foram lançados nos EUA há mais ou menos 4 anos. Ou seja, ler um livro que já está mais que "passado" em outro país é uma marca de atraso na nossa nação. Quero ler livros em inglês que acabaram de ser lançados lá fora e trazer conteúdo inédito aqui para o blog. Sem contar que preciso melhorar meu inglês também. Além disso, trarei novidades de ebooks cristãos bem baratos cujos autores eu recomendo ou já tenha lido algo. Se possível, disponibilizarei ebooks gratuitos aqui para vocês baixarem. Claro, serão ebooks legalizados e fornecidos diretamente pelas editoras. 

Gostaram da ideia?


Esse será o ponto de mudança crucial no meu blog. Tenho percebido que nesses primeiros meses de blog minhas avaliações não têm sido criteriosas o suficiente. À medida que tenho tido contato com obras literárias de altíssimo nível, tenho também tomado conhecimento de livros escritos de forma tão majestosa, como por exemplo ( Duvidando em direção à fé, Forjados por Deus, Eli, O fim do sofrimento) que meu critério para livros "5 estrelas" tem ficado cada vez mais rigoroso. Já dei 5 estrelas para livros ano passado que hoje eu não daria mais do que 3. Mas isso tem uma explicação. Meu nível de leitura e exigência textual tem aumentado bastante à medida que venho lendo livros cada vez mais profundos. Por essa razão, criei um novo sistema de classificação para o ano de 2018. Segue abaixo o modelo:

Então, é isso galera. Eu levei umas 3 horas para montar todas essas montagens com imagens e fazer esse texto enorme. Se você quiser me fazer um pouquinho feliz, deixa um comentário e me ajuda com algumas dicas para o blog para o ano de 2018, vai? :)

Fiquem com Deus e....

Até o próximo post. :)


Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          





9 comentários:

  1. Mudanças são sempre bem-vindas, ainda mais quando são para melhorias!
    O novo tamanho da fonte ficou ótimo!
    As pessoas gostam mais de filmes do que de livros, em geral, então falar de filmes irá expandir seu público, apesar de que o restrito público de leitores, nem sempre se interessa por filmes, então não se esqueça dos seus amigos leitores ;)
    Parabéns pela iniciativa e mudanças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Priscila. Minha ideia é fazer uma resenha de filme por mês. Ou talvez duas. Então não vou abandonar os livros. rs É apenas uma novidade que quero implementar. ^^

      Excluir
  2. Oi, Bruno!

    A fonte está bem grande/legível agora. Não me lembro de achar pequena antes. Acho que está bom assim.

    Gostei da ideia dos filmes! Vai ser só filme top, né? Os melhores de 200! Ainda não vi "Em defesa de Cristo", mas quero ver.

    Você demora mais para fazer uma resenha escrita ou em vídeo? (Contando todo o processo, até publicar) Estou pensando em fazer umas em vídeo pra ver se flui mais rápido... Demoro horas para fazer um texto que eu considere bacana. Se bem que, quando estou muito inspirada, até saiu rapidinho. Na prática, hoje só publico resenha de livros muuito bons, que são os que me inspiram a escrever.

    Essa questão de ler "por obrigação" também me consome um pouco. Hoje não tenho parceria, mas quero dizer que ler já pensando no blog/na resenha rouba um pouco o prazer da leitura. Ainda estou tentando encontrar o ponto ideal de dedicação ao blog, frequência de posts e escolha de livros que vou resenhar.

    Gostei de você ter falado sobre a questão da avaliação/estrelinhas. De que, inclusive, seus critérios estão mudando... Eu fico meio perdida com isso de dar nota... até hoje não uso isso no meu blog. Mas achei legal já definir assim os critérios e deixar público/em tabela, para os leitores do blog entenderem. Quem sabe eu começo a avaliar com estrelinhas também.

    Eu também prefiro o livro de papel... Li um e-book ano passado e parece que a experiência de leitura não foi a mesma coisa. Mas gostei da sua ideia de divulgação de novas obras.

    Escrevi bastante, viu? rsrs Vou analisar sua ideia sobre o livro "Tempo de Dançar" e depois te respondo.

    Que Deus abençoe esse trabalho aqui no blog, a você e sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dafne. Bem, eu demoro mais para fazer resenhas em vídeo. Por vários motivos.

      1. Preciso fazer um roteiro no papel sobre o que irei falar ao longo do vídeo.
      2. Eu erro muitas vezes ao gravar. Então preciso regravar tudo várias vezes. Depois edito e corto os erros com um software.
      3. Editar e salvar o vídeo final no computador leva umas 2 horas.
      4. Para carregar o vídeo no youtube minha internet leva entre 4 e 6 horas. Por isso, o tempo total entre gravar um video e publicar no youtube costuma ser de 10 horas. Isso costuma me tomar o domingo inteiro. MAs é claro que eu deixo o youtube carregando o vídeo por 6 horas e saio do PC para fazer outra coisa.

      Prefiro mil vezes escrever resenhas em texto. Me dá mais prazer e é mais rápido. (entre 1 e 2 horas). Porque gosto de colocar imagens ilustrativas e rescrever para deixar o texto mais atraente.

      Entretanto, as resenhas em texto não atraem muitas pessoas. OS vídeos chamam mais atenção. Por isso tenho intercalado entre TEXTO e VÍDEO. Meus próprios parentes têm me dito que têm preguiça de ler meus textos. Eles já preferem os vídeos. Já os leitores que me seguem, eles preferem os textos. Fica difícil decidir a qual tipo de resenha eu irei me dedicar mais. Bom, por enquanto vamos satisfazer os dois públicos né. :)

      Excluir
    2. Entendi... Obrigada por responder. Vou fazer meus testes e ver o que flui melhor pra mim..

      Eu vi Em defesa de Cristo. Muito bom!!

      Excluir
  3. Oi Bruno,

    Adorei a fonte, ficou bem melhor assim.

    De tudo o que você disse referente a regularidade das postagens e as parcerias o que tenho a dizer é: não deixe que nada tire o seu prazer de ler, escrever e manter o blog/canal. É o seu espaço ;)

    As avaliações ficaram criteriosas mesmo,tudo explicadinho kkkk

    E amei a ideia dos filmes, eu mesma não conheço tantos. Como sugestão deixo: "À moda antiga", "Quarto de guerra" e "Corajosos".

    Abs e sucesso!
    CAFÉ E BONS LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, kelly. Eu já assisti a esses três filmes. E gostei de todos. O filme "à moda antiga" que trata do tema namoro tipo "corte" sem beijo e abraço foi um filme muito lindo e tocante. Irei colocar na lista de resenhas. Pode contar. :) talvez eu ainda amplie a cota de resenhas para filmes para duas vezes por mês, dependendo do meu tempo disponível. Obrigado por ajudar o blog com seus comentários e suas sugestões. :) De coração. ^^

      Excluir
  4. bruno, ao meu ver todas as mudanças são bem-vindas. só deixarão o blog melhor e ampliarão seu alcance. é muito bom ver seu rápido crescimento e sua paixão pela leitura e escrita.

    sobre os filmes, achei uma ótima ideia. todo fim de semana minha família se reúne pra ver filmes e queremos ver filmes cristãos mas não conhecemos tantos. recomendo um filme chamado "Uma vida com propósito (i'm not ashamed)". não sei se você já viu, mas conta a história real de uma menina estudante que decide fazer a diferença na escola dela. é incrível, impactante e muito motivador (e tem no youtube).

    espero que 2018 seja ainda melhor do que 2017 pra você e seu blog, irmão! parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrew. Obrigado pela sua visita aqui no Blog. Fico sempre muito feliz quando você passa por aqui, mano. :^) Quando eu era pequeno e morava com meus pais nós também tínhamos esse hábito de assistir a filmes reunidos em família na sala aos finais de semana. Mas aí cada filho foi casando e saindo de casa aos poucos até que hoje essa prática não existe mais. Porém me lembro de ter visto ótimos filmes que me ensinaram muito e me fortaleceram ao longo da minha juventude. Parabéns à sua família e aos seus pais por ainda manterem essa prática viva na casa de vocês. :) Ainda não assisti a esse filme, mas vou colocar na minha lista. Vou procurar com minha esposa nesse mês e tentar assistir. Obrigadão pela dica, mano! Volte sempre que puder. :) Também trarei dicas de livros novos, lançamentos e séries de ficção aqui no blog. Esse ano vou ampliar bem o meu público. :)

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo