6.3.19

Resenha #138: As Crônicas Derek Dustin - A Irmandade Secreta

Quem me conhece, sabe que sou super fã de Ficção Cristã. Por isso vim compartilhar com vocês mais um livro que conheci nesse ano.

Então, Vamos conferir? ;)



Título: Derek Dustin e as Crônicas do Rei
Autor: Dani Ferreira
Editora: Independente
Gênero: Alegoria / Ficção
Páginas: 304
Skoob: Clique aqui 
Compre: Amazon


3 Estrelas


Sinopse

Em um mundo regido pelo mal, onde ser extraordinário é lei, um menino excepcionalmente normal parece comprometer a estabilidade do Império. Diante de um acontecimento inexplicável, e com a repentina revelação da Irmandade Secreta, inspirada no Rei até então desconhecido, Derek Dustin percebe que o mal ainda não triunfou.
Divertido, emocionante e surpreendente, A Irmandade Secreta apresenta grandes desafios e conflitos do cotidiano juvenil e adulto. Através de uma escrita simples e cativante — porém repleta de reflexões — somos convidados a participar do intrigante mundo criado por Dani Ferreira.

Estamos no ano 2093 e em um cenário de mundo pós-apocalíptico. Após uma enorme catástrofe mundial, conhecida como "A Grande Catástrofe", parte da população foi dizimada da face da terra e poucas pessoas sobreviveram para contar a história. Impelidos pelo desejo de impedir que uma nova catástrofe atinja o planeta novamente, um grupo de cinco cientistas brilhantes se junta para criar um plano que proteja os seres humanos deles mesmos.

Esses cientistas desenvolveram novas tecnologias, elaboraram soluções sociais e desenvolveram tratamentos para doenças graves. Após deliberação contínua, os cientistas decidiram consertar o mundo para que ele jamais sofra novamente. Esses cinco jovens se comprometeram a reconstruir o planeta terra novamente, desta vez sem deixar margem para que o homem cometa falhas e estrague tudo novamente.

Esses cientistas são:

Peter e Joel (ambos engenheiros brilhantes)
Abraham (médico)
Enzo (Biólogo)
Dorian (responsável por restaurar as relações sociais)

O plano dos jovens era basicamente reformular a base genética da espécie humana, transformando-a em seres humanos mais fortes e imunes a doenças. O objetivo não era tornar o homem imortal, porém apenas dar-lhe uma vida mais longa e segura. Junto com a reformulação genética viriam também habilidades especiais que todos os serem teriam nessa nova sociedade: super força, super velocidade, controle sobre a gravidade etc.

Teria dado certo. Até que Dorian, um dos cinco engenheiros, decide tomar o poder todo para ele e trabalhar sozinho. Mais tarde vemos que ele funda um novo império tirano e totalitarista.

Anos mais tarde, um menino especial vem ao mundo: Derek Dustin. Sua grande especialidade consiste basicamente em não ser especial. É isso mesmo. Todos os seres humanos do Império nascem dentro de um sistema governado e controlado pelo imperador Sadraûr. Todos devem nascer com uma ou duas habilidades especiais. Porém Derek acabou nascendo através do processo de reprodução natural como sempre foi feito antes da Grande Catástrofe. Isso fez com que ele fosse odiado por toda a sociedade e até mesmo pelo imperador.

Devido ao nascimento comum de Derek, o imperador decide expulsar toda a família de Derek da cidade. Porém ele decide mostrar misericórdia e oferece a oportunidade de que os pais de Derek gerem mais 3 crianças super especiais como forma de compensar o estrago que fizeram trazendo um menino normal ao mundo. É então que a estória começa a pegar fogo. Derek e suas irmãs são perseguidas pelo Império, pois uma delas acaba nascendo com uma deficiência nas pernas. Nascer deficiente no Império de Sadraûr significa ser descartado como se fosse um produto com defeito de fabricação.

Derek então precisa viver basicamente escondido da sociedade. Até o momento que ele finalmente precisa fugir do Império após um rapto espetacular da Irmandade Secreta de tirar o fôlego! Esse foi um dos pontos altos do livro que é o destaque da capa do livro.



Minha opinião
Que me conhece sabe que sou fã de ficção cristã. Leio livros de Tim Lahaye, Frank Peretti, Bill Myers, Ted Dekker, Lee wallace, Alton Gansky e Sean Mcdowell. Isso faz com que meu meus critérios de julgamento para livros desse gênero sejam bem mais afiados do que de leitores comuns.

Derek Dustin e as Crônicas do Rei é uma estória que começa de forma emocionante. Você começa a ler e já recebe um mar de informações completamente novas. Guardiões voadores, personagens com super habilidade, pessoas que possuem super força. Todos os elementos deixam qualquer estória simplesmente fascinante. O começo do livro passa sensação de estarmos lendo algo parecido com os X-men cristãos. Foi sensacional!

Porém à medida que o livro avançava, senti falta de mais cenas de suspense e tensão, o que não ocorreu no livro. A maior parte do livro é o desenvolvimento da estória da família Dustin e como eles se ajustavam ao novo estilo de vida. O livro infelizmente não tem final fechado, levando o leitor a comprar o volume 2 para entender como a trama se desenvolve e descobrir respostas a perguntas não respondidas no livro 1. Além disso, os capítulos são demasiadamente grandes, deixando o leitor levemente cansado da leitura antes que algo realmente interessante aconteça.

Em contrapartida, percebe-se que a sacada da autora foi genial. O mundo criado pela Dani Ferreira, com um cenário pós-apocalíptico, deve ter dado muito trabalho a autora. Creio que exigiu horas de pesquisas antes de ter finalmente colocado a estória no papel. A autora parece ter focado muito nos aspectos científicos e nas explicações técnicas do novo mundo e acabou deixando de lado toda a carga emocional que uma boa ficção precisa ter. O livro é altamente bem construído e inteligente. A construção é de alto nível, porém em que pese a carga emocional que esperava do livro, acabei recebendo menos do que esperava.

Para quem se interessar, já está disponível o volume 2 chamado "O Cristal Perdido" e pode ser comprado diretamente com a autora ou pela Amazon no mesmo link disponibilizado acima.

O livro recebeu 3 estrelas porque foi uma boa trama, porém eu esperava muito mais.

Esse é o site da autora: Site Oficial da Dani Ferreira








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo