13.3.19

Resenha #141: Rute à Luz do Plano da Salvação - Norbert Lieth - Editora Chamada da Meia-Noite

Se você já leu o livro de Rute, deve ter percebido - assim como eu - que ele parece estar completamente deslocado de todo o foco da Bíblia. Afinal de contas, o que a história dessa família tem a ver com tudo o que a Palavra de Deus ensina?

Talvez mais do que você imagina!

Então, vamos conferir? ;)



Título: Rute À Luz do Plano da Salvação
Autor: Norbert Lieth
Editora: Chamada da Meia-Noite
Gênero: Biografia / Escatologia
Páginas: 80
Skoob: Clique aqui 


4 Estrelas




Sinopse

O livro de Rute é mais que uma linda narrativa. Ele tem profundo caráter profético e apresenta alegoricamente, em traços curtos e marcantes, o maravilhoso plano de salvação de Deus para Israel e sua igreja, na qual Jesus Cristo ocupa o centro.



Recebi esse livro de presente da minha amiga Aline lá do Skoob. Agradeço de coração por ter me presenteado com uma obra cujo conteúdo para mim, até o momento, é completamente inédito. Foi muito edificante e informativo. Pretendo comprar, futuramente, novas obras desse autor.

O livro de Rute parece ser aquele típico livro da Bíblia que não serve para nada nem coisa nenhuma. A história de uma família refugiada em terra estrangeira em busca de comida, a morte inesperada de dois filhos e, de repente, a afirmação de fé de uma nora a quem ninguém dava nada. E, no final, um casamento de um homem bem sucedido com uma israelita pobre sem sorte na vida.

Como um livro desses pode ser útil na minha vida? 
Seria essa apenas uma história para eu contar aos meus filhos na hora de dormir?

Nós sabemos que toda a Escritura é focada no Senhor Jesus Cristo. Toda história na Bíblia deve, necessariamente, nos remeter à identidade de Cristo, Suas características e o que nós precisamos saber sobre o Plano da Salvação ou, em certos casos, no mostrar o que Ele ainda há de fazer.

Quando você estuda o livro de Rute, você pensa que Rute, Noemi e Boaz são os protagonistas da história. E eles são importantes, mas o livro não foi escrito para promovê-los. Ele foi escrito para nos apontar para Cristo.

Mas como podemos enxergar Cristo nessa primorosa narrativa? 

Elimeque
Ele nos representa a queda e a dispersão de Israel no futuro. O momento em que Israel seria disperso pelo mundo me busca de sua própria identidade e sobrevivência.


Boaz
Ele é uma figura de Cristo, e isso fica muito claro na narrativa.

Rute
Ela é figura da Igreja de Jesus que foi formada originalmente dos gentios, pois Rute casou-se com Boaz, mesmo sendo ela uma moabita.

Foi necessário que Israel padecesse para que Elimeleque saísse de sua terra e sua família encontrasse Rute, dentre os gentios. Assim, Israel deveria padecer a dispersão para que mais tarde a Igreja fosse salva e o evangelho chegasse aos gentios.

Orfa
Ela representa a falsa igreja. O crente que faz a profissão de fé, mas no momento da dor ele recua e dá as costas ao seu Mestre. Ela representa o falso cristianismo. O cristão professo com os lábios, mas não com o coração.

Há muitos outros simbolismos nesse livro, mas resolvi compartilhar apenas esse para fazer um texto mais objetivo. Se você quiser ler o livro de Rute com uma perspectiva profética, recomendo esse livreto do Norbert Lieth.

Agradeço do coração à minha amiga Aline

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo