7.3.19

Resenha #139: Formando um Homem de Deus - Allan Redpath

Sem dúvida esse foi o melhor livro lido em 2018. 1° lugar disparado. As contribuições desse livro na minha vida foram simplesmente indescritíveis.

Então, vamos conferir? ;)




Título: Formando um Homem de Deus
Autor: Allan Redpath
Editora: CPAD
Gênero: Biografia / Vida Cristã
Páginas: 264
Skoob: Clique aqui 
Compre: Amazon


5 Estrelas

Favorito



Sinopse

Os incidentes da vida turbulenta e triunfante do pastor de ovelhas, Davi, ilustram essa verdade de uma forma muito clara. A despeito de suas falhas, tanto grandes como pequenas, Davi se tornou um homem que entendeu e refletiu maravilhosamente o pensamento do Deus que é perfeito.

Nessa obra, o autor retrata Davi de uma forma viva e nos mostra como podemos aprender com um homem que foi intensamente humano, mas que foi alcançado pela graça divida. Mesclando de forma rica os textos sagrados de 1 e 2 Samuel, 1 Crônicas e porções dos Salmos, Allan Redpath demonstra como Deus molda aqueles que respondem positivamente ao grande amor, mesmo em tempos de provas e situações desesperadores.


    Será difícil encontrar algum livro melhor que esse. E olha que leio cerca de 80 livros por ano.

    Ler essa obra do Allan Redpath foi uma verdadeira surpresa. O livro todo é uma minibiografia da vida do famoso rei Davi. Mas você pode estar se perguntando por que motivo ler mais uma biografia de Davi, após tantas outras já tendo sido publicadas no mercado.

    Bem, garanto que essa é totalmente diferente de tudo o que você já leu.

    O autor busca analisar cada um dos fatos ligados à vida do grande monarca aplicando cada situação, cada momento e cada oportunidade de aprendizado à nossa vida particular. É incrível como Allan consegue capturar pontos do texto que passam facilmente despercebidos pelo leitor médio. Você sabe que aquela informação sempre esteve lá, mas nunca havia dado atenção a ela. O livro é cheio de exposições precisas de textos da vida de Davi aos quais eu nunca tinha atentado antes.


    Mas essa não foi a única recompensa para Davi. A sua escolha ficou clara para todos, porque o próximo acontecimento foi que ele se deparou com Saul. É impossível que um homem escolhido por Deus esteja em paz com os filhos do Diabo. Um homem ungido pelo Espírito Santo se torna, imediatamente, o alvo de Satanás - a semente da serpente e a semente da mulher serão sempre inimigas, até a volta de Jesus Cristo. É possível que, durante algum tempo, você, com o Davi, possa ser capaz de aplacar o seu inimigo e torná-lo feliz, se tocar a sua harpa espiritual para ele. Mas no momento em que o mundo descobrir quem você é, quanto a óbvia evidência da realidade celestial pousar sobre você, os inimigos começarão a disparar suas lanças contra você. Além disso, como no caso de Davi, você descobrirá que o lugar da rejeição pelos outros é o lugar de aceitação por Deus. 
    Pg: 21



    O livro é repleto de insights para a caminhada cristã. Optei por fazer uma leitura diária da obra. Cada dia eu lia apenas um único capítulo, mesmo morrendo de vontade de ler o próximo. Percebi que o livro seria melhor aproveitado se ele fosse lido diariamente como forma de momento devocional. Não me arrependi dessa escolha. A forma como fui edificado naquele mês foi tão tremenda que até hoje sinto efeitos desse livro em minha vida.

    Veja como o autor interpreta a famosa passagem da batalha entre Davi e Golias:

    Olhemos, então, para outro aspecto da história, e veremos a poderosa libertação que foi dada ao povo de Deus daquela época. Eu lembro novamente a você a sugestão de Golias, de que toda a questão fosse definida por um representante: "Dai-me um homem!" Em outras palavras, a questão seria definida pelos represantes dos dois lados. Aqui temos uma visão do fato básico da Bíblia, pois toda a questão não é o Diabo organizado contra uma multidão de pessoas cristãs - é o Diabo contra Deus! É Satanás versus Jesus! E toda a questão é basicamente definida, não somente na vida de uma igreja, mas na vida de um cristão, pelo nosso Representante. O que acontece com o nosso Senhor, o Filho mais excelente de Davi, acontece a todos os que o seguem. Aqui Davi é um retrato do Senhor Jesus Cristo, que derrotou Satanás no Calvário, e também um retrato de cada filho de Deus que se faz um só, com Ele, pela fé e obediência. Cristo é a Cabeça, e nós somos o seu corpo, e por isso, se Ele ganhou a vitória sobre Satanás, nós também ganhamos. 
    Página: 27


    Outro trecho interessante da obra é como o autor entende a diferença entre uma pessoa verdadeiramente salva e um suposto salvo:


    Em contraste, "Davi o conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor ela com ele" (1 Sm 18.14). Deus era uma realidade vida na vida do jovem pastor. Como isso tinha acontecido? O que assinalava a diferença entre esses dois homens era que o que eles faziam quando estavam sozinhos. Davi adorava a Deus; meditava sobre o Senhor, dia e noite, quando estava sozinho com suas ovelhas. Saul era autoindulgente. O que uma pessoa faz quanto está sozinha com os seus pensamentos decidirá o que ela é quando estiver em público, com outras pessoas. Está ali aquilo que arruína o caráter de um homem pela autoindulgência, ou aquilo que forma o caráter de um homem pela autodisciplina. 
    Pg: 36 

    São tantos trechos marcado que não teria espaço para colocar todos nessa resenha. Só posso dizer que esse foi, sem dúvida, o melhor livro lido em 2018. Pretendo relê-lo novamente em 2020 para relembrar aspectos importantes da obra. Já estou correndo atrás de outros livros desse mesmo autor ainda não traduzidos para o nosso idioma.

    Um autor como esses deveria ser mais conhecido no Brasil.

    Para fechar com chave de outro, veja uma das passagens mais marcantes da obra:

    Sempre que o governo de Saul se tornava opressivo, mais do que normalmente era, o povo começava a suspirar por Davi. Posso lhe dizer, por experiência pessoal, e você pode corroborar isso com sua própria vida, que sempre que o pecado começa a exercer tirania, nós ansiamos por uma maneira de escapar. Durante algum tempo, a fascinação do pecado cresce - o glamour, a emoção, o prazer, o vinho e a canção são divertidos por algum tempo, mas isso passa. De alguma maneira, você perdeu o gosto por essas coisas, e a vida se torna estagnada e vazia. Eu sei, porque passei por isso. Então você começa a dizer: "Miserável homem que sou! Quem me livrará?" 
    Pg: 147

    Comprem o livro e experimentem por si mesmos toda a leveza da escritura desse autor. Simplesmente fenomenal. Digno de 5 estrelas, sem pensar duas vezes.

    Talvez uma das citações mais conhecidas desse autor é esta:

    "Quando Deus quer fazer uma tarefa impossível, ele pega um homem impossível e o esmaga. Então ele está pronto para ser usado por Deus".

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Resenhas mais antigas:

    Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

    Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo