22.8.17

Resenha #0023: Jonathan Edwards - Missões para a Glória de Deus - Sérgio Lima


O que você faria se pudesse ter o próprio Jonathan Edwards ao seu lado compartilhando seus pensamentos, suas emoções e suas dúvidas pessoalmente?

Bom, é exatamente essa a sensação que eu tive ao ler essa obra!

Então, vamos conferir? ;) 

(Haverá uma surpresa para quem ler a resenha até o final - até a última linha!)


Autor: Sérgio Lima
Editora: Editora Cruz
Gênero: Biografia 
Páginas: 143
Publicação: 2017
Skoob: Adcione aqui

4,5 Estrelas

Resenha


A existência de Jonathan Edwards não me era totalmente desconhecida. Eu sempre ouvi falar dele, mas nunca havia lido nada a respeito desse ilustre pregador. Quem se interessa por literatura reformada com certeza já ouviu falar sobre o famoso sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado” de Edwards. Embora eu até hoje nunca tenha tido nenhum contato com suas obras, sempre tive certa curiosidade em ler algo a respeito. Graças ao bom Deus eu tive o privilégio de receber esse livro em parceria com a Editora Cruz que me enviou juntamente com essa obra, outros 4 títulos que em breve estarei resenhando aqui.

“Jonathan Edwards – Missões para a Glória de Deus” é uma das melhores biografias que eu já li na minha vida. Digo isso porque já li várias biografias escritas por vários autores diversos e nenhuma até hoje me tocou tanto quanto essa em particular. O livro é uma mistura de trechos de livros de autoria do próprio Jonathan juntamente com trechos de suas cartas, o que tornou a leitura muito mais prazerosa , empolgante e, bem,  mais viva e pessoal. Entre citações de determinados autores, vemos trechos de belíssimas cartas que Edwards escrevia aos seus pais em sua juventude, aos seus amigos em sua idade adulta e a outros pastores de sua região em sua idade mais velha. A sensação que eu tive era de que o próprio Edwards as recitava para mim! O trabalho gráfico do livro, a qualidade da capa e das folhas são tão perfeitos que segurar o livro na mão se tornou um prazer para mim!

Eu preciso, antes de tudo, dizer que essa obra não se trata de uma biografia da vida completa de Jonathan. Não, já existem livros de sobra que cobrem perfeitamente bem essa demanda. A questão aqui é mais profunda. Jonathan Edwards, nos últimos sete anos de sua vida, largou sua cidade e se dedicou inteiramente ao trabalho missionário em uma aldeia indígena na cidade de Stockbridge (EUA), evangelizando os índios Moicanos. O livro nos traz um relato completo desde o momento em que o grande pregador enxergou a oportunidade de abraçar o trabalho evangelístico, até o momento em que ele de fato começou a arregaçar as mangas e "meter a mão na massa".

No início houve resistência quanto ao envio de Jonathan para a aldeia. Achava-se que ele não fosse totalmente capacitado para o cargo. Com o tempo, entretanto, não havia mais o que se dizer. Jonathan Edwards superou e muito todas as expectativas e mostrou que tinha um sincero amor e zelo pelas almas dos perdidos.

O livro destaca um desenvolvimento contínuo do pregador ao longo de seu período na aldeia. Houve muito trabalho, mas o Senhor o ajudou muito a transformar aquelas vidas, como relatado em uma de suas cartas:

Eu os conheci embriagados, guerreiros e sedentos de sangue, mas finalmente, pela operação do Espírito de Deus, hoje os vejo com disposição e costumes estranhamente mudados através de uma influência maravilhosa em suas mentes. Agora eles têm disposição para a religião e sede de instrução.
Página: 104

O período em que Edwards passou atuando como missionário em Stockbridge também o ajudou a contemplar mais a natureza. Como ele estava vivendo fora da cidade grande, lhe sobrava mais tempo para se dedicar à obra do Senhor e à escrita. Observações sobre a natureza começaram a surgir em sua mente. À despeito do que muitos cientistas afirmam, que quanto mais se sabe sobre a ciência e a natureza, menos em Deus uma pessoa consegue crer, Jonathan foi na contramão desse pensamento.

Para Edwards, descobrir as razões das coisas na filosofia natural era descobrir a proporção da atuação de Deus.
 Página: 37

Quanto mais Jonathan Edwards descobria e estudava sobre a ciência e sobre a natureza, mais ele entendia e contemplava o poder da criação de Deus. Dá para entender esse Edwards?! Um verdadeiro gênio!

O autor Sérgio Lima também nos conta um pouco sobre a inteligência e capacidade intelectual de Edwards. Eu sinceramente fiquei chocado com o que li nesse trecho da obra. Não fazia ideia do quão inteligente Jonathan era! Segundo Benjamim Silliman, Edwards era praticamente um Isaac Newton, porém voltando todo o seu intelecto para as coisas celestiais.

O professor Benjamim Silliman (1779-1864) falando sobre Edwards, afirmou que se ele tivesse dedicado mais tempo à ciência física, “poderia ter surgido outro Newton na extraordinária época em que começou sua carreira”. E justificava, não pela incapacidade para tais estudos, mas por uma profunda convicção de que a física e o externo tinham pouco peso comparado ao interno e espiritual.
 Página: 32

Para finalizar, acho que se faz necessário fazer um bom resumo da vida e do legado de Jonathan Edwards na aldeia indígena. Eis aqui o que aprendi com essa maravilhosa obra:

1. O maior interesse de Jonathan Edwards era o de fazer missões;
2. David Brainerd o impactou profundamente em seu ministério;
3.  Stockbridge representou um passo necessário para seu desenvolvimento espiritual;
4. Os índios o obrigaram a se reinventar como pregador, fazendo-o simplificar seus                  sermões para ele fosse “compreensível” a qualquer pessoa;
5.  Edwards teve de se “reinventar” criando sermões simples e profundos que se                     adaptassem à vida e ao nível de entendimento dos índios de Stockbridge;
6. Missões se tornou parte prática no seu quadro teológico referencial.

E se você gosta de missões e gosta de estudar a vida dos grandes pregadores reformados do passado, essa obra é tudo de que você precisa para começar a aprender mais sobre Jonathan Edwards e os últimos dias da sua vida. Um exemplo total de humildade e servidão a Cristo! 

Esse é um daqueles livros que nos humilham. Nos dão uma sensação de inutilidade. De não estarmos fazendo o suficiente para Deus. Que a vida de Edwards sirva de exemplo para mim e para você.

Fica meu agradecimento à Editora Cruz que nos enviou essa obra para apreciação e resenha. Se você desejar saber mais sobre a Editora Cruz, dê uma olhada no seu catálogo. Está imperdível! Estou doido para ler todos os títulos que ela está oferecendo. Em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante, ela está lançando vários títulos sobre Calvino, Edwards, a doutrina da Eleição e muitos outros temas doutrinários. Vale muito a pena conferir! 


Minha próxima resenha dessa editora será do livro "A Doutrina da Eleição na História e na Bíblia". Fiquem atentos!

* * * 

Bom, se você chegou aqui, parabéns! Conforme prometido no início dessa resenha, preparei uma surpresa para vocês. :)  Decidi colocar aqui o link do primeiro capítulo do livro disponibilizado pela editora para vocês "tirarem um gostinho" de como é a sensação de ler essa maravilhosa obra! Com ele vocês poderão ver como é gostosa a escrita do autor além de ler alguns trechos das cartas que Edwards escreveu. Aproveitem! 

Ler o capítulo 1 do livro


Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta

8 comentários:

  1. Olá Bruno!

    Gostei da resenha.
    Não conhecia essa Editora e não sabia sobre esses anos de missões do Jonathan Edwards. Fiquei interessada nesse livro.

    Abs.
    cafeebonslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly, vale muito a pena ler essa obra. Como eu disse, ela trata especificamente do período em que Edwards foi missionário em uma tribo indígena. Eu adorei conhecer essa parte tão pouco conhecida dele. Um homem extraordinário!

      Excluir
  2. Ainda não li o livro, mas pelo que você compartilhou dele, já deu pra perceber que é excelente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Priscilla. É um livro excelente! Gostoso de ler e até mesmo de segurar. :)

      Excluir
  3. Graça e paz!
    Como gosto trabalho Missões, gostei muito o que li sobre Jonathan Edwards, não conhecia, mas vou tentar adquirir este+ esta obra.
    Deus te abençoe Bruno!
    Resenha Cristã tem nos abençoado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um baita missionário! Embora pouco se saiba sobre essa parte de sua vida. :) Esse é um ótimo livro!

      Excluir
  4. Muito bom irmão Bruno. Tenho sido muito edificado pelo exemplo de Jonathan Edwards. Este é um livro que, com certeza, quero ler, assim que o Senhor permitir. Parabéns pela resenha. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não irá se arrepender, irmão Luiz. Esse livro foi o primeiro que li a respeito dele e já fiquei suuuuper empolgado para ler mais! Que homem incrível!

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo