22.8.17

Resenha #0022: A Face de Deus - Bill Myers

Fala, galera, tudo bem com vocês? Vocês gostam de ficção? Bom, quem não gosta né?
Por isso mesmo vim trazer hoje uma resenha FENOMENAL que mudou minha maneira de enxergar a vida e o meu próximo. .

Então, vamos conferir? ;) 

(Se for ler pelo celular, deite-o na horizontal para ampliar a fonte da letra e ter uma experiência melhor) 


Autor: Bill Myers
Editora: Editora Vida
Gênero: Ficção
Páginas: 436
Skoob: Adcione aqui

5 Estrelas

Sinopse
E se você pudesse ouvir a voz de Deus? E se você tivesse visto sua face?
Estão são as questões de dois homens de convicções opost...

O pastor
Sua jovem esposa foi morta. A fé em Deus está desmoronando. Com o filho pequeno, ele se levanta para encontrar pedras sobrenaturais mencionadas na Bíblia. Pedras que irão capacitar os dois a ouvir a voz de Deus. Pedras que poderão reacender sua fé e seu amor.

O terrorista
Ele também aprendeu sobre as pedras. Ele precisa encontrá-las – mas por razões obscuras. Com idealizador de um plano mortal que acabará com milhões de pessoas, ele tem uma série de sonhos que o impulsionam a encontrar tais pedras. Todo o resto está pronto. Só falta conseguir as pedras...

Com a vida de milhões de pessoas em jogo, as crenças desses dois homens colidem numa luta final inesquecível.


Resenha
Ah, Bill! O que você foi fazer comigo? Eu já estava começando a enjoar de ficção quando, de repente, conheci um livro seu. E agora? Como não continuar a amar ficção depois de “A Face de Deus”?


* * * 

Tudo começou na Turquia. Daniel Lawson, junto com sua linda e doce esposa, Jill, só queriam passar suas férias tranquilas no oriente médio. Conhecer uma nova cultura e aprender algumas palavras em um novo idioma não pareciam ser uma tarefa difícil. Eles só não contavam com a pedra.

Durante as férias de Daniel e sua esposa, enquanto eles compram alguns grãos e sementes em uma tenda no mercado central, o vendedor insiste que Jill fique com uma pedra verde. Uma pedra que a ajudaria a ouvir a voz de Deus. Jill insiste que não tem a intenção de aceitar o presente, mas o velho barbudo retruca e enfia o objeto em seu bolso. Logo em seguida, tudo começa a mudar. Dois guardas enormes entram na loja e arrastam o vendedor de grãos à força pelo chão arenoso. Jill e Daniel ficam sem entender nada e por isso saem da loja temendo que o velho estivesse se metido em alguma encrenca. Mal sabiam eles que eram eles que estavam encrencados.

Acontece que a pedra que o vendedor enfiou à força no bolso de Jill era uma das doze pedras que os sacerdotes do antigo testamento usavam no famoso peitoral de ouro (se não me engano era a pedra de Levi). Junto com as doze pedras e mais o Urim e Tumim, era possível ouvir a voz de Deus, ou talvez consultá-lo em ocasiões complexas.
Vemos isso claramente no livro de Números 27.21

“Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Senhor. Josué e toda a comunidade dos Israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha

Partindo desse princípio, uma dessas doze pedras passa a ser posse de Jill. Entretanto, há mais pessoas interessadas nela. Na verdade, em todas as doze. Daniel nem sequer sabia que elas ainda existiam, até esse exato momento. Mas por algum motivo ela chegou até ele. Talvez fosse uma brincadeira de alguém. Talvez fosse uma pedra rouba.

Talvez fosse Deus enviando-lhe uma mensagem.

No dia seguinte, Daniel e Jill saem do apartamento para mais uma excursão pela cidade. Dentro do ônibus, Jill percebe que havia esquecido uma peça de roupa no quarto, ela então decide voltar para buscá-la. O tempo passa e ela não volta. Preocupado com a demora da esposa, Daniel desce do ônibus um pouco atônito, toma o elevador e sobe até seu apartamento. Entretanto...

Arrancou para o fundo do corredor. Ao chegar, um rechonchudo policial de bigodes virou-se para bloquear-lhe a passagem, mas Daniel não teve dificuldade para afastá-lo e entrar no quarto. Então ele a viu – estirada sobre o carpete entre a porta da entrada e a cama, o peito arquejante, a blusa branca ensopada de sangue.
- Jill!
Daniel empurrou os dois policias e caiu de joelhos ao lado dela.

Jill fora brutalmente esfaqueada. O apartamento fora violentamente vasculhado e, bem, nada foi levado. 

O que eles queriam não estava lá.

Mas Jill ainda teria algumas últimas palavras para seu marido. Deus a havia revelado que Daniel, através desse sofrimento, conseguiria ver a face de Deus. Segundo ela, seu marido havia perdido o primeiro amor. Deus queria restaurar o amor de Daniel pelo seu rebanho. Nem que fosse de maneira tão dolorosa.
“Contra você, porém, tenho isto: Você perdeu o primeiro amor” Apocalipse 2:4.

* * * 
Pulando alguns capítulos do livro para não dar spoiler....

Daniel volta para os Estados Unidos para realizar um enterro digno de sua esposa. Durante o enterro o pastor se esforça ao máximo para não chorar (esqueci de falar que Daniel é pastor de uma grande igreja). Ele não pode se permitir tal fraqueza na frente de toda a congregação. Não, não o orgulhoso e poderoso pastor Daniel Lawson! O inquebrável! Ele tinha de se manter firme. Precisava mostrar para as pessoas que ele confiava em Deus. Embora interiormente o tivesse questionado continuamente.

Ao voltar para casa, entretanto, outra surpresa o aguardava. Assim que chegou na porta de casa, Daniel e seu filho, Tyler, desceram do Toyota e avistaram um policial na porta de sua sala de estar. Empurrando-o, o pastor entra em sua casa e, para a sua surpresa...

Encontrou as duas mesinhas de nogueira tombadas e os abajures de bronze, presentes de aniversário de casamento que se haviam dado oito anos antes, no chão, as cúpulas bege, tortas e quebradas. O sofá estava com as costas para cima – e todas as almofadas tinham sido abertas a golpes de faca, com o enchimento amarelo saindo pelas aberturas.

Sua casa fora arrombada e, como no apartamento na Turquia, nada foi levado. 

O que eles queriam também não estava lá.

Alquebrado, desiludido, sem esperanças e deprimido, Daniel e Tyler decidem partir juntos para o oriente médio em busca de respostas. Será que a pedra que fora dada a Jill, agora em posse de Daniel, realmente tinha o poder de revelar a face de Deus? Se sim, Daniel precisava descobrir. Ele precisava perguntar a Deus por que Ele a levou. O que Jill havia feito para morrer de maneira tão cruel?

Mas e o terrorista?

Segura aí... 
* * *

 Ibrahim El-magd. Esse é o nome dele. De alguma maneira, de alguma forma estranha, ele também descobriu o segredo das pedras. Ele quer realizar um ataque terrorista em massa nos Estados Unidos. Porém, para conseguir tal façanha, será necessária uma confirmação. O plano é gigante demais para se fazer sozinho. Alá precisa confirmar sua vontade. Ibrahim precisa ver a Alá face a face. Ele quer saber se o ataque terrorista é mesmo a vontade de Alá. E Ibrahim vai passar por cima de tudo e todos para juntar as doze pedras. Nem que seja necessário matar seu próprio irmão. E ele vai.

Opa, falei demais.
* * *

Daniel segue então em busca das outras onze pedras da tribo de Israel. Uma ele já tem. Só falta as outras onze e o Urim e Tumim. Para isso ele irá contar com a ajuda de uma linda – e um pouco provocante - arqueóloga judia não praticante chamada Hellen Zimmerman. A Doutora Zimmerman também tem lá seus planos obscuros. Por motivos que só ela conhece, o mistério das pedras também lhe é interessante. E ela irá fazer uso de todos os meios possíveis – todos que você puder imaginar – para achar essas relíquias. Inclusive deitar-se com poderosos empresários em troca de permissões de escavação em áreas não permitidas. 

Inclusive deitar-se com o pastor Daniel. 

Bem, pelo menos é o que ela achava que funcionaria antes de conhecer o pastor pessoalmente e ver que ele não é como os outros pastores com quem ela havia se relacionado em toda a sua vida. Daniel era diferente.

Há mais um personagem nesse história eletrizante. Nayra Fazil é a sobrinha do terrorista. Ela foi colocada intencionalmente no caminho de Daniel para descobrir se ele conseguiria encontrar as pedras e, quando as achasse, Nayra contaria tudo para seu tio, o terrorista Ibrahim. Em seguida as pedras seriam roubadas e usadas para se comunicar com Alá. Nayra, porém,  acaba mudando de ideia depois que acaba se apaixonando por ninguém mais ninguém menos que...

* * *
No final da trama, em um encontro arrebatador, Daniel e Ibrahim El-magd se encontram em um confronto de tirar o fôlego. Daniel consegue achar as doze pedras e é obrigado – por força da ocasião que só lendo o livro você vai saber – a entregá-las ao terrorista. O peitoral do sacerdote é totalmente preenchido com as doze pedras mais o Urim e o Tumim e, finalmente, depois de séculos, é possível ouvir a voz de Deus e ver a sua face.

E então acontece.

Ibrahim veste o peitoral e finalmente consegue conquistar seu tão almejado sonho.

Ibrahim El-magd finalmente consegue enxergar a face de..... 

Espera! Essa não pode ser a face de Alá! Não pode! Não pode!

Não!!!
* * *
Antes, porém, do terrorista usar o peitoral, Daniel também o faz. Ele agarra o peitoral com força e o coloca sobre seu peito. Para ele, entretanto, realmente a face de Deus é revelada. Mas Deus tinha algo inesperado para lhe dizer.

E o que Ele diz mudou a vida  de Daniel completamente. 

E a minha também. 

E talvez a sua. 
* * *
Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta


6 comentários:

  1. Todos os livros do Bill Myers que já li são fantásticos, mas de todos esse é o meu favorito até agora. Excelente resenha! Penso que quem ainda não leu irá se interessar em ler. Outro do mesmo autor que está no topo dos favoritos dele é a coleção O poder das trevas (está dividido em A sociedade, Os enganados e O feitiço, mas pode ser encontrado em Volume Único), Bello Publicações.

    Sobre o assunto (terroristas, mulçumanos e afins), recentemente li um livro espetacular, se não tiver lido ainda, creio que você irá gostar, porque além de ter sido muito bem escrito, é baseado em fatos reais e se chama Cristãos Secretos, O que acontece quando muçulmanos se convertem a Cristo, do Irmão André e Al Janssen, editora Vida ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscila. Obrigado pelo comentário. :) Eu não conhecia esse livro do Bill Myers "O Poder das Trevas". Eu acabei de entrar no site da Bello Publicações e vi que o livro está fora de estoque. Ele tem 336 páginas. Achei meio pequeno para ser um "3 em 1". Será que é esse livro mesmo?
    http://www.belloshopping.com/o-poder-das-trevas.html
    Você já o leu completamente?
    O livro do irmão André, "Cristãos Secretos", eu também não conhecia. Mas agora vou pesquisar e adicionar na minha lista do Skoob. Obrigado pela indicação. Estou muito feliz por você nos acompanhar pelo blog e comentar as nossas resenhas. :) Prometo que em breve irei adquirir um dos seus livros, sobretudo os de poesia que me interessaram bastante. :)

    ResponderExcluir
  3. O livro O poder das trevas tem 336 páginas mesmo, e é relativamente pequeno pra uma coleção, mas a história vale a pena. Na Erdos eles tem disponível pra venda (foi onde comprei esses dois e outros do Bill Myers e de outros autores, mas tbm comprei vários do Bill Myers e do Irmão André e Al Janssen usados e em bom estado, de sebos na Estante Virtual).

    http://www.erdos.com.br/produto/detalhe/8625/o-poder-das-trevas

    http://www.erdos.com.br/produto/detalhe/4452/cristaos-secretos

    Me alegro em saber que você se interessou pelos meus livros e pelos de poesia, em especial. Você reparou que todos os dias posto um poema na minha página do facebook, às 7 horas da manhã?

    ResponderExcluir
  4. Não sei se este faz meu tipo de livro mas, pela resenha, a história é uma trama que vale à leitura!

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo