4.9.17

Resenha #0027: A Moeda - Uma História do Amor de Deus - Joyce Meyer

O que uma moeda pode fazer em sua vida? Bom, provavelmente não muita coisa. Na verdade, praticamente nada.

Mas para Jenny Blake, ela mudou tudo. Foi aquela simples moeda que ocasionou toda aquela bagunça na Grand Avenue e fez com que ela conhecesse a Srta. Shaw.

E conhecer a Srta. Shaw a fez conhecer a Deus.

E conhecer a Deus, a fez aprender a...

Vamos conferir? ;) (primeiros capítulos do livro no final da resenha)


Autor: Joyce Meyer
Editora: Bello Publicações
Gênero: Ficção Cristã
Páginas: 256
Skoob: Clique aqui
Compre: Site Extra

4,5 Estrelas


Sinopse
Jenny Blake não fazia ideia de como sua vida mudaria no verão de 1955. No dia em que ela para e pega uma moeda presa no asfalto quente a menina desencadeia uma série de acontecimentos que transformarão sua vida e a daqueles que a cercam. Jenny começa uma amizade inusitada com a srta Shaw, a mulher cujo passado é o maior mistério de toda a Grand Avenue; a mulher que irá mudar o futuro de Jenny para sempre. À medida que Jenny e srta. Shaw trabalham juntas na joalheria local, elas formam um laço que as desa­fia a confrontar os segredos do passado de ambas — segredos que ameaçam destruí-las. E nesse processo, elas descobrem que grandes decisões não costumam resultar em muita coisa, mas pequenas decisões às vezes transformam tudo.

Resenha
Essa é uma história verdadeiramente chocante. Jenny Blake tem uma vida que eu não desejaria a ninguém. Nem a mim, nem a você, nem ao meu pior inimigo - se é que tenho algum. Jenny é abusada sexualmente de seu pai quase que diariamente. Sempre que ele sente desejo, ele a leva para o quarto e... bem, você já pode inferir o resto. Além de abusar sexualmente dela, seu pai também a agride. Sempre que chega do trabalho cansado e Jenny faz alguma coisa errada - receber ligações fora do horário, comer todos os biscoitos do pote, chegar em casa 5 minutos atrasada ou até mesmo ter uma amiga negra - seu pai a espanca com o cinto ou lhe dá um murro na cara. Isso se repete não somente com Jenny, mas também com sua irmã, Jean Blake, uma irmã invejosa que, se Jenny pudesse, varreria do mapa definitivamente.

Mas aí você se pergunta: Cadê a mãe dessa garota?

Bom, sua mãe (cujo nome já não me lembro mais!) representa a típica mãe omissa do século 20. Com medo de também apanhar do marido ela decide ficar quieta e aceitar todos os abusos do marido. Vale lembrar que ela, quando tentava defender uma das filhas, acabava indo dormir com um belo olho roxo, se é que você me entende. Podemos dizer que a protagonista da história, Jenny Blake, é marcada por traumas, abusos, tristeza, mágoa, sofrimento e solidão. (eu disse que era chocante)

Mas então acontece. Lá estava ela. Brilhando ao sol do meio-dia.

A moeda.

Jenny, ao ir com sua irmã invejosa para o cinema, atravessa a rua movimentada da Grand Avenue e acaba avistando uma pequena moeda enterrada no asfalto quente. Ela decide não se abaixar para pegá-la, afinal, era uma mísera moeda velha e antiga. Mas alguma coisa dentro dela disse que ela deveria voltar.


- Jenny, pegue a moeda. Esse momento tem algo a ver com seu destino.

Não aguentando o ímpeto, Jenny decide dar meia-volta, abaixar-se e pegar a moedinha do chão. E então.....

(foi quando a cadeia de acontecimentos misteriosos começou).

BUM! 

O caminhão de laticínios freou para não atropelá-la.

BUM!

Isso fez com que as garrafas tombassem de cima do caminhão e caíssem no meio da rua fazendo um barulho estridente. E então...

BUM!

A porta da loja de artigos de 1,99 abriu e uma mulher que puxava seu bebê em um carrinho saiu exatamente quando as três últimas garrafas caíram. Com o susto ela se virou bruscamente e então....

BUM!

Ao se virar, a mulher esbarra sem querer em Bennett Mahaffey, que por acaso estava indo para casa com seu disco favorito de vinil debaixo do braço. O impacto foi tão forte que fez com que o disco pulasse de seu braço. O disco caiu no chão e começou a rolar rua abaixo descendo até o final de Grand Avenue. Bennett saiu disparado atrás dele. E então...

BUM!

O bandido percebeu a oportunidade perfeita para assaltar a joalheria da Srta. Shaw. A famosa Srta. Shaw, dona da joalheria, estava organizando diligentemente sua vitrine de joias, quando o bandido se aproximou e, violentamente, tomou de suas mãos um colar de pérolas, saindo correndo em seguida rua acima. (acho que você já sabe no que essa história vai dar). E então....

BUM!

Enquanto Bennett Mahaffrey se abaixa para pegar seu disco de vinil rolando no chão, o bandido olha para trás para analisar sua distância e verificar se estava sendo seguido. Nesse momento de desatenção, ele acaba tropeçando em Bennett Mahaffrey. O bandido cai no chão e a joia da Srta. Shaw é recuperada.

Acontece que havia mais uma pessoa na história sentada no banco da esquina e que acompanhou todos os acontecimentos desde o início. Desde o momento em que Jenny Blake agachou-se para pegar a moeda do asfalto quente até o momento em que o bandido tropeçou e caiu no chão. Pete Mason havia visto tudo. Mais tarde, ele contaria à Srta Shaw que graças ao fato de Jenny ter-se abaixado para pegar a moeda, todos aqueles acontecimentos ocorreram por causa dela. E que o bandido só foi pego por causa de Jenny. E assim a Srta Shaw acaba ligando para Jenny e oferecendo a ela um emprego em sua joalheria.

Até aqui tudo bem. Mas o que que tem de cristão nesse livro?

Calma, não feche a resenha ainda. 

A Srta Shaw também tem lá seus problemas. Como mostra na capa desse livro, ela usa sempre suas luvas brancas. Ela nunca as tira. Por nada nesse mundo. Por que será?

Acontece que a Srta Shaw é cristã. (agora você vai entender a história). A dona da joalheria acaba ensinando muitas coisas sobre o amor de Deus a Jenny durante o tempo que ambas passam juntasJenny aprende sobre amizade, sofrimento e, sobretudo, perdão de Deus. 

Essa é uma história comovente. Você fica com pena de Jenny o tempo todo. Ela sofre muito, mas no final, você percebe que Deus estava sempre presente na vida dela. Ele enviou a Srta Shaw para ajudá-la nesse momento de dificuldade. Uma verdadeira amiga. Uma conselheira em todos os momentos. E, para a nossa surpresa, a Srta Shaw também precisava de ajuda. E Jenny era a única que podia fazer isso. Jenny aprende com o perdão de Deus que ela também precisa perdoar o seu pai. Mas será que ela consegue?

Mas, afinal, o que uma moeda tem a ver com isso tudo?

Fazer Jenny abaixar-se para pegar aquela moeda mudou tudo em sua vida. Pois todos os outros acontecimentos só ocorreram a partir daquele ato simples. Uma prova de que Deus usa coisas grandes, mas também as pequenas, para nos ajudar em nossas batalhas e sofrimentos.

Deus está sempre presente em nossas vidas. Ele usa qualquer meio, até mesmo os pequenos detalhes, para nos trazer amigos e refrigério nos tempos mais sombrios da nossa vida. E até mesmo nos ensinar a perdoar.

E sabe o que mais?!

Essa ficção se trata de um relato ficcional da história da própria Joyce Meyer! Isso mesmo. Para quem não sabe, A Joyce foi abusada por seu pai durante sua infância. Joyce Meyer sofreu muito em sua vida, mas Deus usou coisas pequenas para mostrar sua proteção. E então ela decidiu publicar esse livro. Fiquei tocado com essa história. Não sabia que ela havia sofrido tanto, principalmente quando a vemos hoje dando palestras e pregando em vários países.

Deus está te vendo. Ele irá te socorrer.

Esse livro me ensinou a perdoar. Me ensinou sobre o perdão de Deus.

E agora, caso você queira dar uma olhadinha no começo da história:

Primeiros capítulos do livro

Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta


2 comentários:

  1. Como esse livro é maravilhoso! Há tantos ensinamentos! Como as pequenas coisas fazem diferença, como não é sábio julgar os outros só pela aparência/ sem nem ao menos conhecer a história da pessoa e o que a levou a ser como é, como Deus usa as circunstâncias pra nos atrair a Ele, a Seu amor, à Verdade que liberta...

    Já li e reli tantas vezes, e toda vez que releio enxergo algo novo, aprendo algo que não tinha notado nas outras leituras. Esse é o tipo de livro que vive emprestado (inclusive agora está com uma amiga).

    Queria que tivessem mais livros da Deborah Bedford em português (pois foi ela que criou essa história baseada na história da Joyce) e vi que existem vários livros dela em inglês com títulos beeem sugestivos!

    Como sempre, a resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro foi tocante! Ah, eu não sabia que foi a Deborah Bedford que criou essa história baseada na vida da Joyce. Foi bom saber. rsrs Eu também já pesquisei outros livro da Deborah e vi que ela tem váááááários livros de ficção não traduzidos para o português. A escrita dela é muito boa! Espero que as editoras traduzam mais de seus livros futuramente. ;) Grande abraço!

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo