1.9.17

Resenha #0026: A Fascinante Vida do Apóstolo Paulo - Ronan Toledo



Você consegue imaginar Adolf Hitler pregando o evangelho para o judeus em plena Jerusalém?!

Seria possível Deus mudar um dos corações mais duros e frios que a humanidade já viu?

Bom, sabemos que não há nada impossível para Deus. E tarefas impossíveis são exatamente a sua especialidade. O que Ele fez aqui é algo mais que impossível. É algo sobrenatural. 

Vamos conferir? ;)


Autor: Ronan Toledo
Editora: Editora Cruz
Gênero: Biografia
Páginas: 141
Skoob: Clique aqui

4 Estrelas

Introdução
Essa já é a terceira resenha que faço da coleção de 5 livros que recebi em parceria com a Editora Cruz. Se quiser visitar o site dela, não perca tempo e Clique Aqui para dar uma olhada nos livros que ela está disponibilizando. O acervo está maravilhoso e muito edificante. Além dos livros cedidos pela editora que estão sendo resenhados gradativamente aqui, eles também publicaram obras como:
- O Deus que fala: Um estudo do Salmo 19 - Hermisten Maia. Veja aqui
- A Felicidade Segundo Deus - Hermisten Maia. Veja aqui
- A Soberania de Deus e a Responsabilidade Humana - Hermisten Maia Veja aqui

Pretendo ler essas obras muito em breve!

Mas antes da resenha, olha que imagem linda! Eu não sei quem a pintou, mas daria um belo quadro aqui em casa!



Resenha:
O livro é dividido em 14 capítulos, na maioria das vezes curtos. Eles têm aproximadamente entre quatro e seis páginas. São ideais para serem lidos de manhã antes de ir ao trabalho ou à noite antes de dormir. A leitura é leve, descontraída e, o que eu achei mais interessante, acessível a qualquer público. Esse é um dos grandes problemas do mercado editorial cristão atual. Eles publicam excelentes obras, porém com um nível gramatical e escriturístico um tanto elevado para a maioria do público brasileiro. Embora os jovens tenham mais acesso à instrução hoje do que há alguns anos, os mais idosos ainda carecem de vocabulário e conhecimento gramatical. Por essa razão, têm dificuldades para acompanhar os livros mais recentes. Esse certamente não foi um problema encontrado nesse livro. Pelo contrário, a obra é de tamanha clareza que - acredito eu - até aqueles que não leem há anos terão facilidade de compreendê-la e absorver seu conteúdo. Um ponto altamente positivo.

Preferi não discorrer muito sobre minha opinião acerca do livro. Não há muito o que dizer. Ele é simplesmente maravilhoso. Descobri detalhes a respeito da vida de Paulo que eu sempre vi ali na Bíblia, porém nunca havia atentado para eles. Foi uma leitura enriquecedora e certamente abriu meus olhos para uma nova maneira de ler as cartas do Apóstolo dos Gentios. Vou resumir aqui os três primeiros capítulos:

CAPÍTULO 1: PAULO, HEBREU DE HEBREUS
No primeiro capítulo Ronan Toledo começa nos mostrando quem era Saulo de Tarso antes de sua conversão. Ele usa um trecho da carta aos Filipenses para nos mostrar como Paulo se considerava antes de ter encontrado Jesus no caminho para Damasco.

"Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu" (Fp 3.5)

Nossa, aqui nessa passagem tem taaaanta coisa interessante para ser explorado! Eu não vou dizer para vocês porque senão essa resenha vai ficar enorme, mas o autor nos explica detalhadamente o porquê de Paulo ter-se chamado de "Hebreus de Hebreus", porque ele fez questão de mencionar de qual tribo ele vinha e por qual razão ele não omitiu o fato de ter pertencido ao farisaísmo, a pior seita judaica de todas. Foram duas páginas e meia repletas de informações valiosíssimas! Eu já comecei o livro amando!

CAPÍTULO 2: PAULO, O FARISEU
Aqui Ronan Toledo deu mais ênfase ao estudo das seitas judaicas recorrentes no século I. Aprendi que os fariseus eram regidos por uma seita estrita e purista que pensava que a vida inteira devia ser caracterizada pela observância da lei. Os fariseus acreditavam que quanto mais da Lei de Moisés eles seguissem, mais santo eles se tornavam. O amor ao próximo não era obrigatoriamente algo a ser observado. A Lei estava acima de tudo. Sempre. Um sistema legalista que colocava a Torá acima até mesmo da vida humana. Esse também foi um capítulo que eu simplesmente não pude deixar de compartilhar com vocês. O próprio Paulo afirma em Atos 26.5 que seguia uma seita:

Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. (grifo meu)

CAPÍTULO 3: PAULO, SUA ESCOLA E SUA PROFISSÃO
O terceiro capítulo do livro nos conta sobre como Paulo chegou a ser fariseu e como ele conseguiu ser tão instruído. Ele era discípulo de Gamaliel. Mas isso talvez não signifique nada para você. Bom, isso porque você não sabe quem foi Gamaliel. Ele foi neto de ninguém mais ninguém menos que Hilel! Tanto Hilel quanto Gamaliel foram rabinos famosos e piedosos. Eles eram bastante estimados em sua época. Eu tenho aqui em casa alguns livros que falam sobre contos judaicos. Vários desses contos são atribuídos ao grande mestre Hilel. Contos de sabedoria, amor e piedade. Ele foi com certeza um grande rabino. Então, percebemos que Paulo teve uma instrução "de ponta".

Bom, não dá tempo de resumirmos todos os 14 capítulos senão acho que você se sentiria bastante inclinado em clicar naquele botãozinho vermelho com um "X" branco bem ali no canto superior direito da sua tela. Mas vamos pelo menos ler o título dos próximos capítulos, tudo bem?

Capítulo 4: Paulo e sua conversão.
Capítulo 5: Anos silenciosos da vida de Paulo (Na Arábia).
Capítulo 6: Paulo e sua base missionária.
Capítulo 7: Paulo e sua primeira viagem missionária.
Capítulo 8: Os Missionários em Antioquia da Psídia.
Capítulo 9: Paulo em Icônio, Listra e Derbe.
Capítulo 10: Paulo e sua Segunda Viagem Missionária.
Capítulo 11: A Terceira Viagem Missionária.
Capítulo 12: Prisões, injúrias e Defesas.
Capítulo 13: A Viagem a Roma.
Capítulo 14: Os Últimos anos de Paulo , O Prisioneiro de Jesus Cristo.

Uffa...deu um trabalhinho escrever essa resenha, e eu já estou com dor nas costas. Tive que me lembrar de detalhes lidos e consultar algumas notas que fiz ao longo da leitura. Mas tenho certeza que valeu muito a pena. Ler esse livro foi uma verdadeira viagem através da vida desse homem tão usado por Deus no ministério da evangelização. Não fosse por ele, certamente nós não teríamos Cristo em nossas vidas. Ele foi o responsável por levar o evangelho ao povo não-judeu. Graças a Paulo hoje conhecemos a Cristo. 

Esse livro é um daqueles que nos humilham e nos mostram o quão pouco nós fazemos para Deus aqui na terra. Eu super recomendo a leitura para todos os que desejam saber mais sobre o apóstolo, suas viagens, suas cartas e, sobretudo, um pouco mais sobre sua vida pessoal antes de se tornar discípulo de Jesus.

A Editora Cruz e o autor Ronan Toledo estão de parabéns por essa obra maravilhosa.

Recomendo a leitura? 100%.

Ah, eu já ia me esquecendo. Já tem uma irmã lá da minha igreja suuuuper Interessada nessa obra.

Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta





6 comentários:

  1. Eu conheci a Editora Cruz pelo seu blog, estou gostando de acompanhar as resenhas dos livros deles.

    Abs.
    cafeebonslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Kelly. Eu faço questão de responder a todos os comentarios dos meus amigos que acomponham meu blog. E esse não será exceção. A Editora Cruz confesso que nem eu mesmo conhecia até esse ano. Parece que ela está crescendo agora e vem publicando muitas obras reformadas, exatamente sua área de interesse. Dá um pulinho no site e veja o acervo deles. Está muito legal. Ainda vou resenhar mais dois livros dela. Fique ligada e obrigado por nos acompanhar. Eu adoro ler os comentários e responder a eles. Essa interação entre escritor/leitor é muito prazerosa.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que você mostrou o livro é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode crer que é. Embora seja um livro curto e não se aprofunde muito na história e nos detalhes, é um ótimo pontapé inicial para aqueles que querem entender mais sobre o pano de fundo da vida de Paulo e suas cartas. :) Obrigado pelo comentário, Priscilla! :)

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha, achei interessante e instrutivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela sua visita aqui no nosso blog. Sim, foi um dos livros mais instrutivos sobre Paulo que já vi. Tenho outros também sobre eles, inclusive mais extensos que posso lhe recomendar também. :)

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo