22.1.19

Resenha #132: Vencendo o Silêncio da Alma - Silvia Prado - Editora Ágape

É possível aliar Psicologia/Psiquiatria à Bíblia?

Uns dizem que sim, outros dizem que não. Independente da opinião, esse livro mostra que é perfeitamente possível conciliar uma coisa com a outra para benefício e edificação da Igreja.


Então, vamos conferir? ;)


Título: Vencendo o Silêncio da Alma
Autor: Silvia Prado
Editora: Ágape
Gênero: Vida Espiritual
Páginas: 140
Skoob: Clique aqui 
Compre: Site Amazom

4,5 Estrelas

Sinopse

Por mais que tenhamos uma vida saudável, inúmeras vezes precisaremos da ajuda de um profissional para o tratamento.
Há, porém, uma resistência e um questionamento quanto à saúde emocional.

Psiquiatra ou psicólogo?
“Não, obrigado”;
“Eu não sou louco”;
“Eu posso me cuidar e gerenciar minhas emoções”;
“Eu tenho Deus e não preciso de ajuda”.

Sob o olhar de uma psicóloga que é cristã, “Vencendo o silêncio da alma” trata de assuntos delicados que raramente chegam ao púlpito das igrejas, mas estão presentes na vida dos cristãos: depressão, transtorno de ansiedade, bipolaridade, pensamentos suicidas etc.
A obra reúne experiências vividas na clínica de psicologia e no campo missionário, e ajudará o leitor, por meio da psicoeducação e dos ensinamentos encontrados na Bíblia, a pensar diferente, vencendo, em primeiro lugar, o preconceito e a falta de informação.
Você será despertado e passará a olhar a vida e as aflições que encontramos na nossa jornada aqui na terra de uma forma mais leve, com racionalidade e atenção ao que sua mente produz.



"Nunca julgue um livro pela quantidade de páginas". O ditado não é exatamente esse, mas bem que se encaixaria perfeitamente no caso desse livro. "Vencendo o Silêncio da Alma" é um livro curto, confesso. Suas 140 páginas aparentemente transmitem a sensação de que o conteúdo não será suficiente para expôr o tema ao qual a autora se dispôs a encarar. Porém as aparências enganam, meu amigo. Pode acreditar em mim.

A Autora
E já que estamos falando em ditados populares, lá vai mais um que cabe nesse caso. "First things first", ou melhor, "primeiro as primeiras coisas". Quem é, afinal, a Silvia Prado? Eis aqui uma resumo do seu currículo:

1. Psicóloga clínica com formação em Terapia Cognitivo-comportamental;
2. Terapia de esquemas, Meditação e Conflitos;
3. Carrier e Professional Coaching;
4. Grafologia e Avaliação por Competências.

Só isso? Não.

5. Prós-graduada em gestão estratégica de Recursos Humanos para Negócios;
6. Atuação em Recursos Humanos em empresas multinacionais;
7. Membro do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC)
8. Psicóloga voluntária do Instituto Nissi de Missões e apoia projetos na Angola.

Uffa. E ainda tem mais! Porém vamos ficar por aqui. Se quiser o currículo completo da autora, entre em contato com ela. (hehe)





O Livro

"Você precisa orar mais".

"Você não tem fé".

"Está querendo chamar a atenção?"

"Deve estar dando brecha para o inimigo".

"Você deve estar com pecados ocultos".



Você já deve ter ouvido essas acusações antes. Sim, e eu você a conhecemos muito bem. São acusações proferidas por pessoas sem sensibilidade alguma. Pessoas que julgam o porquê do sofrimento alheio. Pessoas que acreditam que tudo é ação demoníaca ou que ir à igreja ou ler a Bíblia irá resolver todos os seus problemas como num passe de mágica.

Há pessoas sofrendo mundo afora. Pessoas com depressão. Pessoas com síndrome do pânico. Pessoas com pensamentos suicidas. Pessoas com baixa autoestima. Pessoas sem esperança de vida. Como cuidar de pessoas assim? Lendo a Bíblia?

Sim, claro. A Bíblia é a solução para os nossos problemas. Cristo é a solução de todo o problema. Mas não será lendo um versículo qualquer isolado que você irá ajudar psicologicamente uma pessoa nos estados citados acima. É necessário conhecer o que a Bíblia fala especificamente sobre doenças mentais e como ela trata de maneira tão delicada assuntos tão sérios como esses. Sem esse conhecimento, arrisco-me a dizer que alguns conselhos bíblicos pode trazer, por vezes, mais malefícios do que benefícios.

Citação 1

Uma moça me relatou que foi diagnosticada com Transtorno Bipolar e, no auge das suas crises, apresentou alterações expressivas de humor, o que foi considerado pela sua liderança da igreja como “algo do demônio”.

“Silvia”, relatava ela envergonhada, “eu sabia que não era nada disso, mas sequer me ouviram, a preocupação era expulsar o demônio”.

Outra mulher diagnosticada com depressão ouviu conselhos como:

“Ore mais, irmã, sua fé está pequena.”

Página: 30 

Dizer a uma pessoa que sua depressão é culpa dela devido à sua falta de fé em Deus e nas circunstâncias, ou até mesmo culpa de demônios, pode levá-la a se afundar mais ainda no buraco da depressão. Dizer que ela precisa orar mais ou confessar pecados ocultos pode ser tudo de que a pessoa precisava para dar cabo ao tão almejado suicídio que ela vem planejando há meses.

É nessa hora que entra a psicologia aliada à Bíblia.

O livro, ao meu ver, é um dos mais concisos e objetivos sobre esse tema. Ele trata de assuntos como: Distorções de pensamento, depressão, angústia, pensamentos acelerados, ansiedades, suicídio, baixa autoestima, procrastinação e muitos outros assuntos semelhantes.

Sempre usando uma abordagem bíblica!

Existe um quadro muito interessante que me ajudou muito a enxergar o motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem gerenciar suas emoções ao longo da vida. A memorização desse quadro pode te ajudar muito em qualquer situação desastrosa pela qual você possa passar. veja abaixo:

Passado:
Reação errada: Angustiado por algo que aconteceu.
Reação correta: Tome como lições aprendidas.

Presente:
Reação errada: Sobrevivendo.
Reação correta: Vivendo.

Futuro: 
Reação errada: Sofrendo.
Reação correta: Planejando Estratégias.

Existe uma série de pensamentos negativos que colocamos na nossa mente que nos afeta emocionalmente e psicologicamente. Sem percebermos, começamos a afundar lentamente no mar do desesperado. Não chegamos no mar da depressão ainda, mas o barco está navegando solenemente em sua direção. Essas são algumas das distorções de pensamentos mais comuns que a autora separou para nós:

1. Previsão do futuro
Serei demitido.
Nunca irei casar.
Vou morrer em breve.

2. Leitura da mente
Ele acha que sou um fracassado.
Ele pensa que sou burra.

3. Catastrofização
Meu namorado não atende o celular. Deve estar com outra.
O RH me chamou, serei mandado embora.

4. Rotulação
Sou burro.
Sou feio.
Sou incapaz.

5. Pensamento dicotômico
Cometi um erro, sou incapaz.
Tudo isso não valeu de nada.

E muitos outros.

Essas são algumas das principais distorções de pensamento que a maioria da pessoas criam em sua mente. Elas afetam diretamente a nossa performance, nossa vida sentimental e, se não forem devidamente tratadas, logo afetarão a nossa saúde mental.

Mas, afinal, onde entra a Bíblia nisso tudo?

Citação 2
Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.




Citação 3
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 
 2 Coríntios 5:17


Citação 4
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
Provérbios 3:5 


As duas primeiras citações foram escritas pelo Apóstolo Paulo. Havia uma razão importante pela qual ele fazia questão de citar afirmações como essas. Os cristão do primeiro século tinham dúvidas quanto ao perdão dos seus pecados. Era difícil, e ainda continua sendo hoje, confiar e acreditar que Cristo não só perdoa, mas também se esquece completamente dos nossos pecados do passado. Paulo queria deixar claro que os cristãos não deveriam se preocupar ou ficar ansiosos pelo passado ou por qualquer erro que haviam cometido. O importante era que tudo já havia passado e que agora eles eram novas criaturas EM CRISTO. 

Pode parecer bobo, mas esse não é um conselho teológico. Esse é um conselho psicológico! Leia as cartas de Paulo e você verá palavras de encorajamento e ânimo a cristão que estavam sofrendo não só com os problemas do presente, mas também do passado. A carta aos Filipenses é o melhor retrato para isso. Ela é conhecia como "A Carta Mais Feliz" que Paulo  já escreveu.

Detalhe: ele estava acorrentado.

Aqui vai o sumário do livro para você ter um gostinho:

Capítulo 1: Bem-vindo ao mundo Vuca
Capítulo 2: Quebrando Paradigmas
Capítulo 3: Distorções de Pensamento
Capítulo 4: Depressão: como ter bom ânimo?
Capítulo 5: Quando a angústia e a tristeza batem à porta de um líder
Capítulo 6: Rotulações e os ensinamentos de Davi
Capítulo 7: Pensamentos acelerados: Aprenda a descansar
Capítulo 8: Ansiedade e os ensinamentos do Apóstolo Paulo
Capítulo 9: Suicídio
Capítulo 10: Baixa autoestima
Capítulo 11: Negação e a história de Jonas
Capítulo 12: Deixe a raivar secar
Capítulo 13: Procrastinação
Capítulo 14: Recomeços
Capítulo 15: A psicologia no campo missionário
Capítulo 16: Milagres

Bom, é isso, pessoal. O livro está super recomendado! Dei 4,5 estrelas devido ao fato dele ser bem curtinho, capítulos de leitura rápida e alguns temas terem sido tratados de maneira mais objetiva do que eu esperava. Temas como suicídio poderiam ter sido tratados de maneira mais aprofundada e com mais exemplos e experiências pessoais, uma vez que pessoas costumam se identificar com experiências relatadas por outras pessoas que sofreram do mesmo mal. Contudo, o livro deve ter sido escrito de maneira objetiva estrategicamente. Creio que pessoas que precisam ler sobre o assunto talvez não tenham paciência e ânimo para ler livros longos. Então os capítulos curtos, nesse caso, acabam sendo a maneira mais adequada para organizar a obra. Embora eu prefira, pessoalmente, capítulos mais longos. Bem, gosto é gosto. ;)

A autora está de parabéns pela obra! Creio que será uma grande ajuda para o Corpo de Cristo. Eu poderia criar vários sermões baseados em vários capítulos dessa obra. E creio que toda a Igreja seria edificada pela mensagem.

Ótima leitura e valeu cada tempo investido!






Um comentário:

  1. Oi Bruno!

    Assunto polêmico. Fiquei interessada para conhecer a abordagem da autora.

    Vi em algum lugar (acho que no facebook) você dizendo que quer conhecer as obras da Elyse Fitzpatrick. Já li dois livros dela, nos dois ela toca indiretamente sobre esses temas (depressão, pânico...) e gostei muito da abordagem dela. Ainda que o tom seja de uma conselheira e não de uma médica, é muito válido, dicas práticas mesmo.


    Abs.
    http://cafeebonslivros.home.blog

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo