23.5.18

Resenha#0082: O Tempo e a Eternidade - Wernet Gitt - Editora Chamada da meia-noite

E aí, galera, tudo bem com vocês?

Hoje vamos resenhar um livro que me ajudou muuuito. Chama-se: O Tempo e a Eternidade, o autor Werner Gitt.

Então, vamos conferir? ;)



Título: O Tempo e a Eternidade
Autor: Werner Gitt
Editora: Chamada da meia-noite
Gênero: Ciência e Bíblia
Páginas: 140
SkoobClique aqui 
Compre: Site Chamada

4 Estrelas



Sinopse

O tempo tem sido objeto de estudo através dos séculos. A afirmação de Agostinho, no século IV: "O que é o tempo? Se me perguntam, sei o que é. Contudo, se tento explicar para alguém, não sei fazê-lo.", mostra a paralisia sobre o conhecimento desse fenômeno fundamental que perdura desde então. 


    Essa obra eu recebi de presente de uma amiga escritora. Na época eu mal conhecia a editora Chamada da meia-noite. Havia apenas recebido alguns livros em parceria com a editora, mas não tinha consciência da dimensão e profundidade do seu acervo.

    Em "O Tempo e Eternidade" o físico e cientista cristão "Werner Gitt" nos presenteia com um estudo sistemático, científico e bíblico a respeito dos fenômenos tão mal compreendidos chamado "tempo" e "eternidade".


    Capítulo 1: O tempo como uma grandeza física

    Esse capítulo o próprio autor afirma ser totalmente "dispensável". Ele retrata a questão do tempo como uma grandeza física estudada na matemática e na engenharia. Gostei bastante dele, pois sou formado em Engenharia. Aprendi conceitos novos sobre o tempo e revi alguns que havia me esquecido. O autor comenta sobre as unidades de medida, segundos, horas etc. E ainda nos apresenta fórmulas matemáticas para calcular e medir o tempo. Interessante para os matemáticos e engenheiros. Dispensável para os teólogos sem predisposição para a matemática.



    Capítulo 2: O tempo como uma grandeza antropológica

    Aqui é onde o autor toma a maior fatia do livro. O conceito apresentado pelo autor é algo completamente inovador, até então totalmente desconhecido. Tinha que ser alemão mesmo! Werner Gitt, especialista em informática, encontra uma solução inesperada e, ao mesmo tempo, surpreendente ao aplicar o "Conceito de Informação" desenvolvido por ele, também ao fator "Tempo". Além disso, suas abordagens matemáticas e científicas são confirmadas por uma série de passagens bíblicas. É muito interessante e você começa a se interessar mais e mais pela questão do tempo! Algo que você nunca parou para imaginar antes. Werner vai nos mostrar que o tempo não pode ser "emprestado, armazenado, nem pulado". E vai nos fornecer exemplos científicos de cada um.

    Citação 1

    A partir da Bíblia podemos concluir que não existe um curso eterno para as coisas, mas que o tempo que está à nossa disposição acontece apenas uma vez. O livro de Jó nos deixa isso claro: "Visto que os seus dias estão contados, contigo está o número dos seus meses, tu ao homem puseste limites dos quais não passará" Jo 14:1-2,5). No novo testamento Jesus afirma que ninguém pode aumentar nenhum côvado ao curso da sua vida.a (Mt 6:27) e no Salvo 90:12 aprendemos que devemos "contar os nossos dias". 

    "Quero usar o meu tempo hoje de tal maneira que cinco minutos após minha morte, eu possa dizer: Era assim que eu queria aproveitá-lo".
    Pg: 32 e 33


      Capítulo 3: O que é Eternidade?

      No capítulo 3, Werner vai discutir sobre a questão da eternidade. Como podemos medir cientificamente esse fenômeno? A Bíblia fala muito sobre eternidade, mas será que isso é algo concebível à mente humana?

      Aqui, com maestria, o cientista alemão vai discorrer sobre a diferença entre o Tempo Chrónus (tempo humano) e Kairós (Divino). Ele vai dissecar as diferenças entre o tempo do homem e o tempo de Deus. Também nos mostra o porquê de esperarmos tanto tempo para Deus agir em certas circunstâncias da nossa vida de maneira tão lenta dentro do espaço Chrónus, embora dentro do espaço divino Kairós ele esteja exatamente dentro do esperado. Gostei demais desse capítulo!


      Minha Opinião:
      Não há palavras para descrever o impacto desse livro em minha vida. Entender a diferença científica entre "Chrónus" e "Kairós" foi fundamental para compreender por que Deus demora tanto para realizar suas obras em nossas vidas. Recomendo o livro para quem tem paciência para ler livros científicos. Embora seja uma livro cristão, o autor se delonga demais nas questões científicas e matemáticas, fazendo um elo poderoso entre a Bíblia e a ciência. Algumas partes podem soar extremamente enfadonhas para o leitor menos preparado para o assunto em questão, mas com certeza valera a pena quando chegar ao final. Sua compreensão do tempo jamais será a mesma.

      Obrigado pela leitura. Deus te abençoe. Se quiser comprar o livro, o link está acima.



      Acompanhe pelas redes sociais:


      Facebook: Curtir Página          











      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Resenhas mais antigas:

      Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

      Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo