27.2.18

Como começar a escrever um livro?

Olá, pessoal, tudo bem?


Hoje vim trazer para vocês a tradução de um artigo que fiz especialmente para vocês. Trata-se de um artigo sobre escrita feito por um dos meus autores favoritos. 

Sean Mcdowell!

Então, vamos conferir? ;)



Ao longo dos últimos 12 anos, tenho tido a oportunidade de escrever uma grande quantidade de livros para estudantes e adultos na área da apologética e relacionamentos. Como resultado, escritores aspirantes frequentemente me pedem conselhos sobre como se tornar um autor consolidado. Aqui estão algumas dicas que tenho aprendido ao longo do caminho:


1. Não tenha pressa em publicar.
Devido a vivermos em uma cultura "instantânea", é fácil sentirmos a necessidade de publicar algo imediatamente. Mas isso geralmente é um erro por, pelo menos, duas razões. Em primeiro lugar, uma vez que algo é publicado, ele ficará disponível para sempre a qualquer um que pesquisar por ele no google. Em segundo lugar, as pessoas frequentemente irão te julgar pelo seu primeiro livro, então certifique-se de que ele seja bom! Há bastante sabedoria em aguardar um pouco mais de tempo para escrever um ótimo livro do que se apressar e publicar um livro mediano.


2. Escreve a partir de sua paixão e domínio.
Meu primeiro livro se chamava Ethix: Being Bold in A Whatever World (2006). Quando eu inicialmente ponderei escrever um livro, eu me fiz algumas perguntas: Eu domino esse assunto? Que contribuição única eu posso dar? Onde há um "vão" que possa ser preenchido? Minha graduação foi em filosofia e eu estava ensinando apologética e cosmovisão no ensino médio. Pessoalmente eu sentia a necessidade de um livro escolar sobre ética que oferecia pensamentos bíblicos e filosóficos cuidadosos sobre assuntos "polêmicos" tais como aborto, guerra e homossexualidade. Então eu escrevi um! Você pode fazer o mesmo.


3. Desenvolva a sua voz única.
Quando comecei a escrever pela primeira vez, encontrei-me imitando a voz de outros autores. Eu tentava escrever com a autoridade de J.P. Moreland ou com a clareza e persuasão de Philip Yancey. Mas eu ficava com aquela pergunta martelando na minha cabeça: Como será que Deus me capacitou para escrever? Quais experiências Deus me deu que moldam a maneira única como eu me comunico? Pessoalmente, tive a sensação de que a minha voz de escritor começou a emergir quando eu estava na casa dos 30 e provavelmente é melhor vista em meu livro A New Kind of Apologist assim como as contribuições únicas que fiz à versão atualizada de Evidências que demandam um veredicto. Se você é um escritor aspirante, ore e foque no desenvolvimento da voz única que Deus te deu.


4. Desenvolva uma plataforma.
A menos que você tenha uma ideia ou uma experiência completamente nova, escrever em blogs com regularidade é essencial (assim como usar outras mídias sociais). Primeiro, isso vai te ajudar a se tornar um escritor melhor. Não há atalhos para se tornar um escritor melhor. Escreva, escreva, escreva. Segundo, escrever em blogs ajuda a desenvolver a sua plataforma. Uma das perguntas que os editores fazem quando veem uma proposta é: A pessoa tem uma plataforma? Caso contrário, poucos irão assumir o risco de lançar algo de um escritor estreante. Terceiro, você será capaz de sentir se as pessoas valorizam sua escrita. As pessoas leem seu blog? Elas deixam comentários? Um blog de sucesso é um bom sinal de que você irá escrever um livro de sucesso.


5. Encontre sua identidade em Cristo.
Embora eu tenha mencionado anteriormente, essa é a dica mais importante de todas. Você irá inevitavelmente enfrentar críticas se você escrever um livro. Algumas pessoas talvez sejam grosseiras. Se sua identidade vier do elogio dos outros, ou de quantos livros você vende, você poderá se encontrar em sérias dificuldades. Mas se sua identidade está firmada em Cristo, então você fará o seu melhor e deixará os resultados nas mãos de Deus. Firmar a sua identidade em Cristo começa bem antes de começar a escrever um livro. Considere refletir sobre as seguintes questões: "Afinal, por que eu quero escrever um livro?" Posso glorificar a Deus tanto através do processo quanto do produto final?" Você não precisa ter motivações perfeitas, mas certifique-se de que você verdadeiramente amará a Deus e outras pessoas ao longo processo. Se isso acontecer, vá em frente.

Gostaram do post de hoje? Então deixem um comentário. Prometo que sempre volto para responder a todos eles. :)

Sean Mcdowell, Ph.D. É professor na Universidade Cristã de Apologética em Biola. Autor de livros best-seller, palestrante popular, professor de ensino médio em tempo parcial e acadêmico residente no Summit Ministries, California. Siga-no no Twitter @sean_mcdowell

Blog: seanmcdowell.org

Traduzido por: Bruno Felipe
Original Text: Click here 

Acompanhe o Resenhas Cristãs:

Youtube: Inscrever-se no canal  
Facebook: Curtir Página
Instagram: Seguir no Insta

5 comentários:

  1. Que legal!! Gostei da escolha do tema do artigo escolhido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dafne. Desculpe a demora para responder. Estive ocupado ultimamente, mas agora voltei a ficar mais ativo no blog. Essas dicas são essenciais para quem tem a intenção de escrever um livro no futuro. Achei tão legais que resolvi traduzir e compartilhar com vocês. Fico feliz que tenha gostado. ^^

      Excluir
  2. Ótimo artigo Bruno. Gostei muito das dicas... Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Kelly. Eu adorei o artigo também. Resolvi traduzi-lo e postar aqui para o público do Brasil. Irei eu mesmo usar essas dicas para começar a rabiscar algumas coisas no futuro. Já tenho um livro em mente e já comecei a esboçar algo. Talvez quando ele estiver mais completo eu posso compartilhar com vocês aqui no blog. :)

      Excluir
  3. Eu gostei muito mesmo sobre essa dica de como começar a escrever um livro!! Acho que também poderia nos dar opções e também o passo a passo de poder escrever outras coisas além de livros: blogs, tipos de livros diferentes, revistas, não sei o que mais vc tem guardado na sua mente e coração que poderá nos incentivar a abençoar essa nova geração.

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo