27.10.19

Resenha #160 - O Enigma de Jó - Marcelo Aguiar - Editora Betânia

Existe razão para o sofrimento? Se sim, o que a Bíblia fala sobre isso?

Então, vamos conferir? ;)


Título: O Enigma de Jó
Autor: Marcelo Aguiar
Editora: Betânia
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 128
SkoobClique aqui 
Compre: Site 

5 Estrelas
Sinopse

EXISTE UM SENTIDO PARA O SOFRIMENTO?

Cedo ou tarde, todos nós nos deparamos com essa questão, com esse enigma. É difícil entendermos como um Deus bom e amoroso deixa que seus filhos sofram. E, pior, achamos que não merecemos passar pelo sofrimento, que a nossa bondade – nosso empenho em viver de forma correta – é o passaporte para uma vida feliz, isenta de problemas, de dor, de tribulação.

Mas será que é assim? 
Podemos fazer algo que nos impeça de sofrer?
 E Deus, será que ele tem um propósito maior ao permitir que a dor, a tragédia ou o sofrimento batam à nossa porta?

Em busca de respostas, o autor empreende uma interessante incursão pelo livro de Jó. Acompanhe-o nessa jornada e saiba por que Deus permitiu que Jó – exemplo de fé e virtude – enfrentasse as mais terríveis aflições. Aventure-se nessa caminhada e encontre respostas para alguns por quês que afligem a alma humana. Decifre, junto com o autor, o enigma do sofrimento.

Ao procurar entender sua situação, Jó encontrou um sentido maior para a vida e pôde, então, experimentar a verdadeira intimidade com o Pai. Você terminará a leitura deste livro entendendo melhor quais são os propósitos do Senhor ao permitir que passemos pelo vale da tribulação.
E estará apto a aceitar, com fé, coragem e determinação, os caminhos de Deus para o seu crescimento... Ainda que seja necessário enfrentar o sofrimento.
E, acima de tudo, poderá dizer:
 “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42.5).




Não é todos os dias que encontro um livro tão bom assim como esse. Conheci o autor Marcelo Aguiar há pouco tempo através do seu livro "Cura Pela Palavra" e já virei fã.

O livro "O Enigma de Jó" é uma verdadeira obra-prima sobre a questão do sofrimento. O autor faz uma análise concisa do livro de Jó enxergando o sofrimento a através de 6 diferentes perspectivas: 

1) A perspectiva de Eliú
2) A perspectiva de Elifaz
3) A perspectiva de Bildade
4) A perspectiva de Zofar
5) A perspectiva de Jó
6) A perspectiva de Deus 

Cada personagem do livro de Jó interpreta o sofrimento de uma maneira peculiar. Quem estaria, então, propondo a melhor interpretação? 

Separei algumas citações da obra que mais me impactaram. Existem muitas outras, mas essas ficarão registradas na minha memória:


Página 78

A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe.  - Agostinho de Hipona



 Página 82

Não foi Deus quem inventou o sofrimento. 
Mas foi ele, certamente, quem descobriu como usá-lo.



Página 106

Em vez de explicar o nosso sofrimento, Deus decidiu participar dele. - Nicholas Wolterstorff



 Página 122

Certa ocasião, um pregador estava falando sobre o plano de salvação a um grupo de interessados. Ensinou-lhes a doutrina da redenção pela graça, mediante a fé. Mostrou-lhes que não poderiam conquistar o amor de Deus por meio de suas obras, e que tampouco poderiam, por meio dessas obras, forçar Deus a fazer o que desejavam. A certa altura da palestra, uma senhora interrompeu-o e falou:

 — Está dizendo que, se eu viver como Deus deseja, servindo a ele e vivendo corretamente a vida cristã, aquilo que é mais importante para mim pode não sair do jeito que eu quero? 

— Sim, falou o pregador. É exatamente o que estou dizendo.

A resposta surpreendentemente franca daquela senhora foi: 

— Ora. Mas que droga!


O livro é realmente muito bom. Se você está lidando com alguma situação extremamente difícil em sua vida, eu recomendaria esse livro sem pensar duas vezes. Eu mesmo estava passando por um momento complicado quando li esse livro, e ele me foi de grande ajuda.

5 estrelas hesitar.




Acompanhe o Resenhas Cristãs



Um comentário:

  1. Ótimo blog, para as que quiserem se aprofundar, acho essa bíblia maravilhosa Bíblia Feminina , estou adorando, muito bacana e útil para o dia a dia das mulheres que estudam!

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo