28.10.18

Resenha #112: Boas Intenções não bastam - Thomas Tronco dos Santos - Editora Batista Regular

 De boas intenções o inferno está cheio. O pior é que isso é realmente verdade.

Mas a Bíblia prova isso?

Prova.

Então, vamos conferir?


Título: Boas Intenções não bastam
Autor: Thomas Tronco dos Santos
Editora: Batista Regular
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 80
Skoob: Clique aqui


4 Estrelas



Sinopse

Sempre se ouve dizer que o que vale no fundo é a intenção de uma pessoa, mesmo que ela não obtenha sucesso. Será isso verdade? As boas intenções são capazes de ajudar na busca ao Senhor? Será que, mesmo fazendo algo que deus desaprova na busca de vida eterna, ele leva em conta a boa intenção e aceita a tentativa? A Bíblia conta a história de algumas pessoas que, apesar de seus bons intentos, não agradam a Deus em certas ocasiões. Tais histórias servem com referências para a análise da questão das "boas intenções" e ressaltam a necessidade e a urgência de se seguir as orientações de Deus. 



"Nunca julgue um livro pela grossura". Esse não é o ditado verdadeiro, mas podemos usá-lo para exemplificar esse livro.

O livro tem pouco mais de 80 páginas. Ninguém daria nada por ele. Esse capinha com esse sofá torto em uma sala apertada também não faz jus ao conteúdo do livro. O conteúdo realmente vale a pena.

O livro se baseia no estudo de personagens bíblicos que cometeram erros graves contra Deus, embora tenham errado com a melhor das intenções. Vamos ver quais são:

1) Davi e Uzá
O caso de Uzá é notório. Ele tocou na arca da aliança quando ela caiu ao chão. O objetivo era que ela não fosse danificada pelo impacto. Mas a ordem divina era que ninguém que não fosse da tribo de Levi tocasse nela e que ela deveria ser transportada apenas pelos levitas e nunca por carros de boi. O resultado? Uzá foi literalmente "evaporado" pelo Senhor. Injusto? Pergunta para Deus.

2) Pedro
O estudo aqui é feito sobre as atitudes de Pedro de defender o Senhor Jesus. Da primeira ele defende Jesus dos seus argumentos de que Ele iria morrer. Pedro não queria que Jesus morresse, embora essa fosse sua missão divina na terra. Jesus o repreendeu veementemente contra essas palavas dizendo que ele estava dando lugar a o diabo. Na segunda instância Pedro arranca a orelha do pobre soldado Malco, em um tentativa tola de mais uma vez defender Jesus e impedi-lo de ser preso e morto. Mais uma vez Pedro tinha a melhor das intenções, mas estava indo contra a vontade de Deus.

3) Paulo
O apóstolo era um verdadeiro Hitler do século 1. Ele matava cristãos, arrastava-os pelas sinagogas e cometia verdadeiras atrocidades. E por quê? Porque ele queria ser fiel a Deus. Nesse primeiro momento ele não estava fazendo nada de errado. Estava defendendo a Lei de Moisés. Mas precisava mesmo de tudo aquilo? Matar? Torturar? Assassinar de forma brutal? Tudo isso me nome de Deus? Paulo tinha a melhor das intenções, mas estava indo contra a vontade de Deus. A intenção era boa, mas ele estava errado.

O livro também fala de Eli, Saul, Tomé, os sacerdotes israelitas e muitos outros casos de pessoas que erraram feio, embora estivessem achando que estavam cumprindo a vontade de Deus.

Essa foi uma ótima leitura que vale a pena ser usada como base para um belo sermão na sua igreja. Recomendo demais.


2 comentários:

  1. Olá Bruno! Graças a Deus as eleições terminaram (ganhamos kkk) e agora, finalmente, vou conseguir acompanhar melhor os blogs e vlogs que gosto tanto - e dar uma atenção ao meu próprio. Nesses últimos meses só conseguia ler e ouvir sobre política.

    Vou add esse livro no skoob, fiquei bem interessada.

    Abs.
    http://cafeebonslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kelly. Também vou voltar a acompanhar alguns blogs que eu havia perdido de vista. E vou tentar voltar a escrever mais também. Estava muito focado nos vídeos, pois dão mais acessos que os textos, porém meu maior prazer é escrever. Obrigado pela comentário. Leia o livro quando puder. É um tema super legal e vale a pena para reflexões. Eu mesmo refleti muito em minhas intenções quando cometo erros. Percebo que para Deus de nada vale as nossas intenções, se continuarmos errando contra Ele e O desobedecendo. Vale muito a leitura. Deus te abençoe. :)

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo