4.1.18

Resenha #0051: Ezequias - o homem que confiava em Deus - Chamada da meia-noite - Wolfgang Bühne

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje eu vim trazer para vocês uma resenha de um dos meus gêneros preferidos. 

Biografias!

E nada melhor do que começar o ano com a primeira resenha sobre um dos melhores reis de Judá. O Rei Ezequias - o homem que confiava em Deus!. 

Vamos conferir? ;) 



Autor: Wolfgang Bühne
Editora: Chamada da meia-noite
Gênero: Biografia
Páginas: 168
Skoob: Clique aqui
Compre: Site Chamada 

4,5 Estrelas
Sinopse
"Confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele".

Esse é o depoimento singular de Deus a respeito da pessoa e da vida do rei Ezequias! No entanto, apesar desse louvor excepcional, parece que ainda assim ele andou na sombra de outros personagens bíblicos. Assim, há muitos motivos para estudar sobre a vida impressionante desse homem, pois ela contém lições importantes e desafios abençoados:

- Confiar em Deus: estando nos montes ou nos vales - na vida diária normal;
- Não confiar na própria força e sabedoria em tempos de provação;
- Estar atento à malícia e aos perigos da prosperidade e dos "bons dias";
- Não se conformar com a aridez espiritual entre o povo de Deus, mas clamar por um despertamento e esperar firmemente pelo reavivamento, louvando ao Senhor através de nossa confiança inabalável e constante nEle.

Minha oração é que a presente obra desperte interesse pelo estudo de outros personagens do Antigo Testamento para aprender a lidar com as vitórias e os fracassos de gerações passadas.

Resenha



Citações


Ezequias cresceu em um ambiente ímpio. Seu pai Acaz foi um rei extremamente cruel e ímpio. É inimaginável que o seu filho tenha sido preparado com uma formação especial "bíblica" para suas futuras atribuições. Somente a menção expressa do nome da mãe Abi (abreviatura do nome Abijah [Deus é meu pai]) e do pai desta, Zacarias (o Senhor lembra) parecem indicar que, por parte de mãe, pode ter havido uma influência positiva. 

Isso seria de grande consolo e um incentivo para as mães que, ao lado de pais não crentes ou não espirituais, educam os filhos para o Senhor e os preparam para que se tornem discípulos de Jesus.
Página: 15

Como pai físico, o rei Acaz era inadequado para marcar positivamente a vida espiritual de seu filho, Ezequias procurou por orientação entre seus antepassados e encontrou Davi,  rei de Israel, o "homem segundo o coração de Deus". É uma bênção quando se encontra, no pai físico, um modelo e alguém que orienta nos caminhos de Deus. É o que lemos, por exemplo, no caso de Azarias que foi marcado positivamente pelo seu pai Amazias (2Rs 15.3). Página: 18



Os diários de David Brainerd insipiraram e incentivaram, entre outros, a Jonathan Edwards, John Wesley, William Carey, Henry Martyn, David Livingstone e Jim Elliot;

A biografia de George Whitefield deixou marcas inextinguíveis em C.H.Spurgeon e em Georg Müller;

Através dos diários de Georg Müller, por sua vez, Hudston Taylor e muitos outros adquiriram ânimo para se dedicar às Missões, unicamente na confiança em Deus;

E quem consegue contar quantos homens e mulheres, da nossa geração, que foram desafiados a ter uma vida dedicada a Jesus, baseado no diário de Jim Elliot: "À Sombra do Altíssimo"?
Página: 20

Agora segue uma passagem muito interessante e atual e que, de fato, mexe com o bolso: Ezequias deu ordens claras ao povo para que o trouxessem as contribuições determinadas para o serviço do Tempo bem como para o auxílio aos pobres e necessitados. Ele mesmo havia dado o exemplo e, assim, teve autoridade moral para estabelecer regras claras aos seus súditos. Certo homem sábio chegou à conclusão: "É mais fácil seguir rastros d que indicar o caminho!"Página: 89

Além de muitas outras passagens ótimas que decidi não escrever aqui porque são muito grandes, você pode conferir o primeiro capítulo do livro bem AQUI.

Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          


Um comentário:

  1. Toda semana um livro diferente da Chamada da Meia Noite? ÓÓóóóóòóó!
    Voto na opção 2: Jornadas pelo deserto.

    Parabéns pela resenha do Ezequias. Como sempre, ficou ótima (principalmente a SINOPSE ESCRITA que deixou aqui no blog ;)

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo