1.5.19

Resenha #149 - A Negociadora - Dee Henderson

Você já ouviu falar em crimes policiais misturados com teologia?

Essa é a famosa Série "O'Malley". 

Então, vamos conferir? ;)




Título: A Negociadora
Autor: Dee Henderson
Editora: United Press (Selo da Editora Hagnos)
Gênero: Ficção
Páginas: 404
SkoobClique aqui 
Compre: Americanas

4 Estrelas
Sinopse

A experiente policial especializada em negociações que envolvem reféns Kate O´Malley está acostumada a enfrentar situações limite envolvendo altos riscos e ameaças, onde falhar pode significar a morte de alguém. Sua habilidade em obter acordos bem-sucedidos a tornaram praticamente uma legenda. Kate e seu colega, o agente do FBI Dave Richman, atuam em parceria e apesar das evidentes diferenças entre ambos sentem uma inexplicável atração um pelo outro. Dave, tem tudo para perder sua fé em Deus, mas não a perde; já Kate é a própria descrença em pessoa. Agora, enquanto Kate torna-se o alvo de um terrorista que já explodiu um avião, e tenta incriminá-la por isto, Dave precisa encontrar um modo de protegê-la, ainda que a faça tudo para dificultar seu trabalho. Esta obra apresenta ao leitores brasileiros a escritora que está conquistando os leitores a cada dia com seu estilo que alia ação, suspense, inteligência e romance na medida certa de uma história que não dá para largar antes da última página.






Essa é a 3° resenha escolhida para postar no especial "Semana das Resenhas". ;)

Para quem não conhece, a autora Dee Henderson publicou uma série de 7 livros de crime misturados com teologia. Os livros são no estilo daqueles seriados de TV a cabo como Hawaii 5.0, CSI, NCIS etc. Porém, nos livros da Dee, todos os crimes são permeados de diálogos sobre a Bíblia, a ressurreição e sobre a confiança que temos em Deus. Esse é o primeiro livro da série traduzido para o português.

Mas antes, uma breve introdução à série.



A Série O'Malley é um conjunto de 7 livros de crimes policias. Cada livro conta a história de um irmão diferente. Ao total são 7 irmãos que foram abandonados em um orfanato. Por causa disso, decidiram se unir e criar uma família adotiva. Nenhum deles é irmão de sangue um do outro, mas cada um deles trata um ao outro como se fossem uma família genuína de sangue. Esses são os irmãos e suas respectivas profissões:

Kate O'Malley - Negociadora de Reféns
Marcus O'Malley - Delegado da Polícia Federal [Clique aqui para ler a resenha]
Stephen O'Malley - Paradmédico
Jennifer O'Malley - Pediatra
Rachel O'Malley - Psicóloga especializada em traumatologia
Jack O'Malley - Bombeiro
Lisa O'Malley - Patologista Forense

Cada livro da série conta a história de um dos irmãos O'Malleys. O livro 1, intitulado "A Negociadora" narra a história de Kate O'Malley.

O Crime
Alguém explodiu um avião Boing-747 e Kate está sendo incriminada por isso. O terrorista, minutos antes de detonar a bomba, liga para Kate e envia apenas uma mensagem: "Kate, não esqueci o passado". Mas que passado? O que Kate tem a ver com um terrorista detonando uma bomba em um avião? Por que o nome dela foi mencionado em um ataque como esses? É isso o que Kate precisa descobrir antes que ele mesma seja incriminada por um crime que ela não cometeu.

O livro já começa de forma altamente acelerada. O prólogo mostra um crime sendo maquiavelicamente arquitetado. Os capítulos 1, 2 e 3 mostram como Kate atua dentro de uma situação em que ela é obrigada a entrar em um banco e negociar a liberação de alguns reféns, antes que o sequestrador ative o gatilho da bomba e mande todo mundo, inclusive Kate, para o espaço.

A Religião 
No meio de uma negociação bancária, Kate conhece um agente do FBI, Dave Richman, cuja história já havia sido contada no livro anterior "Danger in the Shadows". Dave é um agente policial cristão. Ele tem tudo para perder sua fé em Deus, mas não a perde. Já Kate é a descrença em pessoa. Devido ao seu passado conturbado onde provavelmente ela foi vítima de assédio sexual quando criança, Kate não consegue conciliar o amor de Deus com sua soberania. Então ela desiste de acreditar que Deus existe. Ou, se Ele existe, então Ele não tem um pingo de bondade dentro dEle. Kate trabalha negociando a vida de reféns todos os dias. Se ela precisa fazer esse trabalho, onde está Deus? Veja como Kate pensa:


Citação 1

Não me parece lógico pedir a Deus para resolver um problema, quando, se Ele de fato existe, jamais deveria ter permitido que ele começasse.

Pagina: 67

Não escondo a razão de não ter uma crença. A minha função é devolver a justiça a uma situação injusta. Colocar-me entre o perigo e vítimas inocentes. Se seu Deus existe, meu trabalho seria desnecessário.

Página: 68


Esses são questionamentos pertinentes. Por que pedir a Deus para salvar a vida de uma pessoa se, de fato, foi Ele quem permitiu que ela ficasse doente?

Kate faz um série de perguntas como essas ao agente de polícia Dave Richman. A maioria delas ele não consegue responder. São questionamentos que grande parte dos cristãos também possuem.

O crime vai sendo desvendado à medida que Kate vai descobrindo mais sobre Deus em conversas com Dave.

O Desfecho
Como em "Danger in the Shadows" o final do livro só é totalmente explicado nas últimas páginas. Alguém está tentando incriminar Kate e convencer a todos de que foi ela quem implantou a bomba ou de que ela tem alguma relação com o terrorista. Enquanto Kate precisa descobrir quem é o doido por trás da explosão do avião, alguém lhe está está enviando rosas negras. Rosas ameaçadoras. Kate agora está temendo pela própria vida. E Dave Richman é escalado pelo FBI para cuidar dela para que nada lhe aconteça antes do término das investigações. O problema é que ele está começando a se apaixonar por ela...

Minha opinião
Em relação ao livro Danger in te Shadows, A Negociadora se superou. Não conseguiu alcançar suas 5 estrelas, mas foi digna de 4. O crime foi meio confuso de se entender em alguns momentos e muitas pontas foram deixadas propositalmente soltas pela autora. Talvez seja um estilo próprio dela. Anyway, foi um crime muito bacana de se ler. Talvez um pouco extenso demais, mas valeu a pena cada página. Cada vez que lemos um livro dessa série, queremos conhecer mais sobre essa família maravilhosa. Os O'Malleys são uma família incrível. É impossível ler o primeiro e não querer continuar com o segundo, o terceiro e os próximos da série para conhecer cada um dos irmãos e suas respectivas profissões.

Já estou lendo o livro 2 da série intitulado "O Guardião" e posso dizer que ele superou todas as expectativas! As 100 primeiras páginas foram de tirar o fôlego! Parece mesmo um filme de cinema ou uma série da Netflix!

Em breve trarei para vocês a resenha dos livros "O Guardião", "A Investigadora", "O Protetor" e "A Reconciliadora".

Aguardem e visitem o blog "Resenhas Cristãs" para conferir nossas resenhas toda semana. :)


Acompanhe o Resenhas Cristãs







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo