23.5.19

Resenha #154: Volte a Sorrir - Charles Swindoll - Editora Central Gospel


Será que a alegria é algo que depende das situações pelas quais passamos?

Qual é o segredo da felicidade? Como podemos ser feliz?

Então, vamos conferir? ;)





Título: Volte a Sorrir
Autor: Charles Swindoll
Editora: Central Gospel
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 257
SkoobClique aqui 
Compre: Amazon

4,5 Estrelas

Sinopse

Neste livro, Charles Swindoll, um dos mais amados e requisitados mestres da Bíblia, destaca a alegria como um importante dom que Deus concede ao cristão, a fim de que este tenha uma perspectiva mais ampla e uma expectativa mais positiva em relação à vida.




Quem me conhece sabe que sou fã do Charles Swindoll. Tenho cerca de 52 livros dele atualmente e a coleção continua aumentando. Tive contato com o autor pela primeira vez através da renomada coleção "Heróis da Fé" publicada pela Mundo Cristão. Desde então nunca mais parei de consumir suas obras.

Nesse livro Charles Swindoll optou por fazer um estudo prático da carta aos Filipenses, destacando os aspectos mais importantes sobre a questão da alegria na vida do cristão. Um dos pontos mais interessantes nessa carta é que ela é considerada a carta mais feliz de Paulo. É o seu escrito mais motivador entre todos os seus pergaminhos. Mais interessante ainda é saber que essa carta foi escrita enquanto ele ainda se encontrava em prisão domiciliar, sob escolta romana. Você consegue imaginar um homem preso escrevendo palavras motivadoras para pessoas em liberdade? É claro que não. Normalmente são os livres que precisam motivar os presos. Mas Paulo sabia que, embora estivesse preso por algemas, ele estava exatamente na posição em que deveria estar. E por isso ele já inicia sua carta deixando claro que ele era um "prisioneiro de Jesus Cristo".

Swindoll destaca grande parte da obra para nos ensinar que a alegria é uma escolha e não depende de circunstâncias. Se realmente dependêssemos das situações da vida para sermos felizes, seríamos as pessoas mais infelizes do mundo, pois ao longo da nossa jornada na terra passamos constantemente por inúmeras situações ruins e delicadas. Se não escolhermos sermos felizes, independente da situação, jamais conseguiremos sê-lo, mesmo que estejamos rodeados de ouro e bens materiais em abundância. Não é à toa que Europa possui a maior taxa de homicídio do mundo.

Eis abaixo uma das minhas histórias favoritas foi sobre a soberania divina e a confiança que devemos depositar em Deus:

Citação 1

Adoro a história do homem que se irritou por 15 anos com o seu trabalho. Ele havia trazido à existência uma grande empresa do nada. Tinha uma empresa que ocupava um terreno de muitos acres. Com o crescimento e o sucesso, vieram, então, demandas cada vez maiores. A cada dia, ele amanhecia com uma nova lista de responsabilidades. Esgotado de tanta preocupação, estresse e medo, ele finalmente decidiu pôr tudo nas mãos de Deus. Com um sorriso, ele orou dizendo: “Senhor Deus, este negócio é Teu. Toda preocupação, todo estresse e todo medo deixo contigo e descanso em Tua soberana vontade. De hoje em diante, este negócio é Teu!”
Naquela noite, o homem foi para cama mais cedo do que nas noites anteriores, quando começara aquele negócio. Ou seja, ele finalmente encontrou a paz. No meio da noite, o toque do telefone o acordou. Era alguém gritando, em pânico: “Fogo! A empresa inteira está sendo reduzida a pó!”. Então, o homem calmamente se vestiu, entrou em seu carro, e foi ao local. Com as mãos nos bolsos, ele ficou observando o incêndio com um meio sorriso no rosto.
Um dos seus empregados correu em direção a ele e perguntou: “Como o senhor pode estar rindo? Como pode estar tão calmo? Tudo está em chamas.”. Ao que ele respondeu: “Ontem à tarde deixei a empresa nas mãos de Deus. Disse a Ele que agora ela era Sua. Portanto, se Ele quiser queimá-la, o problema é Dele.”
No momento você pode estar pensando que isso é pura loucura. Mas não é. É teologia pura. A plena confiança em Deus significa deixar tudo em suas mãos. Aquele que começou uma determinada obra porá sobre os Seus ombros as devidas responsabilidades e obterá exatamente os resultados que planejou para a Sua própria glorificação.
Página: 38/39 



Outro fato que mina a nossa alegria é a inveja. A maioria de nós acredita que não somos invejosos, mas basta fazer um raio-x mais preciso de nossos pensamentos para percebemos que passamos grande parte do tempo desejando aquilo que os outros possuem, e nós não. Uma história ilustra muito bem essa verdade:

Citação 2

Um bom lembrete disso é o conto de G. W. Target intitulado The Window [A Janela], que conta a história de dois homens seriamente doentes que ocupavam o mesmo quarto de hospital. Um deles podia assentar-se em sua cala por uma hora todas as tardes, para ajudar a drenar o líquido dos seus pulmões. Sua cama era próxima a única janela do quarto. O outro homem tinha de passar o tempo todo deitado.

Eles conversavam por horas a fio. Falavam de suas esposas e famílias, de seus lares, de seus empregos, de seu envolvimento com o serviço militar e de onde já passaram férias. E, toda tarde, quando o homem do leito próximo à janela podia sentar-se, ele passava o tempo descrevendo tudo o que via do lado de fora. Assim, o homem da outra cama sempre esperava ansiosamente por aquela hora em que o seu mundo se ampliava e animava-se por toda a atividade e cor do mundo lá fora.

A janela tinha vista para um parque como uma adorável lagoa, dizia o homem. Patos e cisnes brincavam na água enquanto as crianças guiavam seus barquinhos de controle remoto nela. Casais caminhavam de mãos dadas por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Grandes a antigas árvores agraciavam a paisagem, e uma bela vista da linha do horizonte e da cidade podia ser contemplada à distância. Enquanto o homem à janela descrevia esses maravilhosos detalhes, o homem do outro lado do quarto fechava os olhos e começava a imaginar toda aquela cena pitoresca.
Em uma tarde de clima agradável, o paciente do leito à janela descreveu um desfile passando por ali. Apesar de não poder ouvir a banda que passava, o homem do outro lado podia visualizar mentalmente o que lhe era descrito. De repente, um pensamento diferente entrou em sua mente: “por que ele pode ter todo o prazer de ver tudo lá fora enquanto eu nunca posso ver nada?” 

Aquilo não parecia justo.

Com esse pensamento martelando em sua mente, ele, a princípio, envergonhou-se. Contudo, com o tempo e com a impossibilidade de vislumbrar vistas diferentes, sua inveja tornou um ressentimento que amargou a sua vida, de maneira que não conseguia mais dormir. Ele é quem deveria estar àquela janela, e esse pensamento agora o controlava.

Certa madrugada, olhando para o teto, ele percebeu que o homem próximo à janela começou a tossir. Estava engasgando-se com o líquido que saía dos seus pulmões. O outro paciente podia observar, mesmo no escuro, que seu companheiro de quarto estava lutando para achar o botão que chamava ajuda médica. Do outro lado, ele não moveu um dedo para ajudar, mesmo sabendo que o botão que tinha em mãos chamaria a enfermeira com urgência da mesma forma. Em menos de cinco minutos, a tosse e o engasgo pararam, juntamente com sua respiração. Agora, só restava o silêncio – um silêncio mortal.

Na manhã seguinte, a enfermeira do dia chegou para trazer água para eles se banharem. Ao deparar-se com aquele corpo sem vida, entristeceu-se e chamou os atendentes do hospital para leva-lo dali. Tudo foi feito silenciosa e calmamente. Assim pareceu oportuno, o outro paciente perguntar se poderia ser colocado próximo à janela. A enfermeira ficou feliz em muda-lo de lugar, e, após certificar de que ele estava confortável, deixou-o por si só.

Lentamente  - e sentindo dores  -, ele se colocou sobre um dos cotovelos para dar a sua primeira olhada para fora. Finalmente, teria alegria de ver tudo por si mesmo. 

Depois de todo o seu esforço, constatou que a janela dava para... uma parede.
Página: 48 ,49,50


Essas foram minhas citações mais marcantes dessa obra. Claro, tenho muitas outras anotadas no meu caderno de citações, mas essas são as que considerei mais interessantes para compartilhar nessa resenha. Caso queiram comprar o livro, usem o link da Amazon que inseri no topo dessa resenha e ajudem meu blog. :)

Quer saber como finalmente possuir alegria nesse mundo caótico? Então leia essa livro e você não irá se arrepender. :)

Lembre: A Alegria é uma escolha!

Acompanhe o Resenhas Cristãs




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo