29.1.19

Resenha #134: Orando com os Salmos - Dietrich Bonhoeffer

Para que servem os Salmos?
Quem escreveu os Salmos?
Por que devemos ler os Salmos?
Qual é o impacto dos Salmos na nossa vida de oração?

Dietrich Bonhoeffer tem a resposta.

Então, vamos conferir? ;)





Título: Orando com os Salmos
Autor: Dietrich Bonhoeffer
Editora: Esperança
Gênero: Vida Cristã / Oração
Páginas: 109
SkoobClique aqui 

4,5 Estrelas

Sinopse

Em 1945, o próprio Fuhrer ordenava a execução do Pastor Bonhoeffer.


Este desfecho da sua vida fez com que ele se tornasse conhecido por sua oposição ao Nazismo.

Poucos sabem, no entanto, que Dietrich Bonheffer foi um homem de oração.

No livro Orando com os Salmos ele compartilha sua experiência de oração como o saltério, prestando um auxílio indispensável para a nossa vida de oração pessoal e comunitária.



Quem foi Dietrich Bonhhoeffer?

Bonhoeffer nasceu em Breslau (Berlim) e foi teólogo, pastor luterano, membro da resistência alemã antinazista e membro fundador da Igreja Confessante, alem da Igreja Evangélica contrária à política nazista. Ele se envolveu na trama da Abwehr para assassinar Hitler. Em março de 1943 foi preso e enforcado, poucos dias antes do término da 2° Guerra Mundial.


Resenha
Nesse verão quente não tenho conseguido gravar vídeos. O calor no escritório está insuportável; e tem sido realmente impossível parar para gravar dentro de um ambiente fechado. Por essa razão decidi liberar as próximas resenhas exclusivamente no formato de texto. Espero que gostem. :)

Recebi esse livro em 2018 em parceria com a editora Esperança. Nunca havia lido nada do autor. Contudo, como tenho ouvido falar bastante sobre ele, principalmente a respeito da obra "Discipulado", publicado pela Mundo Cristão, decidi dar uma chance a ela.

E não me arrependi.

O livro se trata de uma breve - breve mesmo! - exposição de alguns dos salmos da Bíblia. Dentre eles estão os salmos 1, 8, 22, 51 e 103. Ao longo das exposições, Dietrich Bonhoeffer aproveita para mencionar também outros salmos menos conhecidos, mas que também possuem certa relevância e simetria com o salmo exposto no capítulo.

O foco do livro está em provar a relevância do uso dos saltério (livro de salmos) na vida de oração cotidiana do cristão. Para Bonhoeffer, o saltério foi escrito e preservado para consulta e uso contínuo do cristão. Não foi em vão que o Senhor preservou todas essas orações para nós, Igreja do Novo Testamento.

Bonhoeffer deixa isso claro logo no início da obra:

Citação 1

Portanto, se a Bíblia também contém um livro de orações, isso nos ensina que a Palavra de Deus não engloba apenas a palavra que Deus dirige a nós. Inclui também a que ele quer ouvir de nós, por ser Palavra do seu amado Filho. Que graça imensurável: Deus nos diz como podemos falar e ter comunhão com ele! Os salmos foram dados para que aprendamos a orar em nome de Jesus Cristo.


Página: 22


O autor passa parte do livro mostrando a importância do saltério para a vida do cristão. Ele mostra também como muitos dos salmos são prenúncios das coisas que iriam acontecer, como o salmo 22 que diz:

"Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?

Esse salmo foi recitado por Jesus no seu último suspiro na cruz. Bonhoeffer afirma que não foi Davi quem criou esse salmo, mas sim o próprio Jesus que o recitou anos antes de sua vinda através da boca do profeta e rei Davi. De fato, muitos salmos são visões proféticas do que ainda haveria de acontecer. O salmo 22 é um deles. 

Reparem, por exemplo, o versículo 17 do salmo 22:

"Repartem entre si as minhas vestes
e sobre minha túnica lançam sortes"

Com quem isso aconteceu, de fato, se não foi com o Senhor Jesus? Por acaso há relatos na vida de Davi que justifique alguém repartindo suas vestes e lançando sortes para ver com quem ficaria a sua túnica? Claro que não. Esse é um salmo profético. E Jesus nos provou isso através da sua vida.

Outro questão interessante é sobre o sofrimento. Não sabia que os salmos tinham tanto a falar sobre dor e sofrimento. Veja o Bonhoeffer diz:
Citação 2

O Saltério nos ensina amplamente a nos achegarmos de maneira adequada a Deus em vista dos múltiplos sofrimento que a vida nos traz. Os salmos mencionam doença grave, abandono total por Deus e homens, ameaças, perseguição, prisão e qualquer outra angústia que se possa pensar sobre a terra. Eles não negam nada disso, nem nos iludem a seu respeito com palavras piedosas. Também não desfazem a dura provação de fé. Por vezes nem sequer enxergam além do sofrimento (Sl 88), mas todos dirigem sua lamentação para Deus. Nenhum indivíduo pode orar os salmos  de lamentação a partir da sua própria experiência. 

Os salmistas, repetidas vezes, passam por lutas, angústias e dúvidas. Chegam a questionar a justiça de Deus que permite que o piedoso seja atingido por infortúnios e que o ímpio saia ileso. Mesmo na mais profunda desesperança, Deus continua sendo o único invocado. O sofredor não espera por auxílio humano.


Página:  56 e 57

Termino essa resenha ressaltando a importância do uso do Saltério na vida cristã. Recordo que quando fiz um plano de leitura trimestral da Bíblia, li a Bíblia inteira em 3 meses. Não tenho dúvida de que o momento mais edificante da minha vida foi quando passei uma semana inteira lendo apenas os salmos. Foi incrível! Você não tem ideia do poder que os salmos têm sobre a nossa vida. Se você quer verdadeira revelação de Deus e ouvir a Sua voz, leia o Saltério cotidianamente! Ali Deus falará com você todos os dias. Tenha certeza disso.

Recomendamos o livro 100%. O único ponto a melhorar da obra é que ela é bem curtinha. Possui apenas 109 páginas. Alguns salmos poderiam ter sido mais explorados pelo autor. A edição do material é impecável. Páginas amareladas, grossas, capa resistente e diagramação leve e confortável. Sem dúvida um livro para ler e reler.









Um comentário:

  1. Oi Bruno!

    Como você já sabe, eu prefiro resenhas em texto, então fiquei até feliz em saber que vai sair conteúdo em texto por aqui.

    Olha, desconhecia totalmente esse livro, mas só de ler a sua resenha já fui edificada.

    Parabéns!
    cafeebonslivros.home.blog

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo