21.1.19

Resenha #131: Você é mais forte do que pensa - Lewis Parott - CPAD

O que você diria se eu te dissesse que você é mais forte do que pensa? Acreditaria em mim ou isso está parecendo uma daquelas frases motivacionais clichês?

Então, vamos conferir? ;)




 Título: Você é mais forte do que pensa
Autor: Dr. Les Parrott
Editora: CPAD
Gênero: Motivação
Páginas: 204
SkoobClique aqui 
Compre: Amazon

3 Estrelas

Sinopse

Você sente que alcançar seus sonhos é impossível e que os obstáculos são maiores que o Monte Everest? Não se deixe abater, Você é mais Forte do que Pensa! 
Com a ajuda do Dr. Les Parrott você irá descobrir que mudando o seu modo de pensar, entendendo o que sente e usando o que está no profundo de sua alma, você irá reunir forças que não sabia que tinha. 
Transforme sua fraqueza em ânimo e comece a viver corajosamente!

Você é mais forte do que pensa!

O título é bastante sugestivo. E comprei-o exatamente por esse motivo. Queria tentar encontrar uma força extra dentro de mim para alcançar alguns objetivos pessoais e profissionais. 

Comprei esse livro no formato e-book no valor de R$3,99 pela Amazon (clique aqui para comprar). Aliás, depois que comprei meu primeiro Kindle posso dizer que a experiência tem sido realmente maravilhosa! (Não compre o kindle sem luz. Não vale a pena!)

O livro tem como objetivo demonstrar ao leitor que a força para conquistar objetivos pessoais está, basicamente, dentro dele próprio. Não é necessário buscar meios motivacionais ou livros de auto-ajuda para se conseguir realizar conquistas pessoais. Tudo depende da forma como você enxerga a situação e a encara. O autor deixa claro que seu livro não tem por objetivo apresentar a famosa "confissão positiva". De fato, sendo o Dr. Les Parrott cristão, parece que ele não aceita essa teoria. Contudo, ele adota outra forma de pensar, o que ele chamada de "pensamento de expectativa".

Pensamento positivo X pensamento de expectativa

A diferença básica entre essas duas teorias está no fato de que no pensamento positivo, também conhecido como "confissão positiva", a pessoa deve pensar sempre nos melhores cenários possíveis para qualquer situação, descartando os cenários pessimistas. O pensamento positivo irá, de alguma forma, influenciar o universo de forma que tudo ocorrerá ao seu favor caso você pense dessa forma.

Já no "pensamento de expectativa" a coisa funciona de modo inverso. Les Parrott afirma que quando você age de forma a esperar que algo ocorra favoravelmente, esse pensamento influencia positivamente a sua forma de agir. Por exemplo: se você acredita que jamais poderá passar em um concurso público, de fato, esse seu pensamento pessimista irá afetar a sua disciplina de estudos. Isso significa que você sequer se dará ao  trabalho de comprar um material e estudar horas a fio na sua casa, uma vez que sua mente entende que não compensa fazer tanto esforço por algo que você sabe que não dará certo. Por outro lado, caso você tenha total certeza de que há boas chances de passar no concurso, esse seu "pensamento de expectativa" irá influenciar suas atitudes e lhe dar o vigor, a garra e a determinação de que você precisa para estudar por horas todos os dias até alcançar o seu objetivo.

Isso é bem diferente do pensamento positivo que preconiza que o universo irá girar ao seu favor. No pensamento de expectativa, é você quem muda através do seu pensamento e não o universo. De fato, muitas pessoas concursadas confirmam que desde o primeiro momento em que elas começaram a estudar para concurso, eles sempre tiveram em mente que aquilo representava uma real possibilidade e não apenas uma tentativa tola que nunca iria se concretizar.


Citação 1

Sobre o "Poder das Expectativas", um dos primeiros estudos clássicos sobre ter expectativa foi conduzido por Robert Rosenthal, professor emérito em Harvard.

Ele disse a professores do Ensino Fundamental que um teste havia identificado alguns de seus alunos como intelectuais “em potencial”. O nome dos alunos foi revelado aos professores, e estes foram levados a esperar que aqueles alunos tivessem um desempenho particularmente bom durante o ano letivo. Na verdade, a informação que os professores receberam era falsa. Os alunos identificados como “potenciais” não eram diferentes dos outros na área acadêmica. Os nomes foram escolhidos de forma aleatória. Apenas a expectativa dos professores era diferente. Todavia, no final do ano letivo, sem dúvida, os alunos tidos como mais promissores realmente tiveram um desempenho melhor, muito melhor.


O exemplo acima mostra como um grupo de alunos, após receber a informação de que eram "intelectuais em potencial", passou a ter notas mais altas do que os alunos considerados "não intelectuais". O fato é que o teste era falso. Ninguém fora considerado, de fato, um intelectual em potencial. Porém a expectativa de que o aluno fora considerado um futuro intelectual influenciou seu gosto pelo estudo, sua disciplina e seu afinco pelas melhores notas. 

Outra parte interessante que resolvi grifar foi uma citação de uma poema sobre "postergação" de atividades. Muitas pessoas deixam seus projetos inacabados para "amanhã". Se você estiver algo para fazer que já deveria ter feito há muito tempo, aqui está uma poema inesquecível:

Citação 2

Cada manhã ele organizava as cartas que escreveria amanhã.

E pensa nos companheiros que iria alegrar amanhã.

Entretanto, era tão ruim que estivesse ocupado hoje,
E não pudesse parar nem um minuto em seu caminho;
Mais tempo teria para dar aos outros o que diria amanhã.

O melhor trabalhador esse homem teria sido amanhã.

O mundo o teria conhecido, se ele tivesse visto o amanhã.

Mas o fato é que ele morreu e desapareceu de vista,
E tudo que deixou aqui quando a vida passou,

Foi uma montanha de coisas que pretendia fazer amanhã.


Bom, essa foi a resenha. Achei um livro muito bacana! Mas por que então dei 3 estrelas?
O livro, apesar de muito bom, acabou se perdendo ao longo do caminho. Houve momentos magníficos onde pude aprender muito, mas em outros o autor acabou entrando demais em fatores psicológicos da mente humana e falando sobre assuntos totalmente desinteressantes. De maneira que teve capítulos inteiros que, ao meu ver, poderiam ter sido totalmente descartados da obra.

Contudo, as partes que eu deixei aqui nessa resenha, e também outras anotadas no meu kindle, foram as que mais compensaram a compra do livro. No final, achei um livro razoável com ótimos insights ao longo dos capítulos. Creio que eu o tenha lido rápido demais. Estava lendo no período entre Natal e Ano Novo naquela correria de festas e estudando para concursos ao mesmo tempo. Acredito que dei pouca atenção ao livro e talvez isso tenha influenciado a minha leitura.

Se você decidir ler, promete que volta aqui depois para compartilhar comigo o que achou? ;)



Acompanhe o Resenhas Cristãs




Um comentário:

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo