15.8.19

Resenha #159 - Perseverança - Charles Swindoll - Editora Mundo Cristão

O que significa a palavra "perseverança"?

Então, vamos conferir? ;)


Título: Perseverança
Autor: Charles Swindoll
Editora: Mundo Cristão
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 272
Skoob: Clique aqui 
Compre: Somente em Sebos

4 Estrelas
Sinopse

Precisamos resistir às pressões da vida moderna que nos fazem desistir de alcançarmos o que Deus quer para nossas vidas. Devemos manter o foco e não perder a motivação. Para seguir o caminho, Charles Swindoll oferece sugestões sobre como nos orientarmos em nossas decisões do dia-a-dia. Charles Swindoll ajuda o leitor a identificar os fatores internos e externos que empurram sua vida dois passos para trás a cada vez que ele tenta avançar três para frente. Ele revela os pontos vulneráveis da alma humana e aponta para as atitudes que podem contribuir decisivamente para a vitória na luta constante contra os inimigos da fé. Charles Swindoll é autor de mais de 40 best sellers - entre os quais a premiadíssima série "Heróis da fé", publicada pela Mundo Cristão. É presidente do Seminário Teológico de Dallas e apresentador do programa de rádio Insight for Living.



Esse é, como sempre, outro livro maravilhoso do meu autor preferido: Charles Swindoll!

O livro tem como objetivo nos ajudar a enxergarmos a vida através de diferentes perspectivas, perseverando a suportando toda e qualquer dificuldades que vida nos impuser.

Decidi apenas compartilhar com vocês meus trechos favoritos do livro, ao invés de dissertar sobre minha opinião. Leiam e sejam edificados. :)

Concepções Errôneas sobre a Espiritualidade. 

1) Por ser cristão, todos os seus problemas serão resolvidos. Prestamos um grande desserviço a um incrédulo quando o fisgamos com a frase: "Venha a Cristo e todos os seus problemas irão acabar". A Bíblia nunca diz isso. Ela promete que seremos novas criaturas, garante que teremos um destino seguro, mas não pressupõe uma descida suave ladeira abaixo uma vez que Cristo entre em sua vida. De fato, em alguns casos os problemas aumentem e a estrada fica mais difícil. 

2) Todos os problemas que terá de enfrentar estão mencionados na Bíblia. Não estão. É pouco sábio fazermos declarações amplas, abrangentes, em relação a pontos sobre os quais as Escrituras não falam. Muitas vezes não encontramos uma resposta explícita na Escritura para o nosso problema e somos forçados a andar pela fé, confiando no Senhor para mostrar-nos o próximo passo conforme necessário. A Bíblia simplesmente não oferece uma resposta específica para cada problema da vida. 

3) Se você está tendo problemas é porque lhe falta espiritualidade. Não é triste que essa ideia seja anunciada em muitos lugares hoje? A existência de um problema mostra que você é humano! Todos temos problemas e você não deixa de ser espiritual porque luta com um dilema. Na verdade, muitos dos homens e mulheres mais espirituais que conheço enfrentam alguns dos mais difíceis problemas que a vida oferece. 

4) A exposição a ensinamentos bíblicos sólidos resolve automaticamente os problemas. A instrução bíblica por si só não resulta em soluções instantâneas dos problemas. Por mais confiável que seja o ensino, ou quão talentoso o professor, a declaração da verdade não proporciona a remoção das dificuldades. Página: 14/15 Como C.S. Lewis disse certa vez: "Deus sussurra para nós em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores: esse é o seu megafone para despertar um mundo surdo". 
Página: 35



É fácil não entender as coisas que Deus quer nos ensinar, porque não podemos imaginá-lo envolvido em tristeza, desapontamento ou sofrimento causados pela perda de alguém ou de algo que amamos. Página: 56 Um membro da nossa equipe pastoral fez recentemente um comentário bastante criterioso. Ele me disse: - Parte da dificuldade que tenho com a pessoa que aconselho é que ela nunca sofreu uma perda severa. A vida praticamente a estragou. 
Página: 61 

Bayly menciona em seu livro que uma das melhores contribuições que podemos fazer a uma pessoa que esteja passando por intenso sofrimento e perda é nossa presença sem palavras, nem sequer versos das Escrituras ditos aos ouvidos do que sofrem. Ele declarou: "Não tente provar nada a um sobrevivente. Um braço sobre os ombros, um forte aperto de mão, um beijo: essa são as provas de que o sofrimento precisa, e não o raciocínio lógico. Eu estava sentado, dilacerado pela dor. Alguém veio até mim e falou dos tratos de Deus, da razão do acontecido, da esperança para além da sepultura. Falou sem parar, disse coisas que eu sabia serem verdadeiras. Fiquei impassível, exceto pelo desejo de que fosse embora, o que finalmente fez. Outra pessoa veio e sentou-se ao meu lado. Não falou. Não fez perguntas. Apenas sentou-se junto a mim por uma hora ou mais, ouviu quando eu disse algo, respondeu brevemente, orou com simplicidade, partiu. Fiquei comovido. Senti-me consolado. Não gostei da sua partida. 
Página: 63 


Meu telefone tocou numa manhã de segunda-feira. Um bom amigo da igreja tentou falar, mais sua voz partiu-se. Ele queria se encontrar comigo - o mais depressa possível. Disse que o meu conselho era absolutamente vital. Desculpou-se por interromper-me no meu dia de folga, mas não tinha condições de esperar. É claro que deixei tudo. Encontramo-nos no escritório, menos de meia hora mais tarde. Meu amigo entrou aos tropeços, chorando quando nos abraçamos. Senti imediatamente que Clifford (nome fictício) não estava em condições de receber conselhos energéticos e nem sequer um lembrete do que eu pregara havia apenas 24 horas. Entre soluções e pausas demoradas, em silêncio total, eu não disse virtualmente nada. A esposa de Cliff acabara de voltar do médico. Depois de uma bateria completa de exames, foi constatado que ela tinha câncer nas glândulas linfáticas - com um prognóstico sombrio, mesmo que suportasse os odiosos tratamentos quimioterápicos. Eram notícias compreensivelmente devastadoras. Durante quase uma hora ele despejou sua angústia, seus temores, sua confusão. O homem tinha um bom conhecimento das Escrituras. Ele e a esposa compareciam fielmente aos serviços dominicais. Ambos amavam a Cristo. Aquela não era, porém, a ocasião certa para dizer-lhe uma porção de coisas... mesmo que fossem verdadeiras. Ele precisava de alguém que o escutasse, apenas isso. Durante a despedida, Cliff abraçou-me outra vez e agradeceu o meu conselho. O engraçado é que acho que eu não disse nem 10 frases o tempo todo. Página: 65 


O Senhor restaurou as riquezas de Jó e aumentou todos os bens que ele tivera - duas vezes. Dobrou a sua prosperidade! Tome cuidado para não fazer dessa situação específica um princípio geral. É fácil pensarmos: "Muito bem, eu tinha um emprego de trinta mil dólares por ano. agora que o perdi, Deus vai me dar um emprego de sessenta mil dólares por ano no próximo mês. Tudo vai ser ótimo!" Esse tipo de raciocínio reduz Deus a um misto de Papai Noel com o Gênio da Lâmpada. As bênçãos do Senhor nem sempre são tangíveis ou medidas em dinheiro vivo. Quando Ele recompensa após uma perda, confere traços internos de caráter. Dá uma paz profunda. Proporciona coisas que o dinheiro não pode tocar. A segurança substitui a insegurança. Recebemos propósito e direção renovados. Ganhamos um coração compreensivo, compassivo - juntamente com sabedoria, que não possuíamos antes. 
Página: 69


"Havia em Dallas, há alguns anos, um casal esplêndido. Ele vendeu seu negócio com prejuízo, entrou para o ministério cristão e as coisas ficaram bem difíceis. Tinham quatro filhos. Certa noite, durante o culto da família, Timmy, o mais moço, disse: - Papai, você acha que Jesus se importa se eu lhe pedisse uma camisa? - Claro que não. Vamos escrever isto em nosso livro de pedidos de oração, mamãe. Ela então escreveu "camisa para Tommy" e acrescentou, "tamanho sete". Pode ter certeza de que Timmy lembrou todos os dias de orarem pela camisa. Depois de várias semanas, num sábado, a mãe recebeu um telefone de um fabricante de roupas do centro da cidade, um negociante cristão. - Acabei minha liquidação de julho e como sei que vocês têm quatro meninos, ocorreu-me que talvez possam usar o que sobrou. Têm uso para camisas de meninos? - Que tamanho? - Tamanho sete. - Quantos o senhor tem? - perguntou ela hesitante. - Doze. Muitos de nós poderíamos ter recebido as camisas, guardado na gaveta da cômoda e feito um comentário para os filhos. Mas não aqueles pais sábios. Naquele dia, como esperado, Timmy disse: - Não esqueça, mamãe, vamos orar pela camisa. - Não temos mais de orar pela camisa, Tommy - disse a mãe. - Por quê? - O Senhor respondeu à sua oração. - Verdade? - Verdade. Então, como já planejado, o irmão Tommy sai, pega uma camisa e a coloca sobre a mesa. Os olhos do pequeno Tommy estão do tamanho de um pires. Tommy sai e pega outra. Faz isso várias vezes, até que empilha doze camisas sobre a mesa e Timmy pensa que Deus entrou comércio de camisas. Existe por isso hoje um menino chamado Timóteo que acredita haver um Deus no céu infinitamente interessado em suas necessidades a ponto de suprir garotos com camisas. 
Página: 87/88


A palavra "tentado" é um termo de pesca. Quando você pesca, tem de arranjar uma isca de interesse ao peixe. Você pega uma camarãozinho suculento, coloca-o no anzol e tenta mantê-lo vivo, de modo que ele fique se retorcendo e dançando, como se estivesse nadando, e o lança ao mar. Um robalo grande não conseguirá resistir, caso o veja. Se fizer as coisas certas, sua pescaria será bem-sucedida. Por quê? Porque arranjou uma isca que interessa ao peixe Ali está o peixe - seguro, casual, fazendo o que os peixes fazem. Desce então a isca. Ele tem de lidar com ela. Não sei como os peixem pensam, mas provavelmente olham e pensam algo: "Nossa! Que beleza!" Quando o peixe deixa o seu esconderijo para pegar a isca, está praticamente fisgado. Nós também. 
Página: 113


"Num pequeno e gracioso povoado ao norte de Pittsburgh, Pensilvânia, foi construído um prédio de tijolos vermelhos, novos e brilhantes, destinado a ser a nova sede da prefeitura. Ele também abrigava os departamentos de polícia e dos bombeiros. Era um prédio pequeno, mas todos gostavam dele. Numa questão de poucos meses, no entanto, apareceram várias rachaduras no prédio. As janelas não fechavam bem. Dentro de algumas semanas, as portas teimavam em ficar abertas e não havia meios de fechá-las. O chão afundou. Finalmente, surgiram rachaduras na calçada em frente ao edifício. Num período de menos de um ano, ele precisou ser condenado. Uma investigação cara e cuidadosa foi feita e descobriu que a construção tinha sido levantada muito perto de uma obra de mineração. As escavações haviam enfraquecido os fundamentos, de modo que, lenta, mas sistematicamente, o prédio foi rachando, afundando, caindo e desmoronando, por causa de uma falha debaixo dele. A moral da história não é difícil de entender. Se você brinca com a tentação tempo o suficiente, demorando-se uma porção de vezes próximo à sua isca, danos permanentes vão ocorrer na sua vida e no seu caráter. Essa falha ou fraqueza que o deixam vulnerável levarão a um dano moral grave que você não consegue sequer imaginar. Procure compreender isso agora... ou vai lamentar mais tarde. 
Página: 126"

Acompanhe o Resenhas Cristãs






2 comentários:

  1. Oi Bruno! Eu ainda vou ler algum livro desse autor por sua causa rsrs. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver a oportunidade, comece pelo livro "firme seus valores" publicado pela editora Betânia ou pela série "heróis da fé" da Mundo Cristão. São meus preferidos. :)

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo