13.7.18

7. Como saber se sou um eleito?

Há um debate ferrenho nas redes sociais hoje a respeito da questão de doutrina da eleição. 

Mas o que a Bíblia diz a respeito disso?

Vamos conferir? ;)



Eleição
A palavra "eklektos", geralmente traduzida por "eleitos", mas às vezes "escolhidos", ocorre 22 vezes, três vezes falando de Cristo, uma vez de anjos, três vezes de indivíduos específicos, oito ou possivelmente nove vezes em relação a indivíduos do Reino, e nove ou dez vezes (incluindo os indivíduos mencionados acima) em conexão com os santos de nossa presente dispensação da graça.

A palavra em si significa "escolhido", e não indica por si só o que está em vista nesta eleição, de modo que isso só pode ser decidido no contexto, se de fato o contexto permitir isso. Mas descobrir-se-á que em quase todas as ocorrências da palavra no Novo Testamento não há nada acrescentado para explicá-la. A ênfase está no fato precioso de ser eleito ou escolhido por Deus. A primeira ocorrência da palavra está em Mateus 20:16 (repetida também em Mt 22:14): 

"Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos". 

O crente não está aqui destinado a perceber a indescritível doçura e conforto de saber que ele não é meramente um sujeito que foi capaz de escorregar para dentro da esfera da bênção de Deus, mas que ele é definitivamente escolhido por Deus e valioso à Sua vista?

Isso é verdade, quer sejam os eleitos mencionados na presente era da graça, ou os que passam pela tribulação, embora um seja destinado à bênção celestial, o outro, à bênção na terra. Assim como um filho adotivo encontra um senso de preciosa segurança e conforto ao saber que seus pais adotivos o escolheram especialmente, assim o crente encontra uma bem-aventurança muito maior em conhecer sua eleição particular de Deus.

Há uma passagem, no entanto, que adiciona alguma explicação em conexão com os eleitos. Este é 1 Pedro 1: 2: 

'Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo'.

Este versículo, portanto, requer uma análise cuidadosa.

Primeiro, esta eleição não é meramente arbitrária, como se Deus estivesse escolhendo alguém para ser abençoado, outro para ser amaldiçoado, sem conhecimento adequado de todas as questões envolvidas. Pois é "segundo a presciência de Deus Pai". A eleição não é meramente presciência, mas é consistente com o fato da presciência de Deus. Isso não envolve seu conhecimento prévio de todo o futuro, das pessoas assim escolhidas e de tudo que lhes diz respeito? Não temos tal conhecimento, e devemos dar-Lhe crédito por uma sabedoria e amor que levou em consideração todas essas coisas de antemão, para que não haja possibilidade de erro. Não é, portanto, qualquer questão de ignorância cruel daqueles que não estão entre os eleitos. Pois a mensagem da graça divina é enviada de boa fé a toda a humanidade: 

'Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna'. João 3:16. 

Não há razão certa para que cada alma debaixo do Céu não se arrependa e acredite no Evangelho. Não se pode ousar dizer que, porque ele não era um dos eleitos, portanto, ele não podia se arrepender: pois o fato real é que os homens não poderiam se arrepender, mas que não o fariam. 

Considere Mateus 23:27.

Em segundo lugar, nossa eleição é 'através da santificação do Espírito'. Aqui está um cenário real à parte de todos os outros que são eleitos, pela preciosa energia do Espírito de Deus. Isso não é dito dos "eleitos" que passam pela tribulação, pois a nossa eleição no dia da graça é dada mais plenamente, confirmação pela atual habitação do Espírito de Deus; é a mais completa prova de que somos, de fato, eleitos, Sua propriedade escolhida.

Terceiro, somos eleitos não para a salvação nem para as bênçãos celestes, mas para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo. A eleição tem, portanto, a mesma obediência voluntária que se encontra no Senhor Jesus, como é mais claramente claro na Nova Tradução - 'à obediência' etc. Deus desejava almas que teriam o mesmo caráter abençoado que Seus Eleitos, 'cuja obediência era de puro deleite (Sl 40: 8), e não em qualquer sentido forçado. Mas acrescentado a isso está a 'aspersão do sangue de Jesus Cristo', pois é necessário que tudo em nossas vidas que seja inconsistente com essa obediência seja purificado pelo Seu precioso sangue, cujo valor permanente é a porção daqueles caracterizados por esta preciosa obediência de fé, isto é, os eleitos. Este é realmente um objeto abençoado de eleição.

Em todas as ocorrências do substantivo 'eklektos', nem uma vez o contexto indica a hora desta eleição. Há, no entanto, um verbo 'eklego', usado variadamente para a escolha de pessoas ou coisas, e apenas uma vez usado da escolha de Deus dos santos dos dias atuais da graça. Isso está em Efésios 1: 4:

'Escolhido em Cristo desde antes da fundação do mundo'. 

Quanto tempo antes que não nos foi dito; mas o versículo parece em contraste projetado para Mateus 25:34: 

'Vem, ó bendito de meu Pai, herde o reino preparado para você desde a fundação do mundo'. 

Como essas nações de Mateus 25 têm uma herança terrestre, sua preparação remonta apenas à "fundação do mundo". Os santos da época atual, no entanto, têm uma herança celestial, e por isso foram escolhidos em Cristo 'desde antes da fundação do mundo'. Mas, como vimos, o substantivo 'eleito' pode ser usado para qualquer um desses, pois ambos são definitivamente escolhidos por Deus, embora destinados a diferentes esferas de bênção.

Pode-se notar também que a palavra grega "ekloge", traduzida normalmente por "eleição", é encontrada sete vezes no Novo Testamento, e destes Romanos 1: 5 é interessante em adicionar uma palavra adorável, "a eleição da graça". , 'que evidentemente mostra isso como sendo o favor puro de Deus, independentemente de qualquer mérito humano. Além disso, a primeira carta de Paulo aos tessalonicenses declara que a eleição deles era uma questão de conhecimento para os apóstolos: 'conhecendo, irmãos amados, a vossa eleição de Deus' (1 Tessalonicenses 1: 4). E 2 Pedro 1:10 insta os outros a 'certificarem-se de sua vocação e eleição'. Isto certamente não é para fazer Deus escolhê-los, mas para se certificar de que Deus os escolheu. Nunca se deve descansar até que ele esteja absolutamente certo deste assunto sobre a autoridade das Escrituras.

Predestinação
Se, no entanto, a eleição enfatiza especialmente a bem-aventurança de ser escolhido pessoalmente por Deus, a predestinação enfatiza antes o lado da bênção para a qual a pessoa está destinada. A palavra grega 'proorizo' é geralmente traduzida por 'predestina', mas também 'determinada antes' em Atos 4:28 e ordenada antes 'em 1 Coríntios 2: 7. A nova tradução usa a expressão "marcada antecipadamente". Romanos 8:29 tem uma conexão íntima com o que Pedro diz sobre a eleição: 'Para quem ele conheceu, ele também predestinou para ser conforme a imagem de seu Filho.'

Novamente, não se tratava apenas de um predestínio arbitrário de um para abençoar, outro de odiar: antes, era "quem ele sabia antes" que Ele havia marcado para se conformar à imagem de Seu Filho. Com pleno conhecimento prévio do indivíduo, e certamente, portanto, de tudo a respeito dele, todo o futuro levado em consideração, como somente um Deus Soberano pode fazer, Ele o marcou de antemão para essa dignidade abençoadamente indizível. Ninguém pode corretamente alegar que, porque ele não estava marcado para isso, portanto, era impossível para ele ser salvo; pois é por causa de sua própria rejeição voluntária da graça de Deus que ele não faz parte dessa graça.

1 Coríntios 2: 7 indica também que a sabedoria oculta de Deus foi predestinada perante o mundo para a nossa glória; a sabedoria que envolve todas as bênçãos que a cruz de Cristo introduziu e tudo o que o Espírito de Deus hoje revela dos conselhos de Deus trancou no Senhor Jesus Cristo e Ele crucificou.

Efésios 1: 5 fala de Deus ter 'nos predestinado para adoção', e isso está intimamente relacionado com o fato de Ele ter 'nos escolhido nele antes da fundação do mundo', da qual falamos. A adoção é um dos objetos em vista, portanto, na predestinação. Esta é a preciosa verdade dos crentes sendo agora dada a posição de filhos de Deus, um lugar de dignidade, liberdade e confiança, como não poderia ser até que o próprio Filho de Deus tivesse pela morte redimido aqueles que estavam sob a lei (Gal 4: 1-7). E enquanto isto é totalmente verdadeiro agora para todo crente, ainda há outro sentido no qual a adoção é considerada em Romanos 8:23; "Nós gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo." Esta será a plena manifestação dos filhos de Deus, o corpo entrando na liberdade e dignidade daquela posição que é agora espiritualmente nossa, na vinda do Senhor. Pode ser que Efésios 1: 5 implique ambos os aspectos da adoção; mas de qualquer forma, a ênfase da predestinação é aqui também a bênção em vista. Isso também é dito "de acordo com o bom prazer de sua vontade". E no versículo 11 somos considerados predestinados a obter uma herança em Cristo, "de acordo com o propósito daquele que opera todas as coisas segundo o conselho de sua própria vontade". Não é dito: "O propósito eterno", como é o caso em Efésios 3:11, embora possa estar implícito. Quanto à eleição, no entanto, o escritor não tem conhecimento de nenhuma Escritura que fala disso como "de acordo com o propósito dele"; mas 'segundo a presciência de Deus Pai'. Sem dúvida, as Escrituras têm razões para todas essas expressões exatas, e é mais sábio que não vamos além delas. Ainda assim, podemos ter graça para conhecer a preciosidade de ambos serem "os eleitos de Deus" e sermos "predestinados" a bênçãos incomparáveis ​​que a graça nos introduziu.

Leslie M. Grant

Traduzido de: Biblecenter.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo