2.5.19

Resenha #150 - Às veze você ganha, às vezes você aprende - John C. Maxwell - CPAD

Quantas vezes você já sofreu uma derrota na sua vida? 

Talvez seja uma falha em um campeonato esportivo, uma reprovação no vestibular, uma entrevista de emprego malsucedida ou quem sabe uma reprovação no concurso público.

Seja o que for, você pode usar essas falhas como lições de aprendizado. Não sabe como?

Então, vamos conferir? ;)



Título: Às vezes você ganha, às vezes você aprende
Autor: John C. Maxwell
Editora: CPAD
Gênero: Motivação
Páginas: 191
Skoob: Clique aqui 
Compre: Amazon

4 Estrelas

Sinopse

As maiores lições que aprendemos na vida vêm de nossas perdas. Todos experimentam perdas, mas nem todos aprendem com elas. Em Às vezes você ganha, às vezes você aprende, Dr. Maxwell explora as mais comuns lições que nós podemos aprender com a experiência da perda. Aprender não é fácil em momentos difíceis. Isto exige disciplina para fazer a coisa certa quanto tudo está errado. Este livro oferece o mapa para fazermos exatamente isto



    Resenha
    Esse já deve ser o 5° ou 6° livro que leio do John Maxwell. Acho incrível a forma como ele escreve: direta e objetiva. Repleta de histórias reais e ilustrações verossímeis que nos ajudam a nos identificar com pessoas ao redor de todo o mundo que passam ou já passaram por problemas similares aos nossos.

    Nesse livro, John Maxwell escreve para o público que passou recentemente por falhas imperdoáveis em suas vidas. Você, assim como eu, já deve ter cometido erros ao longo de sua vida dos quais não gostaria jamais de se lembrar. Não importa o que você tenha feito, alguém certamente já fez algo pior do que você. Mas há sempre uma maneira de usar seus erros como forma de aprendizado. E é isso o que John tenta ensinar nesse livro.

    Sumário:
    1. Quando você está perdendo, tudo dói.
    2. Humildade: O Espírito do Aprendizado.
    3. Realidade: O Alicerce do Aprendizado.
    4. Responsabilidade: O Primeiro Passo.
    5. Aperfeiçoamento: O Foco do Aprendizado.
    6. Esperança: A Motivação para o Aprendizado.
    7. Ensinabilidade: O Caminho para o Aprendizado.
    8. Adversidade: O Catalisador para o Aprendizado.
    9. Problemas: Oportunidades para o Aprendizado.
    10. Experiências Ruins: A Perspectiva para o Aprendizado.
    11. Mudança: O Preço do Aprendizado.
    12. Maturidade: O Valor do Aprendizado.
    13. Vencer não é tudo, mas Aprender Sim.


    "Quando você perde,  tudo dói."
    Esse é o capítulo inaugural do livro. John discute sobre a nossa reação diante das derrotas. Quando estamos perdendo, parece que somos os maiores fracassados do mundo. John discute muito sobre o impacto das nossas atitudes mediante perdas devastadoras. Como você reage quando, após estudar meses para o vestibular, acaba reprovando? Você sai chorando achando que jamais vai passar, ou dá a volta por cima, pega os cadernos e começa tudo outra vez?

    Isso me lembra uma das histórias que ele narra no livro:

    Citação 1

    Certa vez, um cientista ao voltar para o seu laboratório, constatou que todo o espaço estava pegando fogo. Do chão ao teto. Todos os seus documentos haviam sido queimados. Todas as suas anotações de anos. Todo o seu projeto no qual vinha se empenhando. Devastado e sem saber o que dizer, o pobre cientista caminha até a beira da propriedade e finca uma placa no pedaço de gramado que não havia sido carbonizado pelas chamas:

    "Perdi tudo. Exceto a vida, a esposa e a esperança. Começaremos novamente amanhã às 09:00hs. Nada mudou."




    Isso é o que eu chamo de uma boa atitude mediante uma adversidade! Ele podia ficar uma semana se lamuriando pelo leite derramado. Mas não. Ele sabe que já não há mais o que ser feito. Cada minuto chorando é mais tempo desperdiçado. Há um belo ditado no Texas que diz: "Não importa quanto leite você derrame, contanto que não perca sua vaca". Esse cientista certamente conhecia esse ditado!

    O problema é que as situações ruins nos marcam muito mais do que as situações boas. Você certamente não se lembra de metade das experiências boas que aconteceram com você ao longo da sua vida, mas posso apostar que você deve ter uma lista de decepções pelas quais você já passou. John diz que geralmente guardamos as experiências boas no bolso, e as ruins no coração. Que verdade!

    A obra tenta nos mostrar o tempo todo que a vida é uma sucessão de perdas. Perdemos o tempo todo. Quando nascemos, perdemos a proteção do útero da mãe. Depois perdemos os primeiros dentes. Perdemos as roupas que ganhamos. Perdemos nossos brinquedos favoritos. Quando casamos, perdemos o luxo da proteção e do sustento dos nossos pais. Perdemos o emprego. Perdemos apostas. Perdemos a saúde. A vida é uma série perdas. E a maioria das pessoas não está preparada para elas.

    A questão não é se você um dia vai perder, mas "quando" vai perder. Você vai reprovar no vestibular? Vai. Vai reprovar no concurso público? Vai. Vai decepcionar aqueles a quem você ama? Vai. Você vai perder inúmeras vezes. Mas você não vai perder o tempo todo. Também haverá vitórias. Inúmeras delas. Você precisa apenas persistir.


    "Às vezes você ganha, às vezes você aprende" é um livro sobre como usar nossas perdas e extrair o máximo proveito delas. É um livro sobre jamais desistir e abaixar a cabeça mediante as decepções da vida. É uma obra altamente motivacional e que conseguirá lhe dar a força da qual você precisa para seguir em frente após ter sofrido algum tipo de perda ou derrota pessoal.

    Está super recomendada!




    O motivo de eu ter dado 4 estrelas à obra foi devido ao trabalho editorial da CPAD. O livro ficou uma vergonha. Erros de tradução em quase todos os capítulos. Letras faltando. Preposições perdidas no meio das orações. Letras apagadas. Páginas mal impressas. Parágrafos mal diagramados e uma letra minúscula. Por vezes tive de ler duas ou três vezes para tentar entender como seria o texto sem o erro editorial. Como sempre, a CPAD com seu trabalho editorial vexatório. Um livro desse merecia um trato digno do autor. A impressão que tenho é que a obra foi sequer revisada. Infelizmente, essa editora está repetindo esses erros com frequência. Está trabalhando como se fosse uma editora amadora. Alguém precisa ser contrato nessa editora para colocar ordem na casa, pois não é o primeiro livro que leio deles com essa qualidade. Desculpe pelo desabafo.

    No mais, é um excelente livro e entrou para a coleção pessoal dos livros do John Maxwell! Um livro que certamente merece ser relido!

    Acompanhe o Resenhas Cristãs


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Resenhas mais antigas:

    Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

    Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo