9.11.18

Resenha #119: Firme seus valores - Charles Swindoll - Editora Betânia

Estamos vivendo uma crise se valores morais na sociedade. Mas como nós, cristãos, podemos fazer a diferença nesse mundo pós-moderno? 

Quais são os valores que nós temos de desenvolver para criarmos uma sociedade mais segura e cristã?

Então, vamos conferir? ;)



Título: Firme seus valores
Autor: Charles Swindoll
Editora: Betânia
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 281
SkoobClique aqui
Compre: Amazom

5 Estrelas
Favorito
Sinopse
Um livro para fortalecer vontades vacilantes, comunicar nova coragem e reacender o desejo de viver uma vida bem direcionada.

* Como ordenar suas prioridades
* Como se envolver com os outros
* Como viver uma vida pura
* Como se manter íntegro
* Como valorizar sua vida familiar

Estes e outros princípios formam o que Charles Swindoll denomina de "pontos fixos" ou "alicerces", que impedirão que flutuemos à deriva, sem alvos nem propósitos, nestes dias de desgovernos e crises em toda parte.


Eu nunca escondi de ninguém que o Swindoll é o meu autor favorito. Tenho outros também, mas o Swindoll supera todos. Já tenho mais de 50 livros dele e não canso de lê-los ou relê-los.

No livro "Firme seus valores" Charles Swindoll escreveu um livro destacando alguns dos valores que nós devemos firmar em nossas vidas. Esses são valores que não nascem necessariamente conosco, mas que temos que desenvolver com muita força de vontade. Aqui está o sumario do livro:

1. Prioridade
2. Envolvimento
3. Encorajamento
4. Pureza
5. Finanças
6. Integridade
7. Discipulado
8. Envelhecimento
9. Oração
10. Lazer
11. Missões
12. Santidade
13. Atitude
14. Evangelismo
15. Autoridade
16. Família

Em cada um dos capítulos o autor vai passar exemplos bíblicos e extra-bíblicos de pessoas que tinham esses valores firmados em sua vida e também de pessoas que não os tinham, e sofreram por causa disso. Gostaria de destacar aqui alguns capítulos que mais marcaram a minha memória:

2. Envolvimento pessoal
Nesse capítulo, Swindoll nos mostra a importância do envolvimento pessoal dentro da família de Deus, mas não somente dentro, como também fora. Ele desdobra a necessidade do envolvimento pessoal em 4 áreas da vida:

A) Envolvimento com Deus
B) Envolvimento com os membros da Família
C) Nosso envolvimento com outros crentes
D) Envolvimento com não crentes

A área que mais me agradou foi o "envolvimento com os não crentes", pois o autor demostra que a nossa falha em ganhar almas para Jesus reside justamento no fato de, no momento de nossa conversão, aprendemos que temos de cortar imediatamente todos os nossos laços com amigos não crentes. Isso torna cada vez mais difícil passar um bom testemunho cristão ou falar do amor de Cristo para outras pessoas, uma vez que andamos somente entre amigos cristãos. É importante aprendermos que podemos, sim, andar e ter amizade com não cristãos, contanto que sejamos luz no meio deles e não tenhamos as mesmas práticas que eles (se for o caso de práticas que não agradam ao Senhor).

3. Pureza
Esse também foi outro capítulo que me abalou. O autor apresenta uma conversa franca sobre pureza sexual e as tentações sexuais que assolam tanto os homens quanto as mulheres. Ele vai discorrer sobre o controle do apetite sexual, o controle dos hormônios e sobre como podemos fugir das tentações sexuais, mesmo quando elas são fortes demais. No meio do capítulo Swindoll nos apresenta um exemplo prático e pessoal de como ele mesmo se resguardou da tentação sexual quando era recém-casado. Em uma de suas viagens como fuzileiro naval pela marinha norte-americana, ele precisou ficar um bom tempo longe da esposa. Ali, longe de tudo e de todos, seus amigos fuzileiros sempre escapavam de noite nos portos de vários países para dormir com prostitutas interessadas em homens casados que quisessem satisfazer seus desejos sexuais por uma noite. Swindoll disse que a tentação era tão grande que ele precisou, às vezes, correr por dentro da cidade para não ter que olhar para as mulheres que se ofereciam nas calçadas. Mas mesmo assim, sua mente continuava desejando aquilo, pois ele estava muito longe da esposa e muitas semanas sem relações sexuais. Então ele decidiu criar um programa de memorização de versículos bíblicos dia e noite para que, quando a tentação mental viesse, ele substituísse aqueles pensamentos em versículos da Bíblia e afastasse a tentação para bem longe. Foi terrível, mas ele foi o único fuzileiro naval que não se contaminou com a prostituição. Quem quiser se manter puro, fará o que for preciso.

6. Integridade
Aqui vemos um pouco sobre os benefícios da integridade na vida do homem. Daniel 6.4 diz que os sátrapas procuravam ocasião para acusar Daniel perante o rei, mas não conseguiram achar. Você pode imaginar um grupo de pessoas vasculhando sua vida dentro do seu ambiente de trabalho dia e noite procurando por brechas que possam te incriminar contra o seu chefe sem sucesso algum? Se um grupo de espiões averiguassem sua conduta no trabalho por um ano, o que eles descobririam a seu respeito? Acharia alguma falha ou você seria absolutamente irrepreensível? O plano foi tão mal-sucedido que eles decidiram criar um regra que afetasse diretamente a fé de Daniel, pois essa seria a única maneira de denegri-lo. Eles se deram conta de que a integridade de Daniel era, simplesmente, inegociável.

Outro destaque na vida de Daniel era sua vida de oração. O rapaz orava 3 vezes ao dia. Isso pode parecer meio insignificante, mas se você parar para pensar que ele era o governador da Babilônia, você logo verá que ele era um dos homens mais ocupados do país. No entanto, Daniel não abria mão de seus 3 momentos diários para conversar com Deus. Não importava o quão ocupado ele estava, a oração era uma prioridade inegociável em sua vida.

O autor também nos contra outras histórias arrebatadoras que nos fazem deixar o queixo cair. Simplesmente, esse foi o melhor de todos os capítulos.

Os outros capítulos são tão bons quanto esses, mas resolvi destacar 3 para não deixar essa resenha muito longa. Como todos sabem, Swindoll é meu autor preferido e esse livro não poderia deixar de ganhar suas 5 merecidas estrelas mais o selo de livro favorito. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo