1.11.18

Resenha #115: A Ceia do Senhor - C. H. Mackintosh - Editora DLC

O que é a Santa Ceia? Para que ela serve? Com que frequência ela deve ser tomada?

Essas são as perguntas feitas e respondidas pelo autor ao longo desse livreto.

Então, vamos conferir? ;)


Título: A Ceia do Senhor
Autor: C. H. Mackintosh
Editora: DLC - Depósito de Literatura Cristã (Boa Semente)
Gênero: Vida Cristã
Páginas: 68
Skoob: Clique aqui

4 Estrelas

Sinopse

A ordenação da Ceia do Senhor deve ser considerada por toda mente espiritual uma prova particularmente tocante do benigno cuidado e do terno amor de Cristo por Sua Igreja. Essa ordenança tão expressiva tem sido observada pelo povo de Deus em todas as épocas, embora num segmento bastante amplo da Igreja professa o inimigo tenha conseguido envolvê-la em uma mortalha de negra superstição.

O autor apresenta de maneira clara e tocante o verdadeiro significado dessa instituição divina, e destaca as grandes responsabilidades daqueles que participam da Ceia. Será que, ao participar do único pão e do cálice, temos consciência da profunda verdade expressa nesta celebração? Será que estamos correspondendo à tão grande responsabilidade? 


Tomar a Ceia do Senhor é um ato sagrado. Porém muitos fazem pouco caso dela. Depois de ter lido esse livro, minha concepção sobre a Ceia do Senhor mudou completamente.

O livro é baseado em quatro capítulos curtos.

1. A Natureza da ordenação da Ceia do Senhor
2. As circunstâncias em que foi instituída a Ceia do Senhor
3. Para quem foi instituída a Ceia do Senhor
4. A ocasião e a maneira de celebrar a Ceia do Senhor


1. A Natureza da ordenação da Ceia do Senhor
A Ceia é uma festa. Uma festa de ação de graças. Uma festa de agradecimento. O evangelho de lucas relata: "E, tomando o pão, e havendo dado graças..." (Lc 22:19). Isso significa que os cristãos do século 1 tomavam a Ceia e agradeciam pela obra expiatória de Cristo. A Ceia é, portanto, não apenas um memorial, mas um festa de agradecimento pela nossa salvação através da obra e do sangue de Cristo. Outra característica importante da Ceia do Senhor é que ela deve ser tomada em união de todo o corpo de Cristo. Quem toma a Santa Ceia não é a denominação A ou B, mas sim o corpo de Cristo. O que acontece hoje é uma total desunião do corpo de Cristo. Denominações inimigas e rivais disputando quem está certa o errada, denominações se separando cada vez mais e se reunindo e nome de alguém a não ser do próprio Cristo. A que ponto estamos chegamos! Algumas denominações sequer aceitam que membros de outras denominações tomem santa ceia em suas igrejas, alegando que eles não possuem o mesmo credo. Uma vergonha. A Ceia é para ser uma ordenança de união, mas acabou se tornando uma ordenança de desunião. Que Deus tenha misericórdia de nós.

2. As circunstância em que ela foi instituída
Quando, então, começou a primeira ceia? A Escritura é clara: "Na noite em que foi traído, tomou o pão" (1 Co 11:23). Que amor mais desinteressado! Noite de profunda dor - a noite de Sua agonia e suor de sangue. A noite em que foi traído por um, negado por outro e abandonado por todos os Seus discípulos - nessa mesma noite, Jesus estava instituindo pela primeira festa uma festa de agradecimento. Que amor! Ele designou o pão como emblema do seu corpo e o vinho como emblema do seu sangue. E até quando deveremos continuar tomando a Ceia? A Escritura tem a resposta: "Até que Ele venha" ( 1 Co 11:16)

3. Para quem a Ceia foi instituída?
Aqui o ensinamento é claro. A Ceia do Senhor foi instituída para a Igreja do Senhor - família dos redimidos. Todos os membros devem estar presentes na Ceia, pois a ausência incorre em desobediência. Por que alguém iria querer não participar da Ceia? Não comemorar a nossa salvação que nos foi dada por meio da fé, e da fé somente? Mas e se alguém quiser ficar de fora da Ceia? O que acontece? A resposta é simples: fracasso espiritual e um péssimo testemunho de Cristo. Mackintosh também faz uma exortação aos crentes que deixaram de congregar em nome do Senhor Jesus e passaram a ficar somente em casa. O famoso "Cristo em casa" com a televisão e sua bíblia na mão. Muitos cristãos desistiram de congregar por se sentirem "mais felizes" sozinhos em casa sem todos aqueles problemas comuns que vemos nas igrejas. Mas Mackintosh pergunta: Se a ordenança de Jesus é que nos reunamos em Seu nome em comunidades, como eu posso me sentir mais feliz desobedecendo a Ele? Essa felicidade está baseado em uma desobediência. É uma falsa felicidade. A ordenança é que nos reunamos como Igreja. Deixar de fazê-lo é um ato claro de desobediência à ordem de Jesus. Isso foi uma ordem e não um pedido.

4. A ocasião e a maneira de celebrar a Ceia do Senhor
Mas qual é o dia correto para se tomar a santa Ceia? A Escritura também nos dá a resposta: "no primeiro dia da semana" (Lc 24:1 e 30) e (At 20:7). A Bíblia não diz que era uma vez ao mês, nem uma vez ao ano, nem uma vez no trimestre. Era uma vez na semana. Logo, a Ceia deve ser tomada todos os domingos. Mas e se quisermos tomar uma vez ao mês? Bem, baseado em quê podemos modificar o dia em que o Senhor instituiu a Ceia do Senhor? Por que razão deveremos modificar o costume e a ordenança passadas pelos apóstolos? Ora, irmão, temos visto hoje que as denominações estão cada vez mais modificando tudo o que está na Escritura para atender os seus próprios interesses ou suas próprias conveniências. Não nos reunimos mais no nome do Senhor, não tomamos a Ceia do primeiro dia da semana e criamos as nossas próprias regras denominacionais. Deus tenha misericórdia da nossa conduta e ignorância!

Ler o livreto "A Ceia do Senhor" foi um verdadeiro despertar espiritual para a verdade de Ceia. Eu nunca havia visto a Ceia como uma festa de agradecimento, e sim como um memorial formal que temos que cumprir. É assim que aprendemos na igreja desde cedo. Inclusive, a maioria das igrejas, proíbe o membro de tomar a Ceia quando se descobre ele ele havia praticado algum pecado. Mesmo depois de ter confessado e abandonado. Ele entra no famoso "período de 3 meses de disciplina", nos quais ele deve recusar a Ceia por 3 meses, mesmo já tendo se arrependido e não praticar mais o pecado. Por que parar de tomar a Ceia, uma vez que o pecado já foi confessado a Cristo e expiado na cruz? São erros como esses que as denominações têm cometido.

Que o Senhor possa nos ajudar a compreender melhor o objetivo, a circunstância e a necessidade de Ceia do Senhor para os redimidos através desse livro maravilhoso.

Mais um livro do Mackintosh que tem o meu apreço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo