11.4.18

Resenha #0070: 101 Respostas? - Mark Hitchcock - Editora Chamada

 Você tem dificuldades para entender o livro do Apocalipse?

Então, esse livro é para você! :)


Título: 101 Respostas às perguntas sobre o livro do Apocalipse
Autor: Mark Hitchcock
Editora: Chamada
Gênero: Escatologia
Páginas: 256
Skoob: Clique aqui 
Compre: Site Chamada


5 Estrelas


Sinopse
Qual é a chave para a interpretação do Apocalipse?

Qual é a marca da besta? (666)?

O inferno existirá por toda a eternidade?

O que acontecerá durante o Armagedom?

Onde estão os crentes durante o Milênio e o que eles farão?

Para muitas pessoas, o livro do Apocalipse é envolto de mistério. Elas ficam inseguras em compreender o panorama fascinante dos tempos finais, repletos de juízos divinos, o surgimento e o ocaso do governo mundial, Armagedom e, o mais emocionante de todos, o glorioso retorno de Jesus Cristo.

O especialista em Profecias Mark Hitchcick reuniu 101 perguntas formuladas mais frequentemente e providenciou respostas claras e concisas que ajudarão os eleitores a entenderem melhor o Apocalipse. A sua compreensão sobre o futuro terá influência profunda em sua vida hoje, enchendo-se de expectativa enquanto observa a ação de Deus no mundo ao seu redor.






Acompanhe o Resenhas Cristãs:

Youtube: Inscrever-se no canal  
Facebook: Curtir Página
Instagram: Seguir no Insta

5 comentários:

  1. Oii!

    É um tema bem polêmico mesmo...

    Livro interessante... Legal que ele mostra pontos de vista diferentes. Fico feliz quando o autor apresenta os versículos de cada vertente, assim podemos estudar mesmo e não apenas "ir na dos outros".

    Estou com um parecido aqui em casa "Escatologia do Novo Testamento", do Russell Shedd. Quero ler logo...

    Eu ouvi recentemente muitas ideias relativas a amilenismo e hoje fazem muito sentido pra mim... Precisamos estudar e orar a Deus, pedindo direção.

    Eu creio hoje que a maioria das vezes em que os números aparecem na Bíblia são, na verdade, figuras de linguagem. E que a interpretação desses números literalmente gera muitas interpretações equivocadas.

    Mas não sendo literais, quer dizer que cada grupo pode interpretar de um jeito? Eu creio que não. Creio que temos que ter a postura de dizer: Senhor, não sabemos; ajude-nos a ver o que precisamos, a entender e ver o que é de Tua vontade que nós saibamos. E vai ter coisas que não vamos entender agora mesmo. Mas creio que, quando chegar a hora, veremos acontecer.


    sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dafne. Obrigado pela visita. :)

      Olha, falar em "escatologia" é algo realmente complicado. Os grandes peritos em escatologia dizem que não podemos ser "dogmáticos" nas opiniões sobre esse tema. Embora eu seja milenista e pré-tribulacionista, eu de maneira alguma critico ou trato mal quem pensa diferente.

      Quando aos números na Bíblia eu penso que a decisão mais segura seria levar em conta os números de forma literal, porém considerando seus aspecto figurativo. Por que digo isso?

      Há vários casos na Bíblia em que os números são usados propositalmente para nos transmitir uma mensagem específica, sem que os números fiquem isentos de seu significado real. Por exemplo, Jonas ficou 3 dias na barriga de um grande peixe. Isso era nada mais do que uma prefiguração da morte de Cristo que ficaria 3 dias no período entre a morte e a ressurreição. O fato de Jonas ter ficado 3 dias no ventre do peixe não foi por acaso. Foi algo determinado por Deus para prefigurar o tempo em que ele ficaria entre a morte a ressurreição e salvar os gentios, como Nínive. Se dissermos que o número 3 no livro de Jonas foi uma figura de linguagem, então não podemos sequer crer que ele foi engolido por um peixe. Isso colocaria em jogo toda a confiabilidade do seu livro.

      Outro belo exemplo seria a criação ter sido feita em 7 dias. Expressando, assim, o número da perfeição bíblica. Embora 7 signifique algo perfeito, de fato a quantidade de dias foram 7. Há, sim, uma figura de linguagem para nos transmitir uma mensagem, mas o número não deixa de ter um valor matemático de 7 unidades de dias.

      Mais um exemplo seriam as cartas escritas às 7 igrejas do livro do apocalipse. De fato, havia sete igrejas diferentes. Inclusive, se formos analisar a ordem de escrita das cartas pelo apóstolo João, veremos que as cartas foram escritas na correta ordem sequencial em que estavam localizadas cada uma das cidades em sua esfera geográfica. Ou seja, existiam, sim, sete igrejas na Ásia e estas igrejas ficam posicionadas geograficamente na mesma sequencia em que foram escritas no livro do apocalipse. Mas um indício de que, mesmo tendo o número 7 uma mensagem simbólica, é incontestável que existiam 7 igrejas. Para os teólogos que acreditam que os números não devem ser entendidos de forma literal, muitos deles sequer acreditam que haviam 7 igrejas na Ásia e sim que essas sete igrejas representam estágios da igreja de Cristo ao longo dos séculos até a sua segunda vinda. Uma interpretação possível, mas bastante forçada e sem base bíblica sólida.

      Há muitos outros casos na vida de José em que seus 2 prisioneiros na cela representam o 2 presos ao lado de Jesus na Cruz. Os 7 anos de fome e mais 7 anos de abundância etc. Embora esses números nos passem mais do que apenas um valor numérico matemático, não podemos super que a duração de fome do Egito não tenha sido, de fato, de 7 unidades de tempo de ano. Caso esses números não sejam 7, então quais seriam? Fica difícil supor. Dando liberdade para uma variedade de interpretações ao longo da história.

      É por essas razões que eu creio que os números são literais. No entanto, não nego que eles tenham também significados além de sua unidade de valor. A questão é sempre usar os números literais junto com seus significados figurativos.

      Essa é a minha opinião sobre o tema, Dafne. Desculpa pelo texto grande. rs

      Escatologia é complicado. Devemos estudar esse assunto a vida inteira e, na glória, teremos finalmente a verdadeira e completa compreensão como você falou.

      Finalizo dizendo que também não há diferente se a pessoa é milenista ou amilenista, pré ou pós. Contanto que seja salva e viva uma vida íntegra e sincera a Deus, seremos salvos. A nossa crença nas doutrinas escatológicas não deveria afetar a nossa vida espiritual.

      Obrigado por ler esse textão rs

      Graça e paz :)

      Excluir
    2. Oii!

      Não sei se me fiz entender quando eu "disse figuras de linguagem". Na passagem de Jonas, por exemplo, concordo com o que você disse sobre prefiguração. Aconteceu (é uma narrativa, é um evento passado que foi registrado) e prefigurava um evento futuro (que hoje já aconteceu).

      Essa prefigurações são muito mesmo preciosas e estão em grande quantidade na Bíblia. E sempre apontam para Cristo! Isso é lindo! É uma pena que não se fale tanto disso. Pelo menos eu passei a prestar mais atenção nisso há pouco tempo.

      Apocalipse é sobre o futuro, uma profecia. Eu deveria ter dito:
      "Eu creio hoje que a maioria das vezes em que os números aparecem EM PROFECIAS ESCATOLÓGICAS na Bíblia são, na verdade, figuras de linguagem.

      É bom poder conversar e expor os argumentos, mesmo que as opiniões sejam diferentes... Até porque o que há de ser será, não importando quem e quantos entenderam certo ou não.

      E prosseguimos estudando e olhando pra Cristo...

      Deus te abençoe!!

      Até mais!

      Excluir
  2. OI, DAFNE. AH, SIM, AGORA SIM FICOU MAIS CLARO. RSRS DESCULPA O MAL ENTENDIDO.
    É PORQUE HOJE HÁ ALGUMAS LINHAS TEOLÓGICAS QUE INSISTEM EM AFIRMAR QUE PRATICAMENTE TODOS OS NÚMEROS DA BÍBLIA SÃO "apenas" FIGURAS DE LINGUAGEM, ATÉ MESMO AS DO LIVRO DE JONAS. ISSO É UM INSULTO À PALAVRA DE DEUS. MAS QUE BOM QUE VOCÊ DEIXOU CLARO QUE A QUESTÃO DAS FIGURAS SE DÁ APENAS NO LIVRO DO APOCALIPSE. SIM, NESSE CASO FAZ MAIS SENTIDO.

    CONCORDO COM VOCÊ. O PRÓPRIO AUTOR CONCORDA QUE MUITOS NÚMEROS DO APOCALIPSE SÃO APENAS FIGURAS, EMBORA NEM TODOS. MAS QUAIS SÃO E QUAIS NÃO SÃO DEPENDE UM POUCO DO CONHECIMENTO DO TEÓLOGO. EU PENSO QUE ESSAS QUESTÕES TÃO TRIVIAIS NÃO DEVEM SERVIR PARA SEPARAR A NÓS, CRISTÃOS VERDADEIROS, NEM TRAZER DESUNIÃO. É LINDO COMO O ESPÍRITO NOS UNE DE MANEIRA TÃO GLORIOSA, MESMO TENDO OPINIÕES DIFERENTES EM CERTOS ASPECTOS.

    CONTUDO, EU CONFESSO QUE ESSAS QUESTÕES SÃO TRIVIAIS. COMO VOCÊ DISSE, O QUE HÁ DE SER, SERÁ. NÃO IMPORTA QUEM ESTAVA CERTO OU ERRADO. ACHEI ESSA FRASE SUA MUITO LINDA. :)

    POR CAUSA DOS SEUS COMENTÁRIOS AGORA ESTOU MAIS INTERESSADO EM ESTUDAR SOBRE O AMILENISMO. TENHO VISTO QUE GRANDES TEÓLOGOS TÊM OPTADO POR ESSA LINHA ESCATOLÓGICA. PRECISO CONHECÊ-LA MAIS DE PERTO. OBRIGADO MAIS UMA VEZ POR PRESENÇA AQUI.

    ESTOU SEMPRE LENDO TODOS OS SEUS POSTS, AINDA QUE NÃO COMENTE TODOS. COMO EU DISSE É UM DOS POUCOS BLOGS QUE SIGO E ACOMPANHO DE PERTO. NA VERDADE, ACOMPANHO SOMENTE AQUELES QUE EU COLOQUEI ALI NO LADO DIREITO DO MEU BLOG COMO "BLOGS PARCEIROS". SÃO MEUS BLOGS PREFERIDOS E SOU MUITO FELIZ PELA PRI DE LUZ TER ME APRESENTADO AO SEU BLOG. :) GRAÇA E PAZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito que não deveria haver briga entre os irmãos por causa disso... Mas conversa saudável é sempre super bem-vinda!


      Muito obrigada por visitar meu blog também!

      Deus te abençoe!

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo